sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Um gato que ajudou a entender a eletricidade


wtf-cat - WTF IS ELECTRICITY
Alguém aqui, tenho certeza, já ouviu falar no nome de Nikola Tesla. Esse homem, sem dúvida, foi o cara que ajudou a espalhar a luz pelo mundo, por aperfeiçoar a qualidade da energia elétrica e a tecnologia da eletrônica. Se não fosse por ele, vocês poderiam não estar lendo isso por uma tela de computador, e nem mesmo eu escrever nesse blog. Talvez não teríamos internet, redes, transmissão wi-fi, computadores com esse formato (pequeno e eficiente), talvez nem mesmo um computador!


Nikola Tesla
Ele praticamente inventou a transmissão via rádio, contribuindo para o aparecimento do controle remoto e do radar, aperfeiçoou estudos na área de robótica, ciência computacional, física nuclear e teórica, eletromagnetismo, corrente elétrica com potência alternada, sistemas polifásicos de distribuição de energia, motor AC, contribuindo inclusive para o desenvolvimento da revolução industrial! Ele inclusive trabalhou com Thomas Edson, com quem mais tarde comprou uma briga por causa da corrente alternada, energia elétrica essa que usamos até hoje, sendo de muito maior qualidade do que a corrente contínua. Contribuiu também com inúmeros inventos, patenteando pelo menos 100 deles.


Bexiga pregada no meu pêlo
por eletricidade estática
causa-me orelhas estranhas!
Nikola Tesla era muito evoluído para sua época. Ele adorava animais e se mostrava muito excêntrico, muitas vezes, até estranho. Sempre cheio de hábitos, como a fixação por números múltiplos de três, e por criticar as roupas dos outros! Qualquer semelhança com o Sheldon Cooper é mera coincidência!

No fim de sua vida, tornou-se vegetariano, alegando que achava um absurdo tanta gente passando fome enquanto que outros compravam carnes tão caras e que abater animais para comer era imoral e cruel! As suas invenções eram baseadas na proteção do meio ambiente e na conservação dos recuros energéticos. Pode-se dizer que Tesla foi um dos pioneiros em sustentabilidade! E como todo gênio idealista, viveu a vida toda sem os devidos méritos e ainda morreu pobre.

Esse cara era um nerd do caramba e como todo o nerd que se preze, Tesla tinha um gato! Seu nome era Macak e foi considerado um de seus melhores amigos, tanto que Tesla o referia como "O Magnífico Macak".

Há uma carta, de 1939, endereçada à garotinha Pola Fotitch, filha do embaixador da Iuguslávia nos EUA  na época, denominada "A história de um jovem contada à época", onde Tesla cita relatos de sua infância. Nesta carta ele fala da mãe e do pai, mas o texto era basicamente sobre Macak e a importância que ele teve na vida de Tesla e como o felino incentivou sua infantil curiosidade a respeito da eletricidade. Posteriormente isso se tornaria o maior objeto de seus estudos e de sua carreira, contribuindo para o solavanco do planeta. 
Transcrevo para o português a parte da carta que Tesla cita Macak. Reparem na alegria de sua tenra infância com seu gato.

Tesla's Home
Ilustração de Radomir Perica
"(...) Eu era o mais feliz de todos e a fonte de minha alegria era nosso magnífico Macak - o mais fino de todos os gatos do planeta. Eu gostaria de te dar uma ideia adequada da afeição que existia entre nós. Vivíamos um para o outro. Onde quer que eu fosse, Macak me seguia, por causa do nosso amor mútuo e seu instinto de me proteger. Quando necessário, ele se expandia em duas vezes o seu tamanho normal, arqueava suas costas e com sua cauda rígida como uma barra de ferro e bigodes como arame farpado, ele expressava toda sua fúria com explosivos puffs: Pfftt! Pfftt! Era um aterrorizante espetáculo, e quem quer que tivesse o provocado, humano ou animal, recuaria-se apressadamente.
          Todas as manhãs nós corríamos pelos muros da igreja e ele me seguia apressado e me agarrava pelas calças. Ele me fazia acreditar que iria me morder, mas no instante que seus dentes afiados penetravam o pano, a pressão logo cessava e o contato com minha pele era gentil e suave, como uma borboleta pousando em uma pétala. O que ele mais gostava era de rolar comigo pela grama. Enquanto fazíamos isso, ele mordia, unhava e ronronava, em um extasiado prazer. Ele me fascinava tanto, que eu também mordia, unhava e ronronava. Nós não parávamos, rolávamos e rolávamos em um delírio deleituoso. Praticávamos esse esporte dia após dia, exceto em dias chuvosos.
          Por falar em água, Macak era muito rigoroso. Ele pularia dois metros de altura para evitar molhar suas patas. Nesses dias, permanecíamos dentro de casa e escolhíamos um lugar aconchegante para brincar. Macak era escrupulosamente limpo, não tinha pulgas ou outros insetos, não soltava pelos e não fazia objeções quanto aos seus tratos. Ele tocava a porta delicadamente em seu desejo de passear à noite, e arranhava a porta gentilmente para entrar novamente.
          Agora eu preciso te contar uma estranha, uma inesquecível experiência que ficou comigo durante toda minha vida. Nossa casa ficava a 550 metros acima do nível do mar, por isso, como regra, tínhamos um tempo seco no inverno.(...).
Tesla and Macak
Ilustração de Radomir Perica
 
          Aconteceu em um dia que o frio estava mais seco do que o de sempre. (...). No crepúsculo da noite, assim que eu cocei as costas de Macak, eu vi um milagre que me deixou sem voz e atônito. As costas de Macak formaram um manto de luz e as minhas mãos produziram uma chuva de faíscas barulhentas o bastante para serem ouvidas por toda casa.
          Meu pai era um homem muito instruído; ele tinha uma resposta para cada questão. Mas esse fenômeno era novo inclusive para ele. 'Bem', ele finalmente observou, 'isso não é nada mais do que eletricidadde, a mesma coisa que você vê entre as árvores durante uma tempestade'.
          Minha mãe aparentava atraída. 'Pare de brincar com esse gato', ela disse. 'Ele pode causar um incêndio'. Mas eu pensava de um modo mais abstrato. É da natureza de um gato grandioso? Se é, quem coça suas costas? Só pode ser Deus, eu concluí. Lá estava eu, com apenas três anos de idade e já filosofando.
Tesla and ponders electricity
Ilustração de Radomir Perica 
          Apesar de estupefato pela primeira observação, alguma coisa ainda mais maravilhosa iria acontecer. Estava ficando mais escuro e logo as velas estavam acesas. Macak deu poucos passos pelo quarto.  Ele sacudiu suas patas por ter caminhado no chão molhado. Eu olhei para ele atentamente. Será que eu vi algo ou era uma ilusão? Eu forcei meus olhos e percebi claramente que seu corpo estava rodeado por um halo como a auréola de um santo!
          Eu posso não exagerar o efeito desta noite maravilhosa na minha imaginação de criança. Dia após dia eu perguntava a mim mesmo 'o que é eletricidade?', e não encontrava resposta. Oito anos se passaram e eu ainda faço a mesma pergunta, incapaz  de respondê-la. Algum pseudo cientista, dos quais existem muitos, poderá dizer a você o que ele sabe, mas não acredite nele. Se algum deles souber o que é, eu também sei, e minhas chances são melhores do que de qualquer um deles, devido meu trabalho de laboratório e experiência prática muito extensas e por minha vida passar por três gerações de pesquisa científica."

Essa história foi realmente eletrizante!
 
Finalizo essa bela carta com o meme felino do dia. Já que o assunto é gato e eletricidade, e saber como um gato teve essa importância, deixou-me extremamente feliz. Por isso digo: da próxima vez que acender uma lâmpada, lembre-se de seu gato!!
Go, cats, go!

Eletricidade estática. "É, muito engraçado... me esfregue no tapete e então me coloque em uma caixa de transporte de encomenda... você me pagará por isso!"
 
Um final de semana cheio de luz e energia boa para todos!!

13 comentários:

  1. Os gatos estão sempre presentes nos momentos mais importantes da história. Se ainda é possível, posso dizer que a cada dia me apaixono mais e mais por essas criaturas divinas e ainda me pergunto por que demorei tanto pra virar gateira.
    Beijos e muita luz pra todos nós!

    ResponderExcluir
  2. que interessante! Nunca ia imaginar!!!
    Lívia, obrigada pela dica sobre os vômitos do Zé! A vet até perguntou se ele fazia a tal mímica de vomitar ou se era só o refluxo logo após comer. No caso, ele faz a tal mímica, acho que a comida começa a digerir pq a ração sai bem inchada e mole...como se tivesse passado algum tempo dentro dele. Nesse caso é diferente?
    Tb vou levantar a comida dele hoje mesmo! quem sabe não ajuda tb né!?

    ResponderExcluir
  3. Oi Lívia, nunca tinha ouvido falar no Nikola Tesla. Que história incrível. Acho admirável como surgem as ideias nestas mentes brilhantes. E pra completar ainda amava gatos ;)) Adorei o meme felino ;)
    Bjs e ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor veja.
      nikolateslainstitutebrasil@groups.facebook.com
      https://www.facebook.com/groups/nikolateslainstitutebrasil/

      Excluir
  4. We hope Mommy doesn't get ideas about static electricity!

    ResponderExcluir
  5. Lívia, querida...

    Obrigada pelas suas palavras, pelo seu carinho.

    Eu já tinha lido sobre Tesla e sua genialidade...(ele acreditava que existia vida em Marte e queria se comunicar com o pessoal de lá)...mas, eu não sabia que ele tinha amor aos animais e se identificava com gatos. Macak foi muito feliz, com certeza!!

    Adorei a historia e agora eu o admiro mais ainda por ter se tornado vegetariano, grande Tesla!!

    Querida, tenha um ótimo final de semana,

    beijinhos,

    Lígia e turminha
    :))

    ResponderExcluir
  6. Oi Lívia,

    O Tesla era O CARA! Não sei se você já leu as coisas que tem no Oatmeal sobre ele. Essa, na minha opinião, é a melhor:
    http://theoatmeal.com/comics/tesla

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante essa história, provando mais uma vez que gatos são seres marcantes. Acho que todo Nerd que se preze tem que ter um companheiro assim.
    Tenham uma boa semana.
    beijos e ronrons
    Eve, Shake, Tixa e Juju.

    ResponderExcluir
  8. Lívia, você é uma ótima pesquisadora para assuntos felinos!
    Que post interessante! Adorei ler o trecho da carta do Tesla e isso prova, o que nós, gateiros já sabemos, que os gatos são fundamentais na vida do ser humano!
    Muito nerd este post! Fiquei lendo aqui, vidrada! %)
    Beijos!!!

    E "Go cats, go!"

    ResponderExcluir

  9. nikolateslainstitutebrasil@groups.facebook.com
    https://www.facebook.com/groups/nikolateslainstitutebrasil/

    ResponderExcluir
  10. Livia, obrigada pelo post! Que sensibilidade a sua! Parabéns! Faça parte do grupo oficial no Facebook do Nikola Tesla Institute Brasil e visite meu face Vanessa C Loureiro. Gratidão <3

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...