quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Brinquedo de gato com o código aberto

No desenvolvimento de softwares, dizemos que um software tem código aberto quando qualquer pessoa tem acesso ao seu código, que nada mais é do que a linguagem de programação que dá origem ao próprio software. Ou seja, qualquer um pode ver como esse software foi feito, estudar para fazer outro (essa cópia é permitida), pode alterar o código para fazer um programa parecido, seja para o benefício próprio ou para benefício da comunidade em geral. Essa manufatura de programas vem do próprio movimento da Open Source Initiative, que preconiza a abertura do código para permitir que as pessoas tenham mais liberdade em relação ao produto que adquirem. Veja bem, não estou falando de pirataria ou software grátis, mas sim um software livre, que você pode adaptá-lo da sua própria maneira. Há os custos de compra e instalação, que geralmente são muito bem menores do que os de código proprietário, onde o dono do programa visa apenas o lucro do produto e da licença.

Bom, e o que isso tem a ver com gatos? É que eu sempre faço analogias entre a informática/tecnologia e aos felinos e o mundo deles. Existe um brinquedo no mercado, que é o de longe, o favorito da Ágatha.  É essa bolinha com penas e ventosa para pregar em uma parede de azulejos. E ela faz um barulhinho de chocalho também.

Foto da internet, pois as que eu comprei, de longe, há muito tempo não são mais assim.
Eu sempre achava desse brinquedo no Carrefour. O negócio é que um brinquedo desse na boca da Ágatha não dura nem dois dias. Ela arranca o cordãozinho da ventosa, as penas e o tecido que reveste, e sobra só a bolinha de ping pong com uns tocos de pena. Ela gosta mesmo é da bolinha. Para fazer menos barulho para o andar de baixo, eu a revisto com fita crepe. Ela simplesmente a-ma isso de paixão, ela fica horas correndo atrás desse trapo de bola, brinca, some, ela acha de novo, brinca de novo... Tem horas que ela some com essa bolinha que eu não faço idéia de onde ela coloca. Daí ela fica menos ativa.

Comprei umas três por causa dos constantes sumiços, mas uma delas Agatha conseguiu amassar e acabou perdendo a graça. Depois procurei outras para comprar e não achei mais. Com o desaparecimento dessa bolinha no mercado local (não animo comprar uma coisa tão básica pela net, com o frete não compensa) e no meu apê, tentei fazer outras com bolinha de desodorante roll on, mas nunca descobri o que tinha dentro (ou seja, o código do produto era fechado, não tinha acesso). Arrumei umas chumbadas de pesca, mas ficou muito pesado. Arroz, não fez muito barulho. Então deixei prá lá. A Ágatha se contentou com as restantes. 

Quando foi dia desses, achei uma dessas bolinhas quebrada! Fiquei arrasada! Nem barulho a bolinha fazia mais. Só sobrou uma, coitada da Ágatha! E mesmo assim, ela ainda brincava com o caco! 


Mabel ainda tenta brincar com o caco de bolinha na hora da foto!
Fui ao Carrefour, Extra, alguns pet shops, nada! Já ia comprando pela internet, quando me veio um estalo: o que tem dentro? Miçangas canutilho!! Caramba, ABRIRAM O CÓDIGO DA BOLINHA!! Não sei quem quebrou, mas me fez um baita favor!! Como já tinha algumas bolinhas, comprei um saco de miçangas e fiz mais quatro bolinhas. E com o código aberto da bolinha, pude fazer cada uma com um tipo de barulho, aumentando ou diminuindo o número de miçangas!

Mostro para vocês, o passo a passo de como fazer a bolinha Agathal (como eu batizei, já que você pode alterar o código e o nome, mas você deve manter o código aberto para a comunidade geral poder compilar). Tudo o que você precisará é: 
 
  • Bolinha de ping pong ou bolinha de desodorante roll on;
  • Miçangas do tipo canutilho;
  • Uma faquinha com ponta, ou um estilete;
  • Fita crepe;
  • Gatos.
 
Nessa confecção, eu usei o desodorante roll on.


Primeiramente, arranque a bolinha com o auxílio da faca. Essa parte é relativamente fácil.


Fure a bolinha com a ponta da faca. Muito cuidado nessa hora, pois a faca pode escorregar e furar sua mão. Portanto, com cautela e paciência, vá rodando a ponta da faca na bolinha até o furo ficar legal.


Furo feito, vá enfiando os canutilhos um por um, até que faça um barulhinho que atraia os gatos.


Envolva toda a bolinha com fita crepe, para tampar a buraquinho e, no meu caso, para fazer menos barulho para o andar de baixo. É possível que o cliente fique ansioso para brincar, mas diga para ele ter paciência, pois a confecção de qualquer produto, seja um software ou uma bolinha, demanda um certo tempo para ficar pronto!


Agora a Ágatha fica doida, não sabe com qual brincar, e dorme a noite toda. Tem dias que ela até enjoa, mas volta e meia está com sua bolinha a rodar pela sala!

Independente dessa história, todos os gatos tem um brinquedo favorito (menos a Brenda, que não brinca!).  A Mabel tem uma bolinha de silicone vermelha. A Antonieta, um ratinho de catnip, que eu até comprei do Teo. O Chris, que ainda é filhote, brinca com qualquer coisa.
Conte-nos qual é o do seu felino!

Abraços a todos e até a próxima.

9 comentários:

  1. Meu marido é entusiasta do código aberto. Deve ser por isso que ele vive me dizendo "Não, Aline. Ao invés de comprar este brinquedo para a Chloe, vamos ver como ele funciona e eu faço um igual". Obrigada pela dica de como fazer a bolinha. Já separei o desodorante que está no fim e vou montar uma para a gatupira. Afinal, as mina pira!!!! :P

    ResponderExcluir
  2. Sempre queremos ver nossos felinos felizes, e é legal quando descobrimos um jeito de fazer isso.
    Nunca imaginei que eram miçangas que tinham dentro dessas bolinhas.
    Achei legal o olhar interessado dela acompanhando a confecção dos seus novos brinquedinhos.m
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Que boa dica para fazer a bolinha. Eu compro e a Mina sempre some com elas... Quando faço um faxina geral - sempre encontro os brinquedos por baixo de armários, atrás do sofá...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. A Pink já tem 13 anos...mas de vez em quando alguma coisa bem boba atrai a atenção dela e ela começa a dar umas patadinhas discretas mas não sai disso! Na verdade nós sempre moramos em casas e ela já teve a oportunidade de caçar passarinhos e ratos portanto não é qualquer bolinha que vai deixá-la curiosa. Posso até tentar fazer e depois conto o resultado! A Ágatha é uma fofa!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  5. adorei!!! Vou fazer com certeza!!!
    O Zé e Samuca adoram aqueles ratinhos de pelucia pequenos! Eles arrancam o rabo e com o tempo vira um treco colorido, cheio de pêlos, que de longe parece com o ratinho fofo! Eles tb amam esláticos de cabelo e cordões.
    Mas sempre enfiam todos embaixo dos móveis e geladeira. Brinco que lá em casa, os ratinhos e os elásticos, estão fazendo se reunindo para conquistar o mundo! Pq já comprei mais de 20 e nunca acho nenhum!!

    ResponderExcluir
  6. Em casa o Juca adora ratinhos de catnip e o Darwin ama objetos que fazem barulho. Acho que a ideia de fazer a bolinha ia agradar e muito ao Darwin. Vamos ver se me animo porque sou bem preguiçosa pra essas coisas hehe.
    ps: Livia, tenho uma colcha igualzinha a sua rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que legal essa bolinha....Eu tenho um cachorrinho desde quando era pequenina....gosto de brincar com ele....as vezes esse cachorrinho some ...As vezes aparece na varanda, no cesto de roupas para lavar e até atras da maquina de lavar....Otimo fim de Semana pra vocês!
    Nyan nyan
    Nina

    ResponderExcluir
  8. Que legal. A Lívia é cheia das idéias legais. Depois acredito que ela irá postar o projeto de uma torre de gatos e de um arranhador. Muito criativa essa menina.

    ResponderExcluir
  9. Que legal. A Lívia é cheia das idéias legais. Depois acredito que ela irá postar o projeto de uma torre de gatos e de um arranhador. Muito criativa essa menina.

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...