sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Padrão pelagem tricolor

Antes de começar a falar sobre essa pelagem, vamos à pergunta que o mundo em sua unanimidade,  em algum momento, já fez à nós, gateiras: é verdade que todo gato de três cores é fêmea? E a resposta é: não. Há gatos tricolores machos, são raríssimos, 1 em cada 3.000 tricolores.

O que acontece é o seguinte: alguns genes que condicionam as cores nos gatos estão relacionados aos cromossomos sexuais X e Y. Como todo mundo aqui já sabe, os machos possuem dois cromossomos, sendo um X e um Y, enquanto que as fêmeas possuem dois cromossomos X. O gene que define a coloração laranja está localizado no cromossomo X. O Y jamais carrega esse gene.

Cor laranjada vem de gene dominante. Isso significa que se esse gene aparecer nos dois cromossomos sexuais (homozigoto), as cores recessivas serão anuladas e o laranjado predominará. Se ele não aparecer em nenhum, as cores recessivas serão reveladas escondendo o laranjado. Mas se aparecer um gene dominante em um cromossomo combinado com um outro gene recessivo em outro, haverá um mosaico de cores, aparecendo laranja e não laranja ao longo do branco. Nesse caso, considera-se um heterozigoto com dominância intermediária ou incompleta, mas, logicamente, isso só poderá acontecer se os cromossomos forem iguais, o que só ocorre com as fêmeas.

Vamos melhorar isso um pouco. Denominaremos "O" (maiúsculo) para o gene dominante e "o" (minúsculo) para o recessivo.

Os machos não terão grandes alterações, já que o gene pode ser dominante com o Y, gerando machos laranjados, ou recessivo com Y, gerando gatos não laranjados.


XO-Y Gato laranjado

Xo-Y:  Gato não laranjado












Já no caso das fêmeas, que possuem dois cromossomos X, o lance é o seguinte: dois genes dominantes gerarão gatas laranjadas; dois genes recessivos gerarão gatas não laranjadas. Agora a grande sacada do relacionamento do banco de dados felino: um gene dominante e um recessivo gerarão a fêmea tricolor!

XO-XO: Gata laranjada

Xo-Xo: Gata não laranjada












calico cats
XO-Xo: Gata tricolor
Agora, por que eu disse não para a resposta dos curiosos a respeito de toda gata tricolor ser fêmea? Porque a genética é muito doida. Ela pode gerar seres com certas anomalias. Algumas, infelizmente, prejudiciais para o ser vivo. Existe uma síndrome denominada Síndrome de Klinefelter, ou trissomia do 23, onde o indivíduo do sexo masculino é originado com dois cromossomos X e um Y, tornando-se XXY. Nos gatos, essa síndrome não gera tantos problemas quanto para humanos, apenas a coloração tricolor se, além do duplo X, o gato tiver a "sorte" de ter cada cromossomo X com um gene diferente (um dominante e outro recessivo). Entretanto, esse gato será estéril, pois não terá como combinar pares de cromossomos com uma fêmea.

Para ser tricolor mesmo, ou calico, como também é geralmente denominada, a gata deve apresentar as três cores sólidas: branca, laranja e preta. As torties, ou casco de tartaruga, podem suprimir o branco, mas também serão sempre fêmeas, pois laranja e preto não poderão aparecer nos machos.
As cores também podem ser derivadas dessas acima, denominadas diluídas, como azul, chocolate, lilás, creme, canela ou marrom claro. Tudo irá depender da saturação de melanina no pelo.
 
Temos tricolores van, arlequim, torbie (padrão tabby tricolor), tortie... depende da apresentação das cores distribuídas no corpo do gato, da mesma maneira como os bicolores.

Vejamos algumas imagens de tricolores.
Como nossa representante oficial de calico van, Mabel Neves.

Essa cara nervosa dela anda se tornando rotina!
Reparem a diferença, como está mais calma nessa foto mais antiga!
 
Temos também gatas calico de
coloração mais forte

Calico de coloração
 mais suave (diluído)
dilute calico cat
MSPCA Angell
Casco de tartaruga
tortie
Great Pictures of Cats


Casco de tartaruga diluído
dilute tortie cat
MSPCA Angell
 
Calico torbie padrão listrado.
The International Cat
Association of Southest Region
Calico torbie padrão marmoreado.
The International Cat
Association of Southest Region













 
E como nossa representante oficial de calico torbie diluída, temos a belíssima Charlott, companheira da Adri, da Pretinha, da Lilica, do Tom e do Faísca. Essa cor parece ser muito rara e diferente!
 
Semana passada fiquei dodói, mas hoje estou com a saúde de ferro!

Agora, vejamos como a humanidade se porta diante dos tricolores. Primeiramente, japoneses e gatos. Lembram-se do Maneki Neko, o gato da sorte japonês? Não é gato, é gata, pois é tricolor!

File:Manekineko1003.jpg
Maneki Neko é calico da raça Bobtail Japonês.
 Dizem as boas línguas que gatas tricolores trazem boa sorte. Deve ser por isso que foi escolhida para representar o gato da sorte japonês. Para mim isso é mentira, pois eu já tinha sorte quando tinha somente a Brenda e a Antonieta, apenas por tê-las!
Conheci uma senhora que dizia que gatas tricolores eram excelentes para caçar ratos. Aí eu já não sei, e prefiro nem saber!

Quer outra dos japoneses e calicos?
Apresento Tama, a gata da estação de trem!!
 
Ficheiro:Station-Master Tama.JPG
Tama
O Japão é conhecido por tantas histórias de superação. Em 2006, a linha de trem elétrico Wakayama já não tinha mais de onde tirar para cortar os custos, estava praticamente falida. Na mesma época, Tama, a gata tricolor, foi adotada, juntamente com outros gatos de rua, que eram alimentados na estação Kishi. Entretanto Tama, sempre  muito cordial e elegante, foi escolhida, simbolicamente, como chefe oficial da estação. Seu árduo trabalho consiste em cumprimentar os passageiros, vestida com um chapeuzinho de chefe da estação. A coisa deu tão certo, que em pouco tempo, Tama virou atração turística, a galera em peso começou a pegar o trem só para ver a gatinha e a ferrovia começou a contabilizar os lucros. Mais um gato salvando a história. E não para por aí: a estação e os trens foram personalizados com figuras em mangá de Tama. Olha que bonitinho:
 
Ficheiro:Wakayama Electric Railway TAMADENSHA-Emblem.jpg
Wikipedia
Tem muito mais no site da Wakayama Eletric Station, inclusive Tama!

Calicos são disputados no mundo todo. Em 1º de outubro de 2001, foi denominado o Gato Oficial do Estado de Maryland, nos Estados Unidos, sendo um dos símbolos desse Estado.

[photo, Calico cat, Annapolis, Maryland]
Calico: gata oficial do
Estado de Maryland, EUA
 
Tá vendo como é uma pelagem adorada? Não é por menos, tricolores são realmente divinos.

E não percam que ainda temos mais um padrão de cor para comentar, o colorpoint e suas derivações. Até lá!
 
Com adaptações dos sites
 
Fotos dos sites

27 comentários:

  1. Mesmo com carinha de nervosa, Mabel continua um colírio para os olhos. Eu ia adorar pegar um metrô e ser recepcionada por um gato!
    Toda vez que falo pro meu pai adotar um gato, ele diz que vai adotar quando eu achar um macho tricolor (esperto ele, né?rs).
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu pai é muito esperto mesmo, mas diga para ele que pode existir um macho, 1 em 3000. A chance é maior do que ganhar na mega sena! Já pensou se ele topa com um?

      Excluir
    2. Lívia, eu ganhei um gatinho tricolor acredita? no início eu duvidei que seria macho. Ele é filho de um gato persa cinza e uma gata tricolor (preta, branca e amarela). Ele é branco, com uma mancha tipo bege nas costas e as orelhas são cinza, tem mais, os olhos são azuis...

      Excluir
    3. Eu tenho um Calico lindo!!! Se chama Menininho, filhote da minha gata Menina ( eu sei, nada original!!! Rsrs) e ele ainda tem mais um irmão da ultima ninhada de Menina q foi adotado por uma amiga minha. Dois Calicos em duas ninhadas seguidas!!! Avisa a seu pai q eu te darei o próximo Calico q eu encontrar ok?! Rsrs

      Excluir
    4. Ah, a Menina é uma linda gatona amarela com listras laranja e o pai do Menininho é um mestiço de siamês q eu chamo de Mijão ( imaginem por q??? Rsrs). A Menina já deu 3 crias e em todas sai um calico. Na última saiu um machinho e uma fêmea tricolores!!! Agora a fábrica da Menina vai fechar, pois consegui a castração dela, ou aeja, o próximo calico terá q vir de outro lugar!!! Rsrs

      Excluir
    5. Ah, a Menina é uma linda gatona amarela com listras laranja e o pai do Menininho é um mestiço de siamês q eu chamo de Mijão ( imaginem por q??? Rsrs). A Menina já deu 3 crias e em todas sai um calico. Na última saiu um machinho e uma fêmea tricolores!!! Agora a fábrica da Menina vai fechar, pois consegui a castração dela, ou aeja, o próximo calico terá q vir de outro lugar!!! Rsrs

      Excluir
    6. Eu tenho um Calico lindo!!! Se chama Menininho, filhote da minha gata Menina ( eu sei, nada original!!! Rsrs) e ele ainda tem mais um irmão da ultima ninhada de Menina q foi adotado por uma amiga minha. Dois Calicos em duas ninhadas seguidas!!! Avisa a seu pai q eu te darei o próximo Calico q eu encontrar ok?! Rsrs

      Excluir
  2. Muito interessante! Que aula!
    Agora fiquei com uma dúvida: o padrão escama de tartaruga só gera fêmeas?
    A Mabel é uma coisa linda! Morri de rir com o antes e depois dela! A carinha de brava só dá mais vontade de apertar! nhac!
    Vivo pensando na possibilidade de arrumar uma companhia para a Chloe (estou há meses pensando nisso). Se um dia rolar, acho que vou querer um tricolor. São lindos!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline. Que bom que gostou!
      Quanto à Mabel, por que você acha que ela estava tão brava? hehehe! Ela e irresistível, não consigo não apertá-la! Só que agora ela descobriu que pode se revoltar quando isso acontecer!

      Então, a tortie só pode ser fêmea, com exceção do macho Klinefelter, claro, pois o laranja e o preto ao mesmo tempo, junto com branco ou não, só com a dominância intermediária nas fêmeas. Já ouvi dizer que são os mesmos alelos que condicionam as duas cores ao mesmo tempo, e para ser alelo, tem que ser os dois pares correspondentes, e para isso, só pode ter dois cromossomos iguais (XX).

      Em relação a adotar outro gato, digo por experiência própria, a Ágatha só ficou mais tranquila depois que eu trouxe a Mabel. Antes ela miava desesperada quando a gente chegava em casa. Agora abrimos a porta, ela está apertando os olhinhos por estar dormindo, super de boa! E acho que ela só não destruía os móveis porque nós brincávamos muito com ela, mas ela não nos tinha o tempo todo, né!

      Beijos!!

      Excluir
  3. Ah. We have a tortie (Tutu) and 2 calicos (Meow-Me and Coco) in our home. We find that their characters are also very distinct!

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando as postagens sobre padrão de pelagem. E com exemplos de gatinhas conhecidas como a linda Charlott.
    A Mabel arrasou na carinha brava, mas fofa.
    Adorei os coemntários que voce fez sobre o padrão de pelos do Shake, Tixa e da Juju. O Shake tem mesmo as orelhas e o rabo mais escuros.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Charlott é muito diferente, tive que pedir para a Adri a foto emprestada, pois não achava nada parecido na net!
      Fico feliz que esteja gostando, meu maior hobby é observar gatos. Adoro estudar um pouco sobre eles e também de partilhar isso com quem também gosta!!
      Beijos!!

      Excluir
  5. BELÍSSIMA E INSTRUTIVA POSTAGEM, COLEGA LÍVIA!!
    ADORAMOS LER E ENTENDER MUITO MAIS SOBRE A CARACTERÍSTICA DE 3 CORES NOS FELINOS. UMA VERDADEIRA LIÇÃO DE GENÉTICA. NÓS PASSAMOS A SEGUIR VOCÊ. SIGAM-NOS TAMBÉM. SERÁ MUITO BACANA TÊ-LOS CONOSCO EM NOSSO BLOGUINHO ANIMAL. DESEJAMOS UMA LINDO FINAL DE SEMANA PARA VOCÊ E SEUS PETS.
    UM ABRAÇO BEM BONITO DA DONA GAM, DA MAUAU E DO GATIO!!
    BOA SORTE NO CONCURSO, JÁ É SEXTA QUE VEM!! :)

    ResponderExcluir
  6. Os tricolores e todos os gatos são lindos! Eu não sei se eu já escrevi mas uma vez um senhor cego queria adotar uma gatinha e tinha que ser tricolor de qualquer jeito! Adoro a carinha de Diva da Mabel! A Charlott também é divina! Eu amei mesmo o trem todo desenhado!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lívia! Também não conhecia teu cantinho, vim retribuir a visita!

    ResponderExcluir
  8. Me senti novamente na escola tendo uma aula de biologia, muito bom. Eu sempre dizia pras pessoas que gatos tricolores eram fêmeas, é isso aí vivendo e aprendendo.
    A mãe da Charlott é uma calico de coloração mais forte, e o pai um gatão de pelos longos na cor champanhe e de olhos azuis, quer dizer eu acho que aquele era o pai, porque ela tem pelos longos e muita cor champanhe espalhada pelo corpo. Adorei ver a Charlott em seu post, obrigado por nos mencionar. Agora sei que a minha Charlott é uma calico torbie diluída muito rara, agora ela vai se achar. Bjs Boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, tricolores são lindos. Mas não sei como chamar a cor da minha srd, Mina tem 3 cores: cinza, barriga branca e manchas cor de caramelo nas patas e dorso. Pelas fotos é um calico diluído, ela tem até a manchinha no nariz (owwnnn), igual ao gatinho da foto.
    Mabel arrasou nas fotos. Adoro carinhas de nervosinhos, eles ficam lindos quando impacientes, rsrs.

    ResponderExcluir
  10. "Pode-se" dizer que quando tem 3 cores 99% das vezes é gata (e 1% gato estéreis).
    E em relação a duas cores ou apenas uma cor existe algo assim em maioria?
    Ou com 1 e 2 cores é 50% de chances de ser gato ou gata?

    Obrigado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodrigo. Obrigada por sua visita!

      Então, gatos machos tricolores são realmente muito raros, eu mesma não me lembro de ter presenciado algum em minha vida. No caso de bicolores ou cores sólidas (uma cor só), o que mais se observa mesmo é o meio a meio, ou seja, 50% a chance de ser gata ou gato. Entretanto, no caso de gatos amarelos, percebe-se que há muito mais chance de ser macho do que fêmea. Segundo as estatísticas, para cada fêmea amarela, nascem 3 machos. Não é algo que chega a ser raro, mas já há um certo desvio, né!

      Um grande abraço!

      Excluir
  11. Então a Zuleica é uma Calico Torbie Diluida... que chique! Será que tem um padrão de comportamento ? A Zule é muito ativa, atrevida, teimosa e brincalhona (tb ciumenta com a irmã de coração dela, a Miu - uma neguinha de patinha branquinha que é muito tímida e tensa). Como são seus tricolores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscilla, obrigada por sua visita!!

      A Zuleica deve ser uma fofura, assim como a Miu!! Eu acredito que deva ter algo de comportamento ligado ao padrão de pelagem sim. A Mabel é a única tricolor que tenho contato, e posso te garantir, ela também é bastante atrevida, teimosa e brincalhona. Só não é muito ativa, mas é bem molequinha, tipo uma criança.

      Já ouvi dizer que os amarelos são muito mais carinhosos e amorosos. Estou dando lar temporário para um malelinho, e realmente, ele é bastante carinhoso e companheiro! Mais uma vez, uma demonstração de como a cor condiciona o comportamento. Mas, claro, deve haver exceções.

      Bjinhos!!

      Excluir
  12. Eu gostaria de saber se as gatas tricolores são esterill e se precisa castrar?
    gatas femeãs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo, obrigada por sua visita!

      Veja bem, a esterilidade condicionada ao padrão tricolor afeta apenas os machos! Fêmeas tricolores não são estéreis, podem muito bem se reproduzir, a menos que apresentem alguma outra disfunção reprodutiva, mas nada que tenha a ver com a coloração tricolor!

      Portanto, amigo (a), é necessário castrar sim a sua gatinha tricolor, tanto para evitar crias indesejáveis como também para evitar outros problemas de saúde, como câncer de mama ou de útero e ovários, infecções de útero e etc, etc, etc (leia mais nos últimos posts, a respeito da castração!). Lembre-se de que a castração é um ato de amor :)

      Um grande abraço!

      Excluir
  13. Olá! Acabei de adotar um machinho de 3 cores!!! Já tenho 4 fêmeas, esse vai ser meu machinho raro!!! 1 em 3000!!! >_<

    ResponderExcluir
  14. Semana passada eu achei uma gata tricolor calico na rua muito debilitada. Muito abaixo do peso, com uma orelha pela metade e a outra faltando um pedaço. Levei para casa com o intuito de cuidar e depois doar. Em menos de 24 hs me afeiçoei e decidir ficar com ela. Hoje levei no veterinário para receber o tratamente e qual foi a minha surpresa. É um macho. Incrível ter achado um gato tão raro na rua.

    ResponderExcluir
  15. Olá. Tenho um gato macho tricolor e gostaria de saber se é necessário castrá-lo. Obrigada.

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...