domingo, 16 de junho de 2013

Catification: a gatificação do ambiente felino

*Dedico esse longo texto a todas as pessoas que estão pensando em adquirir ou que adquiriram seu gatinho recentemente.

Baseado na Catification, o enriquecimento de ambiente explicado por Jackson Galaxy  para a melhor convivência com os felinos. Clique no link e tenha boas ideias.

Nada mais óbvio do que ver como a população de gatos vem crescendo nos lares pelo mundo afora. Não é por menos, né, era só questão de tempo mesmo para converter os desviados e arrebanhar multidões para o exército da fofura felina!

Moss, agora Bóris! Muito bem adotado, obrigado!

E para cuidar melhor desse belo espécime de animal, sabemos que o ideal é deixá-lo preso. Na selva natural, os felinos se saem muito bem em questão de sobrevivência, mas na selva de pedras, solto pelas ruas urbanas, infelizmente eles estão sujeitos a todo tipo de mazela e perigos causados pelos próprios seres humanos, como acidentes, envenenamentos, brigas, maus tratos, etc.

A maioria dos gatos aceita viver bem em seus espaços, mas o ideal mesmo seria proporcionar a ele um local onde possa exercer toda a sua felinidade, que ele possa ser o gato que realmente é! Gatos que vivem em ambientes pobres costumam ter problemas indesejáveis, como tornarem-se ariscos, arredios, agressivos, começam a estragar os móveis, urinar em locais inapropriados, querer fugir quando você abre a porta, etc. Muitas vezes tornam-se inconvenientes, acredite!

Do mesmo modo que adaptamos nossas casas para idosos e bebês viverem com segurança e harmonia, é ideal que o ambiente também seja adaptado para animais. Por exemplo, a maioria dos cães precisam de espaço livre, e principalmente, de momentos intensos com seus humanos.

No caso dos gatos, há algumas regras a observar:


  • gatos gostam de se esconder
  • gatos gostam de locais altos
  • gatos gostam de arranhar
  • gatos gostam de se exercitar de maneira intensa em curtos períodos do dia, geralmente no crepúsculo e na alvorada
  • e, principalmente, o gato gosta do dono


A partir daí é fácil colocar na prática, ou "gatificar" o ambiente. É o que chamamos de Catification, projetos de enriquecimento do ambiente para felinos que eu aprendi com o Pai de Gato Jackson Galaxy! Vamos por partes:


Gatos gostam de se esconder



Gatos podem preferir ficar entocados, principalmente quando há presença de algum ser estranho no recinto, seja uma pessoa, um cachorro ou um novo gato, ou mesmo em momentos estressantes como época de fogos de artifício. Para evitar discórdias e desavenças, o melhor a fazer é proporcionar um local em que ele possa se sentir seguro durante esses períodos conflituosos. Geralmente o mercado oferece tocas ou túneis que se enquadram perfeitamente para o propósito.

Muitas vezes um guarda roupas ou uma gaveta abertos resolvem esse tipo de situação. Mas nem todos toleram que um gato fique enfurnado soltando pelos em suas roupas. Outra boa alternativa é deixá-los repousar em baixo de uma cama, muitos gatos adoram. Quando a Mabel chegou para morar comigo, ela começou a rasgar o forro de baixo da cama box, e a Ágatha começou a seguir o caminho. Fazer o que, né!! Para piorar, tenho gavetas no box e elas acharam uma delas para entrar. Tive que deixá-la sem roupas, pois a coisa já estava se tornando impraticável. Como eu disse: tendo um gato em casa, é preciso se adaptar!! Caso contrário, não tenha gatos!

Via

O problema disso é que o gato poderá viver escondido por muito tempo, e mesmo se a situação estressante já tiver se retirado, muitas vezes ele poderá continuar um gato tímido ou mesmo agressivo por medo, voltando a se entocar sempre que puder, mesmo que não haja motivos para isso.

O segredo é garantir-lhe o segundo lugar mais preferido: as alturas. É o que vamos ver no próximo tópico, não saia daí!


Gatos gostam de locais altos

Ágatha, feliz e satisfeita com sua prateleira-caixote-estação de gato.
Ideia copiada do Vudu Blog

Os felinos são caçadores exímios e uma de suas técnicas é a observação. Por isso é muito comum que as onças e suçuaranas se encontrem nos altos de árvores. Outra vantagem de ficar nas alturas é a proteção: de lá, o felino pode observar a todos sem ser observado. De grandes centros a pequenas cidades, o gato doméstico também possui essa preferência, com a diferença de que aqui ele pensa que pode observar sem ser observado. Sim, porque todos nós adoramos observar nossos felinos subindo e descendo por tudo o quanto é estante, certo?? Errado! Tem gente que odeia e essa é uma das maiores queixas que eu ouço das pessoas sobre gatos. E muitas vezes também, infelizmente, é uma das causas do abandono e do repúdio aos felinos!!

Bom, temos que nos adaptar, não é mesmo!! Pensando nisso, o ideal é a instalação de prateleiras pela casa. Há algumas próprias para os gatos, que podem ser adquiridos em alguns pet shops. Mas você também pode bolar, comprando prateleiras em lojas de decoração, materiais de construção, pedindo para um marceneiro fazer, etc. A Vera Marta, da comunidade Eu ♥ gatos, do Google+, postou há uns dias atrás, fotos de suas prateleiras felinas, um método simples, barato, divertido e funcional.
  
Percebam que as prateleiras formam escadinhas.
Os gatos podem subir e caminhar de um ponto a outro!

E eu copiei, claro! Uma das prateleiras desemboca na janela, onde está a Ágatha!

Para estimular que ele fique em suas prateleiras, procure instalá-las em locais que você costuma passar mais tempo, como uma sala, um quarto, ou até mesmo na cozinha. Outra dica é forrá-las com um pedaço de carpete ou um tapete para que fiquem aconchegantes e convidativas para os felinos. Você pode colocar petiscos, anexar brinquedos ou jogar lasers nas paredes adjacentes às prateleiras para que o gato se interesse pelas pelas mesmas e perca a vontade de subir em estantes.

Outra boa opção é a aquisição de torres de gato. Há vários modelos, tamanhos e tipos, e claro, quanto maiores e mais incrementadas, mas caras. Nossa blogamigateira Adri, com muita criatividade, mandou um molde para um marceneiro, que construiu essa maravilhosa torre de gato.

Pretinha e Tom, felicidade pura com a Árvore de Gato!

O bom das torres é que não é preciso ficar furando parede e nem eventuais canos que atravessam sua furadeira. Além disso, você pode mudá-las de lugar conforme for seu desej...


Cuidado para não mudá-los de lugar demais! Gatos amam rotinas e detestam que cada dia seu playground esteja em um lugar! Respeito é bom e os gatos gostam. Se o gato já se afeiçoou à sua torre naquele lugar, só mude se for estritamente necessário.

Muitas vezes os proprietários vão lá, gastam aquela grana toda, tem o trabalhão todo de montar e tudo mais... e o gato nem dá valor! É importante observar se o gato é do tipo que gosta de subir. Há gatos que são mais terrestres, não gostam muito de escalar. Mas para os mais aventureiros, pode ser necessário um tempo para que ele se afeiçoe ao novo playground. Alguns mais, outros menos, mas uma hora ou outra o gato começará a escalar as prateleiras, dormir e passar lá boas horas de sua vida felina!


Gatos gostam de arranhar

É da natureza do gato arranhar por dois motivos principais: demarcação visual e olfativa de território e desgaste da unha. Ao arranhar, o gato deixa marcas visíveis que, instintivamente, ficam para a posteridade. Na natureza, serve para alertar outros felinos e animais de sua presença naquele ambiente. As unhas também deixam o cheiro do gato naquele arranhado, reforçando ainda mais a mesma presença. Além disso, ele aproveita e faz a manicure, aparando as garras, tirando as placas de unhas que se destacam e mantendo o fio para arranhar, se defender melhor, caçar melhor, etc.

Via

Se você não proporciona ao gato um local para ele arranhar, beleza, não tem problema: ele vai usar seu sofá, seu box da cama, seus tapetes... de boa! Agora, se você quiser colaborar, arrume um arranhador para ele. No mercado, encontramos bons produtos. Para que o gato se interesse mais pelo novo arranhador, pode ser necessário borrifar catnip líquido. Se for preciso, forre com fita adesiva de dupla face, por um tempo, os móveis onde o gato está arranhando. Assim o gato passará a usar única e exclusivamente o arranhador para afiar as garras!

Se os preços não forem tão convidativos, você pode usar sua criatividade.

Antes de ficar pronto, ela não saía de cima desse projeto de arranhador!

Como experiência pessoal, tenho a dizer que nunca comprei um arranhador e tenho três espalhados pelo apart. Na verdade, comprei um rolo de barbante de sisal, muito comum em lojas para artesanato (aqui em Goiânia, achei na Casa das Bonecas), e meti bronca.

Barbante de Sisal: vários tamanhos, várias cores, vários propósitos.

Um dos arranhadores foi feito com uma base de madeira e um cano de PVC para esgoto com caps dos dois lados. Primeiramente, revesti a base de madeira (que na verdade era uma porta de estante que jogaram fora) com tecido de pelúcia, também comprado em lojas de artesanato.



Parafusei um dos caps na base de madeira, colei o cano, coloquei outro cap na outra ponta e enrolei o sisal ao longo do cano. Para dar um melhor acabamento, revesti  o cap da outra ponta com pelúcia, acrescentei umas orelhinhas e pendurei uma Bolinha Agathal.

Depois de pronto, colocado estrategicamente ao lado da porta de entrada:
ao ver o dono depois de um longo período, o gato fica feliz e começa a
afiar as unhas!

Sobrou muito, mas muito, mas muito sisal mesmo! Então enrolei um pouco num pé de mesa, e acabamos ganhando outro arranhador.

Sisal enrolado no pé de um aparador. Não, a Ágatha não está rezando!

E para finalizar, enrolei sisal num pedaço de madeira e preguei na parede com parafusos: mais um arranhador.

Sisal enrolado em uma madeirinha e pregado na parede.
Não, a Mabel não está de castigo!
E ainda sobrou sisal!


Gatos gostam de exercícios intensos em poucas horas do dia

Quem tem gato, tem também um despertador. Basta o dia começar a raiar e já começa a lambeção. Em seguida, ele precisa comer, pois passar o dia e a noite dormindo dá fome! E depois que come, vira um foguete, disparando para um lado e para o outro. Se forem dois gatos, são dois foguetes. Três gatos, três foguetes, e por aí vai. É uma coisa que beira o absurdo, parece até que está pirado!



É nessa hora que você pode interagir com ele, utilizando brinquedos e tudo mais. Mas você se pergunta: "essa hora é hora de ir trabalhar, não tenho tempo para isso!!". Tudo bem, você terá tempo em um outro momento. Apenas o deixe brincar bastante e extrapolar suas energias. Tome muito cuidado com objetos quebráveis, eles poderão não aguentar muito. Mas como eu havia dito: casa com gato deve ser adaptada! E mais uma vez: se você não tiver vontade para isso, não  tenha um gato! Ou aceite as consequências!

Via
Depois dessa primeira explosão, o gato volta a se lamber e em seguida se poe a dormir por longuíssimas horas... até que o sol volte a ficar semi apagado: o crepúsculo! Geralmente é quando o proprietário chega em casa depois de um dia de trabalho árduo. O ritual é o mesmo da alvorada. E agora não tem desculpa: reserve uns 10 a 20 minutinhos e brinque com ele! Bom, então, né... mas se tiver outro gato na parada, acho que eles dificilmente irão querer um humano na roda!


Mas, gato gosta sim do dono

Via

Salvo raríssimas exceções, o seu gato é apaixonado por você! Até nessas exceções eu tenho minhas dúvidas. Seu gato te vê como seu fiel provedor, aquele com quem ele sempre poderá contar. É como uma relação de mãe/pai e filho. Não pense que ele só está com você por causa de comida, ou por causa de calor para esquentá-lo em dias frios. É claro que se você nada oferecer ao gato, ele irá embora! Ou você estaria com um (a) namorado (a) porque ele (a) te despreza?

Mesmo que ele te morda ou desvie a cabeça quando você faz carinho, mesmo que ele fuja de você, mesmo que você o sinta longe e distante, mesmo que ele não te defenda com unhas e dentes, mesmo que ele não aja como um cachorro, preste atenção: o seu gato te ama! É por isso que ele fica ao seu redor. É por isso que quando ele se sente mal, vem até você. Lembre-se daqueles gatos que ficam sempre na rua, mas voltam urgentemente para a casa do dono quando precisam do mesmo em caso de emergência, como envenenamento, parto, etc! Ele só irá te abandonar se encontrar uma pessoa que supra suas necessidades melhor do que você! Isso não é ser interesseiro, isso é ter amor próprio... e é uma das lições que devemos aprender com os gatos: amar e ser amado!


Joaquim, agora Lupi. Esse poço de carinho chega abrir a boca quando acariciado.

Converse com seu gato, ele gosta muito de ouvir a voz do dono e se sente seguro com isso. Se ele deitar-se em seu colo, fique por alguns minutinhos com ele, mesmo que ele tenha se sentado na hora que você sinta vontade de ir ao banheiro! Evite encará-lo com olhar ríspido, gatos costumam interpretar mal. Dê olhares indiretos, de preferência, com longas piscadas: ele sentirá segurança.

Por mais irresistível que seja, não o aperte muito, não o machuque. Não faça brincadeiras agressivas, e evite brincar quando ele estiver em um momento intimo, como autobanho ou em sono profundo! Provavelmente você será surpreendido com uma bela mordida ou unhada.

Ofereça boa alimentação, água fresca sempre. Não fique com raiva ou nojo de limpar sua areia. Não se chateie com eventuais travessuras que eles fazem. Aprenda a perdoar e aproveite para praticar isso com os demais seres vivos, incluindo os seres humanos.



Observe seu gato, sinta suas necessidades, veja se é necessário mesmo oferecer todos esses exemplos acima citados, ou se ele precisa de algo diferente, como passeios, outro gato, mais ou menos tempo sozinho, fonte de água, música, caixas de papelão, tablets com jogos de gatos, ou mesmo simples brinquedinhos de gatos. Use sua criatividade, projete algo novo para ele. Pratique felinoterapia. Você nunca mais será o mesmo!

9 comentários:

  1. Muito bom o texto, com dicas excelentes para cuidar e preparar um ambiente gostoso paara nossos felinos. Aqui em casa a Juju é uma gatinha terrestre ou de arbusto, ela gosta de ficar entocada em lugarez baixos. Já a Tixa e o Shake curtem ficar em lugares mais altos, porém não tão altos já que os dois não conseguem fazer grandes escaladas. E existe é claro muito amor, cada um do seu jeito demonstra esse amor, como pessoas são diferente gatos também são, e cada um tem sua personalidade e forma de amar.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Lívia, adorei o post e ele está cheio de ideias bem acessíveis que qualquer pessoa pode utilizar para melhorar a convivência com o seu gato, eu posso afirmar que vale a pena o esforço, o Tom mudou completamente depois da árvore do gato, ele não fugiu mais e fica sentado olhando pela janela ou se exercitando escalando de uma prateleira para outra, ele está feliz e eu também! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ótimas informações Lívia! Deu até vontade de ter um gatinho, rs.
    Bom, eu agora estou mais informada caso eu tenha um =). Exigem muito
    cuidado e amor, assim como os cães...

    As fotos ficaram d+!

    Agradeço sua doce presença no meu blog, espero sempre você por lá!

    Beijos!!! Tenha um lindo domingo!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post nós devemos antes de ter um gatinho se informar sobre tudo que podemos oferecer a eles para seu melhor conforto. bjs!

    ResponderExcluir
  5. Lívia, dicas ótimas! Também gosto do Jackson Galaxy - é o Cesar Milan dos gatos ;)) Adoro como ele se emociona quando soluciona problemas de gatinhos, sempre ensinando aos humanos como se adaptar as necessidades dos bigodes e como faze-los felizes ;) Com os cães precisamos mostrar que somos os líderes do bando... já com os gatos sabemos direitinho quem é que manda, rsrs. Então é só se organizar e desfrutar da companhia felina.
    Beijos e ótima semana

    ResponderExcluir
  6. Todos os meus gatos nasceram no século passado!!! Já comprei arranhador que jamais foi arranhado (e ele veio de SP, no banco traseiro entre os meus filhos, quer dizer que foi um sacrifício trazer...), brinquedos que nunca foram usados e hoje mesmo a Pink estava ao meu lado enquanto eu usava o Ipad, resolvi jogar um joguinho de gatos e ela até ficou curiosa, fui aproximando cada vez mais dela até que ela saiu correndo!!!! Mas eu faço de tudo para deixá-la feliz como acordar todas as madrugadas pra abrir a torneira, funciona assim, ela me acorda às 3h da madrugada, bebe muita água, come a ração, bebe mais água e voltamos a dormir, às 7h ela quer repetir a dose e passa a manhã animada bebendo água a cada 30 minutos! Fora isso ela não anda mais animada a subir nos móveis, eu tenho que pegá-la e colocá-la na mesa ou na bancada da cozinha. Ela adora a minha cama, seja em cima ou embaixo! E o mais importante é passar algumas horas ao meu lado curtindo a internet ou dormindo grudadinha em mim!
    Eu achei as suas dicas excelentes, servem como manual pra quem quer ser a perfeita escrava de felinos exigentes!!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  7. Ai que lindo esse post, Lívia! Eu tenho essa opinião tb, de que a casa tem de ser adaptada pros menininhos. Faz tempo que a gente está ensaiando colocar prateleiras: o chico gosta das alturas, alice, de se esconder! E não adianta ficar brava quando aprontam, não fazem por mal. Sábado mesmo, meu celular ficou em cima da cama, não ouvi tocar, quando fui ver estava completamente arranhado. Sei que o autor do crime foi o Chico: ouviu tocar e vibrar, achou interessante e fez de brinquedo! Eu é que não devia ter deixado o aparelho ao alcance da ferinha! Mas a diversão e amor que eles nos dão em troca não tem preço!

    ResponderExcluir
  8. Ai que delícia de post sobre gatos! Adorei as informações, e gostei muito do seu arranhador. Ótima dica!
    Lívia, espero que um dia participe de nosso encontro de gateiras. Sinto que vc tbm será uma amizade muito boa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post! Fiquei com vontade de comprar aquelas prateleiras com desenhos de gato. Em casa a gente procura brincar com os felinos até mesmo porque quando não damos atenção, o Darwin mia reclamando e às vezes até traz a bolinha pra gente jogar.
    Beijos

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...