sexta-feira, 10 de maio de 2013

Jamais subestime o poder do ronrom

quem garanta que o ronronado do gato possua algum efeito terapêutico. Será verdade? Será que não? É o que vocês irão conferir... agora... nesta postagem.

*Nas fotos tiradas, garanto que todos estavam ronronando!
Vão falar que vocês não estão escutando? Depois eu é que sou louca!

O ronronado é uma tecnologia inteligente, altamente secreta e muito eficiente desenvolvida e utilizada por felinos do mundo todo, especialmente os gatos domésticos, a fim de proporcionar situações que amenizem a dor ou aumentem a satisfação do próprio gato. Cada gato possui seu próprio ronronado, como uma impressão digital, que varia conforme a frequência. Alguns gatos alcançam 150 Hertz de frequência de ronronado, ou vibrações por segundo, mas o ronrom da grande maioria varia numa frequência entre 20 a 50 Hz. Coincidência ou não, para os humanos, essa mesma frequência é utilizada na medicina desportiva para acelerar as cicatrizações e recuperar lesões. Para o gato, o ronronado transmite vibrações sonoras benéficas quando o organismo luta contra situações penosas, como dor, estresse, insônia ou ansiedade. Quem copiou quem?
poesia_gatos
Amo essa!

Segundo uma pesquisa norte americana, publicada nos anos 50, os gatos com fratura se recuperam três vezes mais rápido do que os outros animais, só por causa das vibrações "ronronais" (mais uma para o rol da lenda das 7 vidas!). E por isso, essa tecnologia acabou sendo utilizada pelos fisioterapeutas como terapia para acelerar a cicatrização dos ossos.

Mas o ronronado não é utilizado apenas para dar uma adocicada nos fatos ruins da vida do gato (e dos humanos plagiadores). Muito pelo contrário, ele é muitíssimo mais conhecido por aí pela demonstração de afeto dos gatos para com os outros seres (apesar de até hoje eu escutar gente dizer que é asma, affffffffffffffff!). Geralmente, o gato ronrona quando está descontraído e recebe carinho das pessoas e até de outros animais, como um outro gato ou um cão! As gatas também ronronam para tranquilizar a si próprias no momento do parto e também quando estão amamentando.


O fato é que o ronronado aumenta a produção de serotonina e outras endorfinas para todos aqueles que o ouvem, seja os humanos ao redor, seja o próprio gato. E isso é bom! Desse modo, ele se torna um poderoso anti estresse, regulador da pressão arterial, potencializador da imunidade do organismo, diminui as alergias e é um poderoso suporte psicomotor, diminuindo fobias e depressões.

Mas, afinal, como é produzido o ronronado? ...

...

cri... cri... cri... (barulhinho de grilo)

...

Tá, a verdade é que não há uma explicação concreta, ninguém nunca chegou em um consenso de como os gatos fazem para ronronar! É ruim que gato, um bicho misterioso, cheio de seduções sem explicações, revelará segredos!


Dentre as inúmeras teorias, a maioria dos pesquisadores acredita que o gato usa as cordas vocais, contraindo e dilatando a glote, o que resulta em vibrações características do ronronar quando o animal respira. Mas há também quem acredite que o fenômeno advém do movimento do sangue na veia cava produzindo turbulência. Mas tudo pode não passar, também, de meras teorias, vai lá saber!

E essa história de gato curar humano pelo ronronado já está tomando proporções tão importantes para a medicina, que já está virando alvo de estudos: é a ronronterapia!! Parece piada, né! Mas a jornalista francesa Véronique Aïache acabou escrevendo um livro sobre a experiência feita pelo veterinário Jean-Yves Gauchet. Este homem testou a influência do ronronado em 250 voluntários, que ouviram uma gravação de 30 minutos de ronronados de gato (na verdade, era o gato do próprio veterinário, Rouky!). No final declararam sentir mais bem estar, serenidade e uma maior facilidade para dormir (guardem esse último efeito e comparem com meu relato pessoal no final do post).

La_ronron_therapie
Amazon França
Capa do livro, e ainda vem com um CD de 30 minutos de ronrom!!

O mais interessante é saber que o próprio veterinário Gauchet, em parceria com a Apple, lançou em 2009, um aplicativo para iPhone que utiliza ronronado de gato para amenizar os efeitos da diferença de fuso horário das viagens sobre as pessoas. Como ele funciona? O app toca uma música doce e suave juntamente com um ronronado de gato, que serão escutados, por meio de fones de ouvido, durante 30 minutos. O usuário poderá fechar os olhos e relaxar ou pode ainda ficar olhando para a tela do iPhone, que emitirá uma luminosidade azul, o que relaxará ainda mais. Essa cor foi escolhida por seus efeitos na produção de melatonina, o hormônio do sono que agirá no organismo regulando o mesmo. Por favor, não riam, é sério!

A veterinária Hannelore Fuchs, especialista em relação homem-animal, explica que com um gato ronronando no colo, a pessoa desacelera devido à mudança de frequência das ondas cerebrais do estado de alerta para o relaxamento. Esse efeito de relaxamento já foi também estudado pela Universidade de Minesota, EUA, que mostrou que ter um gato em casa reduz em até 30% o risco de um ataque cardíaco.

Então você não tem um gato para ronronar na sua cabeça e te deixar tranquilo e relaxado, e curar suas feridas físicas e emocionais? Ai, que peninha de você!! Mas não se desespere: clique aqui e baixe agora mesmo os arquivos de ronronados de gatos em mp3. Coloque no seu mp3 player, deite-se bem confortavelmente e lembre-se de colocar o despertador para te acordar. Você não faz ideia do poder relaxante que possui um ronronado. Já nós, ailurófilos assumidos e praticantes, que possuímos nossos gatos em carne, osso e pelo macio, só precisamos encontrá-lo... agora mesmo... caramba, onde foi parar esse gato quando eu mais preciso dele?

***

Antes de terminar, gostaria apenas de deixar um adendo. Com base nisso tudo, vou relatar um fato que vem acontecendo comigo, envolvendo ronronado de gato, mas que não está muito legal: eu sempre dormi com meus gatos, e se eles dormem perto da minha cabeça e se estiverem ronronando e eu posso escutá-los, eu caio em sono profundo em menos de dois minutos! É um santo remédio para insônia, fato!

Agamabel sempre dormem nos meus pés, onde eu não as escuto ronronando e, nesse caso, meu sono flui normalmente. Durante a madrugada, por vezes acordo e me levanto para beber água ou fazer qualquer outra coisa, e Agamabel continuam dormindo no mesmo lugar de sempre: nos meus pés. Elas também se levantam para comer ou usar a caixinha de areia (eu presumo, pelos resultados do dia posterior), ou a Ágatha vai brincar de tec tec tec (o que vem diminuindo substancialmente a cada dia que passa), mas na maioria das vezes, quando acordo, percebo que elas continuam deitadas... nos meus pés.

Mas a Mabel, de uns bons dias para cá, vem adquirindo um hábito muito embaraçoso para mim: assim que o despertador toca para eu ir trabalhar, ela vem depressa deitar no meu travesseiro e começa a ronronar! Parece que ela aprendeu que, assim que a musiquinha toca, ela tem que vir para o meu travesseiro, ou seja, minha cabeça. Resultado: eu volto a dormir... e acordo cerca de 30 ou 40 minutos depois... e estou chegando atrasada no meu serviço quase todos os dias!!! Gente, que pouca vergonha é essa que minhas gatas vêm praticando todas as manhãs!! Quando não é a Ágatha me acordando quando não deve, é a Mabel me fazendo dormir quando não deve!!! Será isso uma espécie de bullying felino? 

- Ágatha, sabe a Lívia?
- O que tem?
- Trolei!

Fontes pesquisadas
 




17 comentários:

  1. Olá Lívia!
    Parabéns pela postagem rica em detalhes sobre o ronron dos gatinhos. Fiquei surpresa de saber dos efeitos terapêuticos desse ronquinho.
    Eu preciso urgente de algumas sessões de roronterapia principalmente para pegar no sono...rs
    Obrigada pelas informações! Amei!
    Beijos...Magda

    ResponderExcluir
  2. Agora entendo pq o Chico deitar na minha barriga e ronronar sem parar ao longo de meia hora tira todas as minhas energias! Chamo isso de hora do chico sugar minhas forças! O Chico ronrona tão alto que pensei em inscrevê-lo no Guiness... Já da Alice, pra compensar, não se ouve ronronar never more. Uma pena! A gente faz carinho e põe a mão perto do pescoço na esperança de um pequeno sinal daquele motorzinho, mas a malvada nunca cede!
    Bjos, meninas!

    ResponderExcluir
  3. Lívia, se atrasando por causa da Mabel, kkkkkkk. Eu sei como é isso, Mina pula para cima da Marina as 6 horas da manhã e ronrona feito doida até a Marina cochilar. Se eu não acordasse a essa hora também a Marina nunca ia chegar na escola no horário, porque a Mina, definitivamente, não colabora, principalmente no inverno ;)))
    O ronronado deles é uma delícia mesmo, diversas vezes me acalmaram nas crises de asma que tenho de madrugada. Até o remédio fazer efeito - as vezes demora um pouquinho - vou de medicina natural: ronron de gatinho, rsrs.
    Adorei a postagem!

    Beijocas e ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Aham, se atrasando por causa da pobre da gata. Tsc...tsc...tsc...[ronrom é uma delícia mesmo, só de lembrar me deu um soooonoooooo]

    ResponderExcluir
  5. Eu amo um ronronado!! Concordo que é uma baita terapia!
    Adorei a postagem, super interessante.
    E um basta bem grande pra aqueles que ficam falando que o ronron é asma. Bláááááá
    Beijinhos, feliz dia das mães

    ResponderExcluir
  6. Quando eu era criança os adultos me falavam que se eu ficasse muito perto dos gatos eu ia ficar ronronando igual,só pra crecer sempre tendo uma visão negativa dos gatos, mas mesmo assim eu não me importava de ficar fazendo carinhos nos gatos e hoje eu amos os gatos e todos os animais em geral e esse ronronado me fascina!!Abraços"

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que a Mabel quer que você chegue super relaxada no trabalho e mais nada, ela está pensando apenas no seu bem-estar! A Pink não costuma ronronar, ela faz uns barulhos meio diferentes mas quando meu marido passou uma semana inteira viajando eu percebi que ela ronronava de manhã cedo (vai ver eu não escutava porque o marido ronca muito alto!!), o problema é que ela é idosa e a respiração dela parece de narizinho entupido! A Rutha ronronava deliciosamente, ela adorava um colinho e ficava ronronando e amassando pãozinho na minha barriga! Era uma delícia!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  8. UAU, COLEGA LÍVIA!
    QUE POSTAGEM MAIS INTERESSANTE, ADORAMOS, VIU?
    O RONRON DOS FELINOS, É TUDO DE BOM! PROVA DE QUE O BICHINHO ESTÁ RETRIBUINDO O CARINHO. :)
    DESEJAMOS À VOCÊ UM LINDO DIA DAS MÃES E UMA ÓTIMA NOVA SEMANA.
    UM ABRAÇO BEM BONITO, DA DONA GAM, DA MAUAU, DO GATO-TÔ, DO PHANTOM E DO GATITO! :)

    ResponderExcluir
  9. Livia, muito bom o post, rico em detalhes e informação.
    Olha a Mabel é muito esperta, ela esta usandoo esta tática para ter você na cama por mais tempo. A Tixa também anda ronronando de madrugada, só que a danadinha tem subido em cima de mim, ela dorme nos meus pés mas de madrugada vem andando por cima de mim, até chegar na cabeça e começa a ronronar altissimo. O problema é que a belezinha é gordinha e bem pesadinha, aí eu acordo, ainda bem que o ronron me faz dormir de novo.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. O ronrom é uma poderosa arma!!!!
    =))))

    ResponderExcluir
  11. Lívia, amei essa postagem...li atenciosamente!!!

    Sua bebê te ama de paixão e quer você bem pertinho...hehehe!!

    Adorei o diálogo delas...rsrsrsr...

    Sabe, acho que se o amor tivesse som...esse som seria o ronronar!!!

    prururururu...beijinhos,

    Lígia e =^^=

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post!!! O ronronar é uma delícia!!! Ah, vc sabe quais dos grandes felinos não ronronam?! Olha esse vídeo que legal!!
    http://www.youtube.com/watch?v=eHZJrx7RZ2w

    ResponderExcluir
  13. Amiga te indiquei um premio la no blog, da uma olhadinha!!
    http://meubixano.blogspot.com.br/2013/05/premio-los-mejores-blog.html

    Bjsss

    ResponderExcluir
  14. Em casa eu tenho um verdadeiro ronronador que é o Darwin. Ele ronrona por quase tudo e a gente costuma dizer que ele é um gato super feliz. Já tinha ouvido falar sobre o efeito terapêutico do ronrom e acredito muito nisso. Na verdade, só a presença felina já me faz sentir melhor. Se ronronar, então, fica perfeito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Excelente post. Parabéns!! Aqui duas somente fazem este ronronar... mamis adora...

    ResponderExcluir
  16. Oi estou passando aqui para te convidar para uma tag que publiquei no meu blog te espero bjs!

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...