segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Portinha para gatos - Parte II

Há um bom tempo atrás eu estava planejando uma maneira para que Agamabel pudesse sair para a sacada do meu apart sem que eu tivesse que deixar a porta do blindex aberta. Como eu havia dito, era muito desconfortável ter que passar o dia todo trabalhando enquanto eu imaginava aquelas duas presas durante o mesmo período. Ou então passar o dia todo trabalhando e, quando eu chegasse, a sala estivesse cheia de poeira, folhas de plantas ou água de chuva enquanto minha persiana se debatia freneticamente com a força do vento!

Ahh! Time to relax! É sempre bom curtir uma varandinha!
Pensei em comprar uma portinhola e furar o vidro, mas me lembrei da postagem da Branquinha que me causou horror!  Pensei em furar a parede (até a Aline me deu essa idéia), mas lembrei-me de uma regra do condomínio que proíbe abrir novas portas ou janelas, imaginei que esse caso não seria exceção! Pensei em furar o vidro da sacada apenas... não era uma má ideia.

Mas o Nélio, sempre vidrado em colocar suas ideias de engenheiro em prática, sugeriu que fizéssemos uma portinha com um sensor de presença que abrisse e fechasse conforme o gato fosse passando, tudo funcionando por meio de um microcontrolador acoplado em uma engrenagem que permitiria a movimentação de uma portinhola! Mas para não termos que furar o vidro da sacada, bolaríamos uma espécie de barreira que seria encaixada na abertura da porta da sacada com um buraco onde seria inserido esse sistema todo! A princípio, faríamos essa barreira com um compensado de madeira, pareceria legal! Pareceria, até que começassem as chuvas: o compensado absorveria a água e incharia, apodrecendo em pouco tempo!

Oras, por que não utilizar um vidro de mesma espessura do blindex da porta?! Além de mais estético, teria muito melhor durabilidade!! Tudo bem que o vidro teria um custo um pouco maior, mas se nós gastamos dinheiro com nós mesmos, por que não gastar com os animais que obrigamos a nos dar carinho e dormir conosco em nossas camas??

Então começamos a arquitetar nosso plano. Tiramos as medidas da porta. Altura 216 cm e largura de 18 cm. O buraco ficou com 20 cm de altura com 12 cm de largura. Usei o Google ScketchUp, um programa do Google (o Google, sempre o Google!) para fazer projetos em 3D de plantas imobiliárias, esculturas, mobílias, carros e outros apetrechos humanos. Apanhei horrores do programa, mas no fim consegui fazer esse projetinho:


Passaram-se muitos e muitos dias até que eu consegui contato com meu vidraceiro favorito do bairro. Levei o projeto para a Nádia, a esposa, que trabalha com ele. Ela, muito educada e atenciosa, ainda me sugeriu que o vidro fosse lapidado, ou seja, que as arestas do vidro fossem lixadas. Eu perguntei se isso era mesmo necessário, e ela respondeu: "claro que sim! Senão o gatinho vai machucar quando passar pelo buraco!!" Own!

Passaram-se outros muitos dias, e lá estava pronta minha, quero dizer, a nossa portinha para gatos, no melhor estilo Agamabel!

Visão por dentro.
É impressão minha ou o insulfilm ficou mais claro?
Visão por fora.


Tenho certeza que elas adoraram, eu até coloquei suas graminhas na sacada! Nós também adoramos, pois é muito divertido parar tudo o que estamos fazendo só para vê-las passando. "Ó lá, o-lha-lá, ela vai passar de novo!!" Elas saem para tomar banho de língua no sol durante uns 5 minutos e voltam. Ou então ficam no parapeito da sacada olhando os passarinhos e os transeuntes da rua! É muito trabalho a ser executado em um só dia!!

"Meu direito de ir e vir é líquido, certo e felino!"
"Eu não me importo se seu direito é líquido, sólido ou gasoso!!
Quero mesmo é dar uma voltinha na varanda e tomar um ar bem gasoso
ou uma chuvinha bem líquida!!"

Bom, ficou faltando o sistema de abertura automática da portinha, com sensor, microcontrolador e tudo mais, né... mas até agora não deu certo!! Então, por enquanto o buraco fica aberto. O local é estratégico e pega pouca chuva e vento. Mas se não formos vencidos pelo espírito do "ah-deixa-pra-lá-tá-bom-assim", logo logo desenvolveremos o mecanismo! E vocês verão em primeira mão! Prometo!

 


19 comentários:

  1. Ficamos tão felizes quando descobrimos um jeito de agradar os nossos pets. Foi uma ótima idéia e aprovada pelos bichanos.
    Aqui no meu apartamento é chato que não tem varanda, e fico triste por eles não poderem aproveitar um espaço assim. Aqui solzinho só na janela telada.
    Espero que o progresso do projeto aconteça. E não tinha visto o post da branquinha e fiquei horrorizada como as vezes pequenos detalhes podem trazer complicações para nossos amados.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Essa portinha ficou um charme! Ate imagino a dupla indo e vindo a vontade, rsrs.
    Adorei a frase `animais que obrigamos a nos dar carinho e dormir conosco em nossas camas` rsrs.
    Meu comentario ficou sem acentos nas palavras, o teclado encrencou e nao digita nada, por sorte voltou a virgula kkk.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Mas que rycas!! Amei a solução! Em casa fica tudo aberto sujando a cozinha... Mas como o ap não é nosso, por enquanto, vamos mantendo esse esquema!

    ResponderExcluir
  4. Bah ficou ótimo, imagino a felicidade delas em poder sair na hora que querem. Lívia que bonita a tua palmeirinha, engraçado de dentro parece que o vidro ficou mais claro mesmo mas pela foto da parte de fora eles ficaram iguais vai entender né. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei a portinha, elas devem estar muito felizes em poder curtir a varanda sempre que quiserem. Eu também acho que se podemos gastar com coisas bobas pra nós mesmos, elas também merecem uma portinha pra curtir a vida com mais liberdade. Eu tenho tela nas janelas e na porta da cozinha para evitar que entrem insetos (mas eles entram assim mesmo, principalmente porque o Barum vive deixando a porta de tela aberta) e tem uma entrada para animais mas o Barum vive carregando coisas que ficam presas na porta e ela fica aberta ou ele dá uma cabeçada na porta e ela fica escancarada! Os gatos são muito mais delicados!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa alternativa colega!
    Que legal! A Agatha e a Mabel devem ter adorado não é?! Ter a liberdade total é tudo!!!!
    E concordo com você! Gastamos com tantas coisas supérfulas no nosso dia a dia, então porque não gastar um dinheirinho com esses anjinhos que só enchem nossas vidas de alegrias e amor?! Totalmente apoiado!!!! heheh

    Super beijos e tudo de bom!!!!

    ResponderExcluir
  7. hahahaha adooooro essa criatividade!!! quero muito ver com o sensor heim!! bjss

    ResponderExcluir
  8. Nossa Lívia, ficou ótimo!! Deu super certo! Acho melhor vcs patentearem pq vai ter muita gente copiando rsrs! Eu deixo a varanda aberta pra eles o dia todo e quando chove é um problema mesmo. Quando chego a casa está cheia de pegadinhas molhadas!
    O que a gente não faz pelo conforto dos gatinhos né!

    ResponderExcluir
  9. Ficou ótimo, Lívia! Agamabel deve ter adorado! Também não meço esforços para agradar meus peludos e acho que é assim que tem que ser. Aqui em casa deixamos uma fresta aberta da varanda, mas acho que o Darwin e o Juca iam adorar uma portinha só pra eles.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Adorei a portinha improvisada! Ficou pra lá de boa, os gatinhos devem adorar isso!
    Eles merecem tudo o que fazemos por eles, né? hahahaha
    Beijosss

    ResponderExcluir
  11. Oi Lívia!
    Amei a ideia!!
    Parabéns por todo esse carinho e dedicação aos seus peludinhos!
    Bjs...Magda

    ResponderExcluir
  12. Sensacional, Lívia!
    Vocês estão de parabéns! Uma solução muito bem bolada e que vai trazer mais conforto pras gatinhas e tranquilidade para vocês. É muito gostoso quando conseguimos levar maior qualidade de vida para nossos gatinhos e vê-los desfrutando disso e curtindo!
    Muito legal!
    Beijos!!
    PS: vou te responder o email em breve! Valeu mesmooooooo! Fiquei muito feliz com suas palavras!

    ResponderExcluir
  13. Então o que fizeram foi a abertura no vidro, é isso? Muito bom! Aqui eu comprei portinholas para a porta do banheiro, onde fica o pote de água (que a Benta bate, vira, chacoalha etc) e a porta do meu quarto. Assim quando vierem visitas elas podem fechar a porta e ficam livres de focinhos curiosos e saltos olímpicos na cama. Falta só instalar! O que a gente não faz pelo bem estar de nossos bichanos, né?

    ResponderExcluir
  14. Que legal!!...Adorei a ideia em deixar os peludos livres e seguros ao mesmo tempo. Imagino a festa!!...hehehe

    Bjs, Néia e Nikita

    ResponderExcluir
  15. Lívia, amei a ideia...

    Esse é um espaço delicioso para elas...tem sol, tem movimento e agora, podem aproveitar...ah...que projeto legal a do sensor...vocês são muito criativos.

    Tenha uma ótima noite,

    beijinhos,

    Lígia e turminha:)

    ResponderExcluir
  16. Cara, show de bola!! Estou com este problema em casa...nao tem como postar um video, para ver melho o que você fez?
    Nao consegui visualizar legal..

    Parabens!!

    ResponderExcluir
  17. Muito bom!! Parabéns pelo carinho!!!
    Nossos felinos-filhos merecem o melhor!!!
    Lambeijos!!!

    ResponderExcluir
  18. Muito bom!! Parabéns pelo carinho!!!
    Nossos felinos-filhos merecem o melhor!!!
    Lambeijos!!!

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...