sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

E vai-se o Papa gateiro


Foi com muito espanto que recebi, no domingo, a notícia de que o Papa Bento XVI irá renunciar no dia 28 de fevereiro. A televisão falou tanto disso, que por uns minutos achei que o Brasil houvesse se esquecido do seu tão famigerado Carnaval!

Mas afinal o que o Papa atual tem a ver com gatos? Bento XVI? Tudo!! E no final do post ainda mostrarei que ele tem a ver também com tecnologia.

O fato é que há um tempo atrás fiquei sabendo que Bento XVI é gateiro!! Sim, pessoas, ele não só é amante dos animais como tem uma preferência especial por gatos! A real é que fiquei muito fã, pois tenho na minha cabeça que quem gosta de gato é uma boa pessoa!!

Para mim, a revelação começou quando minha mãe me contou que Bento XVI gostaria de levar seus gatos para morar consigo no Vaticano porque, segundo ela, Joseph Aloisius Ratzinger tinha inúmeros gatos sob sua tutela. Eu não poderia duvidar de minha mãe, católica roxa sendo ela! Mas mesmo assim, fui atrás do Google para confirmar sua versão. E não é que eu caí do cavalo!! Muito me espantou saber que o mais alto membro da Igreja Católica, a instituição que mais baniu os gatos durante a idade média, e historicamente inseriu a ailurofobia na população mundial, ama gatos!! Posso estar enganada, mas esse comportamento é de extrema importância para mudar a mentalidade humana em relação ao preconceito contra os gatos!!

Bênção de gatos!
Abaixo o Papa abençoando o gatinho preto do Pe. Anton Guziel,  Pushikin!! Longa vida a Bento XVI!!!
O blog do Mural Animal é o que mais possui detalhes dessa bela e longa história de amor de Bento XVI com os bichanos. Segundo o blog e o jornal The New York Times, o Papa sempre teve contato com gatos, assim como toda sua família, mas desde que assumiu o papado, apenas atem-se a alimentar e cuidar dos gatos que habitam as redondezas dos Jardins do Vaticano, devido à proibição de criar animais no Palácio Apostólico.

A amizade é tão bonita que, onde quer que Bento XVI esteja, os gatos parecem ser atraídos pelo Papa e já começam a rodeá-lo. O Papa, por sua vez, gasta um bom tempo conversando com os felinos! É isso mesmo, o Papa batendo papo com os gatos!


Quando era Cardeal Ratzinger, da Congregação para a Doutrina da Fé, Bento XVI cuidava insistentemente de gatos feridos e doentes que eram abandonados pelas redondezas, oferecendo-lhes comida e leite. Observava-os descansando ao sol e melhorando pouco a pouco de suas mazelas. Para estreitar mais os laços de amizade, ainda deu nome para todos eles!


Contam as boas línguas que uma vez 10 gatos seguiram Ratzinger até o Vaticano quando ainda era cardeal. Um dos guardas ainda se espantou: "Olha, Sua Eminência, os gatos estão invadindo a Santa Sé!". Os guardas suíços, que antigamente enxotavam os animais que cruzavam a passagem para a Sala Pública Paulo VI, passaram a oferecer-lhes livre tráfego depois que Ratzinger virou Papa, pois o mesmo se alegra com os gatos quando vai até Gruta de Nossa Senhora de Lourdes rezar na parte da tarde. Eles simplesmente são permitidos permanecerem no jardim.


Sua casa na Alemanha possui um jardim bastante tranquilo com uma escultura em bronze da Virgem Maria e uma estatueta de um gato ao lado de uma porta de vidro deslizante. O caseiro confirma: "o Papa ama gatos". Hohoho, o coitado não teve escapatória!! E a empregada relata ainda que na casa há pratos pregados nas paredes da escada com pinturas de todos os gatos que ele já teve!!


Senta aí, que há outra boa para contar! O Papa também adora livros, possuindo uma vasta biblioteca pessoal com um acervo de mais de 20 mil livros e conta que gostaria de escrever um também. Como sempre quis escrever sobre gatos, já teria até um título para seu primeiro livro: "Um gato no Coliseu em Roma." Devido a tantos afazeres como Papa, Bento XVI teve que cancelar o plano. Entretanto ele inspirou a jornalista Jeanne Perego e o ilustrador Donata Dal Molin Casagrande criarem um livro infantil chamado "Joseph e Chico, a vida do Papa Bento XVI contada por um gato".


O livro tem cerca de 40 páginas repletas de ilustrações e é narrado simbolicamente pelo gato Chico, como se este tivesse acompanhado muitos anos a vida de Bento XVI, praticamente uma biografia, desde sua infância até a sua coroação como Papa. Chico conta no livro, em uma linguagem coloquial, como o Papa é amigo dos gatos e detalhes de muitas passagens de sua vida. O gato alaranjado Chico, que inspirou toda essa historinha, era de vizinhos do Papa, mas não saía de sua casa na Alemanha (parece o Tom e o Faísca); ele existe mesmo e vive até hoje de volta à casa dos vizinhos mas sente muita falta de Joseph Ratzinger. O livro conta ainda com uma introdução escrita pelo secretário pessoal do Papa, Georg Gaenswein.

O verdadeiro Chico.
O fato é que o Papa Bento XVI já é tão conhecido como gateiro, que quem visita Roma poderá achar, como souvenir, chapeuzinhos de cardeal em tamanho pequeno para gatos a um preço médio de R$ 30,00, como esses da foto:

Habemus Cattus!! O que a fama de Papa gateiro não faz?
Bom, e só para fazer jus ao post pertencer ao I/O Gatos, tenho a dizer que Bento XVI é o Papa mais tecnológico que já passou pelo Vaticano. Foi o primeiro a usar iPad e também a possuir contas em redes sociais, inaugurando sua conta no Twitter no ano passado e criando versões para diferentes idiomais, inclusive o português! O Papa também possui seis endereços de email e todos se iniciam com o nome "Bento" (dizem que, dos vários emails enviados ao Papa, muitos são pedidos de bênçãos e orações para os animais). É a tecnologia à serviço da Igreja Católica! E do Papa Gateiro!!

É isso aí, pessoas, nunca se esqueçam de que "o Papa é gateiro, o Papa é gateiro... os gatos não poupam ninguém!!!!" Pronto, agora vocês passarão o resto do dia com essa música na cabeça!!
 


Fontes pesquisadas



12 comentários:

  1. Gatinhos poderosos... estão circulando em altas esferas ;))
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É... uma pena. Espero que o novo Papa pelo menos curta felinos!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que ele é uma pessoa evoluída...

    Diferente de uma certa cantora, sem noção da triste realidade dos animaizinhos.

    beijinhos,

    Lígia e turminha

    ResponderExcluir
  4. How amazing is that?! We hope he'll have lots of time to spend with the cats after his retirement. :)

    ResponderExcluir
  5. Como católica não praticante eu não fazia ideia de que o Papa é gateiro. Nossa! Fiquei tão feliz de ler esse post! Eu nunca fui muito com a cara do Papa Bento XVI (acho que é porque ele tem uma cara brava), mas agora minha visão sobre ele mudou completamente.
    Ah! Assim como você, eu também acredito que as pessoas que gostam de gatos são pessoas boas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Lívia Fernanda!
    Menina, como você consegue encontrar esses assuntos pra lá de interessantes, hein?
    Você é ótima nas matérias e estou sempre me surpreendendo (positivamente) com os posts. Este, acho que foi o mais surpreendente de todos! O papa gateiro? Os gatos não poupam ninguém mesmo... nem o papa!!! kkkkkkk
    Eu, apesar de católica, nunca achei o papa Bento muito carismático. Este post mudou bastante minha percepção em relação a ele. Adorei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Sebe que me fez olhar com outros olhos para o ex-papa. Ele realmente tem uma cara mais bravinha, acho que ele deve ter cara e jeito de gato persa, que parece bravinho mas que no fundo é um doce.
    Queria ter sabido de tudo isso antes, principalmente a parte do chapeuzinho, pois ano passado fui em Roma e agora fiquei arrependida de não ter achado um desses para o Shake.
    A música já grudou.
    Post maravilhoso. Parabéns.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu já sabia que o papa ama os felinos. Uma pena que ele renunciou mas ao mesmo tempo acho que foi uma grande ousadia porque já existiram papas que mal andavam e continuaram até o fim. Tomara que o próximo mostre ao mundo que os animais merecem nosso amor e carinho.
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  9. Eu já sabia da fama do Papa de gateiro mas, ainda não tinha visto algumas fotos que você postou dele com gatos. Claro que amei!.. é muito importante uma pessoa como ele amar os animais e, em especial os gatos, pois eles são muito discriminados ainda, infelizmente. Adorei a postagem, amo gatos e o Papa também.

    Bjs, Néia

    ResponderExcluir
  10. Nunca imaginei que o Papa fosse gateiro, estou surpresa! Quem vê cara não vê coração, como a opinião da gente a respeito de uma pessoa pode mudar de uma hora para outra, não é que eu simpatizei com ele! Bah agora o Tom e o Faísca vão querer um livro também hehe. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Nossa, dessa eu não sabia! Que interessante, um Papa gateiro, depois da igreja ter até visto os bichanos como seres malditos. Aff, ainda bem que esse tempo acabou,né amiga? rsrsrs
    E a música realmente não sai mais da cabeça!!!
    Bjossss

    ResponderExcluir
  12. Fiquei super feliz de saber que Sua Santidade é gateiro, pois também sou uma apaixonada pelos Bichanos.
    Que Deus o abençoe sempre e a todos os gatos do Universo!
    Parabéns pela matéria.

    http://vamossalvarnossoplaneta.blogspot.com

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...