terça-feira, 4 de setembro de 2012

Portinha para gatos

Goiânia é o seguinte: ou passa seis meses chovendo, ou seis meses na secura. E durante a seca, venta que só! Parece até litoral. E no meu apê, temos duas sacadas, que eu achei perfeito para a Agamabel sair, tomar um solzinho, comer graminhas...



Mas só quando tem alguém em casa, pois quando saímos, não dá para deixar porta nenhuma de sacada aberta, senão a surpresa é certa: ou vai estar molhado, ou com cinzas de queimadas, ou com terra de redemoinho... tudo em sua época certa!
 
Então sempre pensei em adaptar uma das famosas portinhas para gato. Tem de vários tamanhos e tem também algumas que são próprias para instalação em portas de vidro, que se adaptaria perfeitamente para o meu, digo, para o nosso caso.



Sempre achei fenomenal o mecanismo desse artefato, uma verdadeira revolução tecnólogica para o mundo gato. O problema é que não estava mais achando para comprar.
Tinha uma que era perfeita na PetLove (ex Pet SuperMarket), mas há tempos eles não vendem mais e nem têm previsão para nova remessa.

Eles usavam exatamente essa imagem.
Até achei no Mercado Livre, mas era grande demais, e como minha porta é de correr, iria atrapalhar a abertura da mesma.




A Adriana Saito recomendou uma da Macari Store, mas o preço está de pensar um pouco (adicionando os valores de taxas com o valor do produto, dá mais de duzentinho), já que a PetLove vendia essa mesma portinha e muuuuuito mais barata!




Navegando pela net, visitando o Blog da Branquinha,  conheci uma verdadeira história de horror envolvendo uma dessas portinhas. Me dá gastura só de contar: a mana Fantasminha enfiou a patinha para tentar passar, mas no meio do caminho resolveu voltar e ficou com a pata presa na portinha! O problema foi resolvido colocando-se uma napa no lugar da portinha de plástico.
Essa história fez-me pensar a respeito da instalação de uma portinha dessas. Nem imagino uma cena horrível dessas acontecendo com qualquer gatinho! Comecei a me indagar: seria mesmo uma boa tecnologia para gatos? Será que foi apenas essa ocasião problemática na história da fabricação das portinhas para gatos? Ou seria esse um problema recorrente, mas daqueles casos que quase não ficamos sabendo?

Com isso tudo, fiquei com várias idéias na cabeça, se vale a pena fazer um buraco no vidro e tentar adaptar uma lona, uma napa, mas tenho que pensar em maneiras de impermeabilizar. Afinal, as vezes chove atravessado para a porta.

Não desistirei. Continuarei pesquisando e, quem sabe, brevemente Nélio, Agamabel e eu teremos uma portinhola de gatos! Enquanto isso, fiquem com fotos que acusam o que elas andam aprontando pelo lado de fora do apê!

10 comentários:

  1. Hmmmm... e eu aqui torcendo para vc achar uma belíssima solução para a gataria!

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que essas portas podiam apresentar algum risco para os gatos, mas se você já leu algo do tipo, talvez seja o caso de repensar se vale a pena. E não tem jeito, eles adoram sair pra tomar um ar fresco na varanda, né? Aqui em casa às vezes deixo a porta da varanda fechada, mas dali a pouco o Darwin já começa a miar querendo sair.
    As meninas devem fazer a maior festa com aquele vaso cheio de graminha!!
    Livia, tira uma dúvida: Brenda e Antonieta não moram com você? Fiquei em dúvida de sua família felina é composta por duas ou quatro gatinhas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina, eu estava justamente pensando em fazer um post a respeito desse assunto: animais que ficam na casa da sua mãe depois que você se casa porque sua mãe te proíbiu de levá-los! A minha mãe achou a Brenda na porta da casa dela em janeiro de 2006. Castrei e fiquei com ela na época em que eu morava lá. Depois ela achou a Antonieta em junho do mesmo ano, em uma comunidade católica perto da casa dela. Castramos, pensando em devolvê-la, mas minha mãe não aguentou e resolveu ficar com ela.

      Quando eu me casei, em 2010, quis trazer a Brenda, que por lei era minha. Minha mãe ficou fazendo chantagem, dizendo que ela iria sofrer demais em um apartamento, pois é uma sialata muito temperamental, que gosta de quintal, e etc. Cedi, mas pedi a Antonieta em troca. Essa ela bateu o pé, disse que a Antonieta era dela... fazer o que?

      Então peguei a Ágatha na Aspaan em janeiro de 2011 e a Mabel apareceu na casa da minha mãe (mina de gato!) em abril de 2011. Como minha mãe ainda não era apegada à Mabel e a Ágatha estava sozinha, ela "gentilmente" me cedeu. Então tive que me contentar (como se fosse difícil, né?)

      Mas quase todos os dias vou ver a Brenda e a Antonieta na casa da minha mãe, e agora o Chris também (outro post, mais um gato achado na comunidade católica). Não consigo ficar longe desses gatos!
      E é essa a mini longa estória!
      Beijinhos e ronrons.

      Excluir
    2. Acho legal você escrever um post falando sobre a Brenda e a Antonieta. Mas é sempre assim, os filhos saem mas os gatos ficam rsrs. O melhor é que no final das contas você tem 4 gatos hahahaha.
      Beijos

      Excluir
  3. Que varanda deliciosa! Realmente dá pena de privar as gatinhas de um espaço cheio de sol (ou chuva) e matinhos deliciosos! Eu não tenho nenhuma ideia para oferecer e inclusive eu achava que estas portinhas só serviam para portas de madeira.
    Eu moro em casa e tenho uma área de lazer bem gostosa mas a Pink morre de medo de ir lá por causa dos cachorros (que preferem ficar dentro de casa o dia inteiro) mas depois que a Rutha morreu ela começou a investigar o território e hoje eu a flagrei se esfregando nas cadeiras. Os gatos adoram a vida ao ar livre!
    Boa sorte!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  4. Que sacada deliciosa!
    Eu já havia pensado nessa possibilidade do bichinho ficar preso no vaivém da portinha. Mas, ao invés da pata, sempre receei que a cauda ficasse presa.
    Não temos sacada aqui em casa, mas já pensamos em fazer pequenas aberturas nas portas dos quartos para a Mina ir e vir a vontade - portas fechadas lhe deixam indignada, rsrs. Não havia pensado em comprar portinhas prontas, mas sim de chamar um marceneiro para desenhar uma passagem para ela. Mas como tua porta é de vidro essa solução é inviável. Acho que o melhor jeito é adaptar o mecanismo como sugeristes, substituir a porta plástica por um tecido impermeável, uma lona, um plástico transparente grosso...

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Vocês tem uma bela sacada. Os gatos não gostam de ficar presos, a ideia da portinha é maravilhosa.

    ResponderExcluir
  6. Puxa, nunca poderia imaginar que uma portinha dessas pudesse causar um acidente.
    E se você fizesse um buraco na própria parede da sala para a varanda e tentasse adaptar ali a portinha, seria viável? Tudo bem que eu estou sugerindo que você faça uma mini-obra na sua casa (rs), mas, quem sabe não seria uma alternativa? Aqui, no apartamento novo, a varanda é enorme (coisa de carioca) e tanto a sala quanto outros dois quartos tem saída para a mesma varanda. A Chloe entra por um cômodo e sai pelo outro à vontade. Só o nosso quarto que não dá para a sacada. Mas ele eu deixo fechado pois não gostamos da gatupira em cima da nossa cama. Ela tem outras opções pela casa. :)
    bjocas

    ResponderExcluir
  7. Tenho tenho uma portinha dessas há anos, pois moro em uma região fria e meus gatos (tenho 4) gostam de ficar na varanda a noite e não tinha como deixar a porta aberta. Foi a melhor coisa que fiz na vida! Eles logo se acostumaram e até gostam de brincar com a portinha plástica, por ela balançar e fazer barulho (o que não é muito interessante quando vc está tentando dormir). Nunca se machucaram, nem nada parecido. Recomendo a todos. A minha comprei na Polipet. https://buddytoys.files.wordpress.com/2011/08/bpd_gatos_fundo.jpg

    ResponderExcluir
  8. Tenho tenho uma portinha dessas há anos, pois moro em uma região fria e meus gatos (tenho 4) gostam de ficar na varanda a noite e não tinha como deixar a porta aberta. Foi a melhor coisa que fiz na vida! Eles logo se acostumaram e até gostam de brincar com a portinha plástica, por ela balançar e fazer barulho (o que não é muito interessante quando vc está tentando dormir). Nunca se machucaram, nem nada parecido. Recomendo a todos. A minha comprei na Polipet. https://buddytoys.files.wordpress.com/2011/08/bpd_gatos_fundo.jpg

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...