sábado, 15 de setembro de 2012

Padrão pelagem sólido

Bom, continuando nossas postagens a respeito de web design felino, ou cat design, hoje vou comentar sobre o padrão sólido. Aquelas cores básicas que formam gatos unicoloridos. Básico e de uma cor só?! Não, esse gato não é sem graça!! A formatação de gatos em uma cor só, propicia charme e requinte além de combiná-los bem com qualquer ambiente!
As cores do padrão sólido variam do preto ao branco, sendo este último, gene dominante. O pigmento básico responsável por pelagem preta, a melanina, é o que dá origem a todas as outras cores, que aparecem devido às nuances (entre preto e vermelho) desse pigmento caracterizadas por mudanças genéticas ou pela estrutura do pigmento na fibra do pêlo. Ou seja, ou o pêlo possui essa cor ao longo de sua fibra ou a fibra aparece com bandas de cores que resultam em uma cor só quando vista de determinada distância. Difícil entender? Os gatos explicam:

non-agouti hairs
Pêlo com uma cor ao longo da fibra
non-agouti hairs
Pêlo com bandas de cores ao longo da fibra.






É por isso que às vezes você vê um gato cinza e ao abrir o pêlo, no meio dele é branco. Parece um falso cinza. Eles sabem direitinho como te enganar!!

Então, vamos às cores!

black color
Preto
Pretinho básico. Preto preto preto sem nenhum traço de outra cor. O focinho e as patas são absolutamente negros. Mini panterinhas infelizmente são alvo do preconceito humano, que com toda sua prepotência preconiza que esses gatos são responsáveis por quaisquer tipos de mazelas e azares que acometem sua infeliz raça. Mas, para os evoluídos, percebe-se toda a beleza e brilho que existe em um negro gato!


blue color
Azul
Azul é uma diluição do preto que resulta na matiz cinza. Há várias tonalidades de cinza, o que faz com que imaginemos estar frente a uma fumaça ronronante e e delirante. Eu particularmente acho essa cor muito diferente. O focinho e as patas também são azulados.

Razas de gato: gato azul ruso


lilac color
Lilás

 
Lilás é a cor que lembra lavanda e de longe parece até que o gato é rosa mesmo. É de um bege rosado bem suave. Também é uma cor bem diferente. Geralmente não tem subpêlo branco. As patinhas e o focinho são mais claros, chegando a rosa.




chocolate color
Marrom
Chocolate é a diluição do preto que resulta na matiz marrom. Varia de um chocolate ao castanho. Geralmente ele não tem subpêlo branco. O focinho tem uma coloração amarronzada, um marrom mais claro, enquanto que as patas costumas ser mais avermelhadas. Gatos da raça Havana possuem essa cor.

havanna brown cat


cinnamon color
Canela
Canela. O canelinha ou caramelo é um pouco mais claro que o chocolate/castanho. O narizinho e as patas variam de avermelhados para rosa.




fawn color
Fawn
Marrom claro suave, lembra a cor de um cordeiro. Por isso vem do inglês Fawn cat color. O pelo desse gato é de um marrom iluminado, típico de gatos Abissínios. O focinho é de um rosa amarronzado, assim como as patas, que também podem ser apenas rosa.

11


red color
Vermelho
Vermelho é uma coloração rara e difícil de produzí-la geneticamente. Os criadores pegam de tabbys vermelhos (os gingers) e tentam cruzamentos até que as listras desapareçam e fiquem só o vermelho (coisas que só o ser humano fútil dá valor!) e por isso esses gatos possuem eventuais rajas nas patas e rabo e o M na testa. O focinho e as patas podem ser rosa ou vermelhos. Geralmente esses gatos são machos.

Red Cat


crem color
Creme
Creme, o crème de la crème (qual gato não é : P), é variante do vermelho, com matizes mais claras. Focinhos e patas são rosa.




white color
Branco
Por fim, o branquinho básico. Como dito, é de gene dominante, não tem variações de matizes e nem padrões. As cores de seus olhos podem variar muito, sendo isso a causa da surdez genética que acomete esse tipo de gato. Geralmente gatos brancos de olho amarelo e azul podem ser surdos dos dois ouvidos ou só de um só, assim também como podem  não apresentar qualquer deficiência auditiva.


Gato branco não quer dizer albino. Mas é importante salientar que esses gatos tem pouca quantidade de melanina, o que os deixa susceptíveis a carcinomas e melanomas quando expostos frequentemente ao sol. Por isso, todo o cuidado é pouco.

Fiquem atentos que ainda temos muitos padrões de pelagem felinos! É que o banco de dados deles é muito grande, e a probabilidades de combinações, super extensas! Então, é formatação para tudo quanto é gosto. Por isso, ainda tem mais, aguardem!

Antes de finalizar, gostaríamos de aproveitar para agradecer o selinho enviado pela nossa amigata Pink! Realmente foi uma honra para nós.

Pink, Luna, Barum e eterna Rutha, nós te adoramos!
E um ótimo fim de semana para todos!!

Com adaptações dos sites

8 comentários:

  1. Agora descobri por que ao abrir o pêlo preto do Juca, dá pra ver que é mais claro. Adoro gatos pretos (ainda vou ter uma panterinha), azuis e de todas as outras cores....enfim, adoro gatos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu não consigo ter uma pelagem favorita, aliás, gateiro que é gateiro gosta de todos, rsrs. O ideal era poder ter um exemplar de cada cor, imagina só que festa - feijõezinhos de todos os sabores ;)))

    ResponderExcluir
  3. Eu quero um de cada, por favor! Como a Pink é bicolor, eu puxei (delicadamente) uns pelinhos e percebi que o cinza dela tem a mesma cor ao longo da fibra. A Rutha era originalmente azul mas ela vivia no sol e quando era tosada no verão seu pelo ficava bem escuro mas ia clareando quando crescia.
    Não sei se se aplica aos cães também mas o Barum é um pretinho básico que está grisalho e toda vez que ele raspa algum lugar os pelos nascem brancos.
    Ainda sonho com um gato amarelo, talvez no futuro quando os meus velhinhos não estiverem mais aqui eu adote um. Me lembrei de um senhor que era cego e queria adotar uma gata tricolor!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  4. É sempre assim, meninas! Gatos são viciantes. Eu tinha uma colega, na época da faculdade, que tinha uma penca de persas! Ela dizia que quando nascia uma ninhada e tivesse uma cor que ela não tinha, ficava para ela, alegando que queria ter a coleção completa de cores!! Pode um troço desses? Mas eu entendo, se eu pudesse, também teria um de cada cor!

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Achei seu blog muito legal.
    Se quiser divulgar em meu portal de blogs é só nos fazer uma visitinha.
    Seu blog será muito bem vindo.
    Até mais
    Portal de Blogs Teia.

    ResponderExcluir
  6. Descobri que a minha Pretinha é um preto falso, os pelos dela são pretos só nas pontas embaixo é cinza escuro.

    ResponderExcluir
  7. Opa, mais informação sobre pelagem! Muito bacana! Quando estava pensando em ter um gato, no princípio, queríamos um Russian Blue pois achamos o padrão da pelagem deslumbrante! Depois, resolvemos que iríamos adotar e que queríamos um gato cinza. Quando vi a Chloe na feirinha, cheia de personalidade e fofa, me derreti e fiquei com o padrão tigrado sem nenhum arrependimento! Já tive, por um breve período de tempo, uma gatinha tigrada na infância que nos trouxe muita alegria. Quando abro o pêlo, ela tem um sólido dourado por debaixo das listras. Acho que sua mãe ou outro ancestral devia ter sido tricolor... sei lá!
    Fato é que, independentemente da cor, os gatos são especiais e lindos em seu próprio estilo.

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...