sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ops, adorável lapso

Nélio, meu esposo, é engenheiro eletricista. Ele mexe com muitos programas matemáticos e ultimamente vem trabalhando com o SciLab, um software matemático para fazer tabelas, simulações, estatísticas, etc. Daí, nos momentos de folga, a gente vai fuçando nas funcionalidades do software, achando coisas que chegam a ser interessantes. E nessa, vamos tentando adaptar o aplicativo às nossas rotinas. 

Então o SciLab tem um módulo de manipulação de imagens. Neste, há o reconhecimento de rostos humanos em uma imagem. Você joga a imagem no software e ele sabe o que é o rosto da pessoa. Com isso é possível, por exemplo, criar câmeras que tiram fotos automaticamente quando você aponta o obturador para o rosto de alguém, marcar os rostos das pessoas nas redes sociais, possibilitar o Google Street View desfocar os rostos das pessoas nas ruas, etc.

Nisso fizemos um teste: vamos jogar uma foto da Mabel. E qual não foi nossa surpresa quando o programa reconheceu o rostinho felino dela!

Dá uma olhada no vídeo para entender melhor o que estamos dizendo. Para quem não manja muito de programação, no começo parece que vai dar um parafuso. É que o Nélio é professor e gosta de tudo muito bem explicado! Mas a medida em que assistirem, poderão se encantar com os resultados.



Certo, mas percebemos que há certas espécies de bugs. Ele não reconhece todas as faces, mesmo sendo de gente, e também reconhece rostos onde não há.

Está reconhecendo um rosto na pata da Ágatha! o.O


Acho que o SciLab não foi muito com a cara da Ágatha, literalmente!

Já a Mabel é o xodó do SciLab!

Não teve jeito, o programa não reconheceu o rosto da Ágatha de maneira alguma, nenhuma fotinha sequer. Acho que gatos brancos em geral tem a aparência mais humana.

Mas que nós dois achamos graça do negócio, ah, isso foi!

***

Pessoas, a participação de envio de fotos para o post de padrões de cores de gatos da blogatosfera foi muito pequena. Por isso, prorrogarei o prazo para o envio de fotos de seus gatinhos para iogatoss@gmail.com (iogatoss com dois s) para dia 5 de novembro. Se preferirem, dêem uma comentada autorizando que eu vou até o blog de vocês e escolho uma foto de seus bichanos. De posse desse material maravilhoso, farei um post com fotos dos nossos amados gatinhos, enquadrando-os (ou tentando enquadrar) em cada padrão de pelagem felino. Vamos mostrar ao mundo virtual com quantas cores se faz um gato... ou vários gatos!!

Um ótimo fim de semana para todos!!



13 comentários:

  1. Amei o rostinho da Mabel enquadrado pelo SciLab, rsrs. Acho que as listras de Ágatha a deixaram bem camuflada e ela sabe disso, foi de propósito, hehe.
    Lívia eu te mandei uma fotos da Mina mas não sei se tu recebeste. Se tu precisares de alguma outra pode entrar lá no blog e pegar, ok?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não fica tiste Ágatha, esse programa não entendeu o seu charme e beleza!
    Gostei muito do vídeo, principalmente da foto da Pitty com os gatinhos!
    Eu precisava de um lembrete para mandar as fotos e já as enviei! Se quiser pode escolher outras no blog.
    Ótimo fim de semana pra vocês!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  3. Ué, não tinha visto esse pedido de fotos! Vou mandar A-G-O-R-A! Esse negócio de computador é bem legal! Não entendo nada, mas fico adimirada com gente que entende!!!

    ResponderExcluir
  4. Fala pro Nélio que o video ficou super bem explicado. Eu que não manjo nada de programação entendi a lógica hehe.
    Tadinha da Agatha...nenhuma foto (exceto a patinha dela rsrs). Mabel vai ficar metida agora rsrs.
    Desculpa não ter enviado as fotos, Lívia. Achei que era só dizer que queria participar e então você pegaria as fotos no blog (que folgada eu, né?). Estou selecionando algumas e já já te mando, ok?
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que legal! Adorei o SciLab!!!
    Mas.... tadinha da Agatha! O programa implicou mesmo com ela! rsrsrs
    Deve ser beleza demais para o programa conseguir captar! ;)

    Aaah! Não estava sabendo desse 'post de padrões de cores de gatos da blogatosfera'
    Queremos participar com toda certeza! Vou mandar as fotos! (porque as do blog estão com borda e nome, vou mandar umas "limpinhas" rsrsrs)

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  6. O Scilab deve estar com defeito onde já se viu não reconhecer a Agatha, ou será que a Mabel andou reconfigurando o Scilab?

    ResponderExcluir
  7. q legal hahah o programa ñ gosta d cores escuras hahah sabe q eu ja vi isso pela net, esses programas d reconhecimento d rosto as vezes nem reconhece d pessoas morenas! Vai saber né? mas adorei q reconheceu a gatinha q fofo rsrs eu vou mandar a foto dos meus bixanossss ñ sabia dess envio d fotos! vou la conferir essa postagem! bjssss

    ResponderExcluir
  8. Que legal...adorei o Scilab....Será que ela me reconhece??? Desculpas por não mandar as fotos....é que a mami ta numa correria que acabou esquecendo....mas eu agradeceria e autorizo a pegar a foto lá no Denguinho....
    Nyan nyan
    Nina

    ResponderExcluir
  9. Legal esse Scilab, embora a Agatha não deve ter achado tão legal assim..rsrs..já a Mabel é só sucesso, mas deve ser mesmo pelo padrão de cores.
    Pode pegar as fotos dos meus gatinhos lá no meu blog, pois vou gostar muito deles participarem.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. O Nélio deu um show na explicação! Não conhecia o Scilab e achei muito interessante.
    Também não havia reparado no pedido de fotos para o seu novo post. Estou selecionando umas aqui e já já te mando!
    bjos

    ResponderExcluir
  11. muito legal... tbem sou engenheiro eletricista e não tem como não ficar maravilhado com um software desses...

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...