segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Outros padrões de pelagem: point, mink e sepia.

Bem, amigos, chegamos à última parte do assunto cat design do I/O Gatos. Falaremos dos padrões que não se enquadram nos demais, cores degradês que se espalham pelo corpo felino formando um efeito espetacular!

Temos três padrões que caracterizam esse tipo de coloração. Colorpoint, ou ponteado, é a coloração das pontas. Somente as pontas possuem cores mais fortes e bem contrastantes, como rabo, rosto, orelhas e patas. Essa coloração também é muito observada em outros animais, como cavalos, ratos e coelhos. Em gatos, como representante dessa coloração, cujo nome da raça por si só já a caracteriza, temos o Siamês.
Percebam o alto grau de contraste que existe entre a cor mais clara e a escura. É praticamente um gato bicolor!

O mink e o sépia são variantes da colorpoint, porém, o contraste é bem mais suave, quase que imperceptíveis. Alguns denominam como uma variação entre o colorpoint e o sólido. Essas cores são mais usadas para a classificação de cores em gatos de raça. O mink caracteriza gatos da raça Torquinês.
 
Gatos Torquineses, padrão mink
1. Prata; 2. Champagne; 3. Azul; 4. Natural
  
O sépia é melhor visto em gatos da raça Burmês.








Percebam que a diferença entre os padrões mink e sépia entre si é bem sutil.

Bom, vamos entender o que acontece para o gato ser ponteado. A tirosinase é a enzima responsável pela produção da melanina. Por características de ordem genética, em alguns indivíduos, essa enzima sofre uma mutação causada pela presença de genes responsáveis pelo albinismo. O gato torna-se praticamente um semi albino, e essa mutação torna a tirosinase sensível ao calor. Daí, onde a temperatura do corpo é maior, ela produz deficientemente ou mesmo não produz a melanina, dependendo da característica da mutação. Como as extremidades são mais frias, ou seja, temperatura menor, a tirosinase se revela, produzindo as cores de pontas. Isso começa a ser mais percebido conforme o gato vai crescendo, ou seja, quando filhotes, gatos ponteados são bem mais clarinhos. A medida em que se tornam adultos, a melanina começa a saturar mais, deixando o gato ponteado com sua cor característica.

Segundo o site Bright Hub, o problema da mutação em tirosinase termo-sensitiva pode causar também problemas oculares. A retina pode não ser pigmentada. Desse modo nós mesmos percebemos a olho nú que a pupila fica meio avermelhada. Pode gerar também estrabismo (gatos vesguinhos) e nistagmo (o olho fica tremendo). Essas características podem levar o gato a ter problemas de visão.

Sempre observei isso na Antonieta. Ela parece ser uma tabby colorpoint (tabby ticado), o linx point. Quando a peguei, percebi que era meio vesguinha e com olho tremelicando, e de fundo de olho avermelhado. Achava que ela tinha sido vitima de algum acidente, pois percebi falta de vários dentinhos incisivos. E acidentes também podem causar nistagmo. Mas, agora, posso concluir que a Antonieta nada mais é que uma pobre vítima da genética com seu semi albinismo.

Bom, para finalizar o post deixo com vocês este pôster maravilhoso de padrões de pelagem, produzido pela artista Joumana Medlej. Ele foi espalhado para a comunidade através da rede. Mas tem o livro para vender aqui. E tem ebook também. Pra falar a verdade, tô quase comprando! O livro também tem muito mais ilustrações, além de caracterizar padrões de felinos selvagens também!

Clique na imagem, abra em uma nova página ou guia ou baixe em seu computador para aumentá-la, para que possam visualizar os detalhes!

Nele vocês podem perceber as possibilidades e disposições das cores. Como eu disse, os gatos possuem um banco de dados imenso, o que possibilita as mais variadas probabilidades de manipulação e formatação de imagens! Com essa riquíssima variação, só podemos concluir que fizeram isso de propósito, para que não tenhamos desculpas para não possuir um gato apenas por não possuir certa cor: tem para todos os gostos!

E para fechar com chave de ouro, gostaria de fazer um post com gatinhos da blogatosfera, enquadrando-os em cada padrão de pelagem já visto, ou pelo menos tentando, já que a variação é imensa! Para tanto, vocês poderão mandar fotos de seus gatos, juntamente com a pelagem que vocês considerariam mais encaixada, para iogatoss@gmail.com, até o dia  25 de outubro. Ficarei aguardando!

Tenham todos uma ótima semana!

Fotos dos sites
http://beautifulcats.voila.net/repro.html
http://www.clubedogato.com.br/siames.html
http://www.tonkinesebreedassociation.org/TonkineseColors.html

8 comentários:

  1. É incrível como os Siameses podem mudar tanto a cor, a Lilica quando era filhote era bem clarinha, olhando as fotos nem parece ser a mesma gata, e ela
    além de estrábica também fica tremendo o olho, isso sempre me preocupou um pouco. Lívia aprendi bastante com esta série de cat design. Bjs Adri

    ResponderExcluir
  2. Cats come in all kinds of colors which is indeed very interesting. Thank you for the poster!

    ResponderExcluir
  3. Eu tô adorando as aulas sobre os padrões de pelagem dos felinos. Mas confesso que se tivesse que fazer uma prova, eu zeraria certamente rsrs. Fico meio confusa na hora de passar pra prática a teoria. Tentarei analisar meus felinos e mandarei as fotos pra você, se bem que você já me deu algumas informações sobre o Darwin e o Juca hehe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu também adorei essas aulas sobre todos os padrões de pelagem! É para mostrar aos fãs de cachorros que os gatos podem ser meio parecidos mas na verdade existe uma grande variedade de cores e tipos de pelos. Já estou preparando novas fotos da Pink para mandar e vou mandar da Rutha também.
    Beijos
    Laís
    P.S.: Lívia, eu já tentei pintar porcelana com a minha mãe e posso dizer que é difícil mesmo! Eu tenho jogos completos de pratos e xícaras pintados por ela, são super coloridos e modernos.

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Postagem divulgada no Portal Teia.
    Seria muito legal ver meu banner aparecendo por aqui, se desejar o código está em minha página.
    Até mais

    ResponderExcluir
  6. Oi Lívia...
    A minha Nina é mix siamesa.....E quando ela chegou aqui era bem clarinha...Agora esta bem diferente....Adorei conhecer os padrões de pelagens....Vou enviar a foto da minha Nininha...
    Beijos!
    San...

    ResponderExcluir
  7. Oi Lívia estou procurando fotos da Mina, difícil fotografa-la, a mocinha não gosta muito, rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...