terça-feira, 9 de julho de 2013

Inclusão do tapete tecnológico no banheiro do Sistema I/O Gatos

Vamos lá, pessoas, quero sinceridade nesse post! Vamos falar só a verdade e sem medo de embrulhar os estômagos alheios: como funciona o banheiro dos seus gatos?



Como vocês podem ver na figura bizarra acima, aqui na Rede Local Agamabel é o seguinte: só há uma caixa de areia para as duas, que fica na parte de dentro do box de um banheiro. Uso uma daquelas bacias para pedreiro preparar massa de cimento. Tentei colocar duas, mas percebi que havia poucos cáguitos e míjitos (como nós "carinhosamente" apelidamos os popôs e os pipis) em cada uma, aumentando apenas o processo de limpeza das caixas de areia. Nunca tive problemas quanto a isso, acho que é porque continuo limpando duas vezes ao dia ou mais, se necessário. Uso a areia Pipicat Perfumada Floral ou Campestre. Além de dar uma disfarçada no cheiro, ainda é mais fininha e tenho a sensação de que dura mais.

Mas esse banheiro me chateava por um fator: a sujeira de areia ao redor da bacia. Por conta disso, comprei um tapete de fibra de coco, ou sisal, não sei bem, com o intuito de, ao pisar nesse tapetinho, os grãos acabassem grudados e ficassem retidos no mesmo. Entretanto, Agamabel, na hora de sair, pisavam até no teto desse banheiro, menos no bendito tapete. É como se as patas e o tapete fossem dois ímãs com a mesma polaridade. A areia passou a se espalhar por fora desse banheiro e depois no corredor do apart e por fim em lugares considerados inapropriados. Já cheguei a encontrar grãos na nossa cama e até mesmo no sofá da sala (quem não me visita por causa dos gatos, agora é que não visita mesmo!!).

O milagre da multiplicação da areia pelos confins do meu apart.

Não sei se isso acontece com todos os gateiros mortais, mas a verdade é que pra mim, não existe torrão de urina. Mesmo que eu o retire com a pá vazada, ele sempre esfarela. Comprei, em uma loja de 1,99, um conjunto de colher e colher vazada especialmente para a finalidade liteira-felina. Com a colher vazada eu retiro o cáguito empanado de areia, e com a colher eu retiro o torrão de míjito. Como geralmente este está no fundo da caixa, é preciso fazer um esforço praticamente culinário, como desgrudar um doce do fundo de uma panela. Sendo assim, o torrão sempre se esfarela de vez, muitas vezes podendo se misturar com  o resto de areia limpa. Estômago-revirado-com-a-comparação à parte, o que eu quero dizer é que muito provavelmente os grãos de areia espalhados pelo meu apart são batizados com urina de gato!!

Recentemente, ao visitar o blog d'O Gateiro, me deparei com uma solução antiga, que eu até já havia visto para vender, mas que de um modo ou de outro, foi nesse momento que a ficha caiu! O Gateiro sugeriu usar capacho de vinil texturizado, segundo ele, vendido em lojas de materiais para construção.

Esse é o tapete do Tarot e do Champanhe, gatos do Gateiro, que nos dá dicas legais de como
montar um banheirinho felino maneiro. Clique aqui para saber mais.

Chegou a me dar uma visão dos rolos desse tapete para vender aqui em Goiânia, praticamente um dejà vu, mas eu não me lembrava onde, um lance quase espiritual. Resolvi dar uma andada pelas lojas de produtos de PVC do bairro de Campinas, e foi onde encontrei em uma dessas. Achei o preço meio salgado, mas compensa bastante, pois ele tem 1,20 metros de largura. Acabei levando uma medida que fosse compatível com a parte interna do box do banheiro e o tamanho coube como uma luva: 0,70 x 1,20m.

Ágatha, desfilando a moda banheiro verão!
Conclusões

Tive a impressão de continuar presenciando dois ímãs com a mesma polaridade na hora de saírem da bacia, dessa vez o ímã-pata e o ímã-capacho de vinil. Parece que elas tiveram receio de pisar nele!! Mas sem outra alternativa, acabaram deixando bastante areia no capacho, devido ao seu grande tamanho!


Então eu descobri a Mabel praticando essa manobra muito filha d... sacana (pra não falar palavrão) para desviar do tapete: ao sair da bacia ela pisava na borda da mesma e dava um salto direto para fora do box. 


Resultado:

Dá pra acreditar que isso aconteceu três miseráveis vezes!? Uma delas à meia noite!!

Não entendo essas gatas, o que custa pisar no tapete na hora de sair da areia! Será que machuca a patinha? Será que é pirraça? O que é que rola na cabeça de um bicho desses?

Mas sou brasileira e não desisto nunca!! Fui lá e virei a bacia em 90º. Agora não dá mais pra pular dessa distância, Mabs!! E se pular da outra borda, a caixa não vira!!


Olha o rastro de sujeira que ficou no tapete!

Aqui, alguns grãos espalhados!

E por enquanto as coisas estão fluindo bem melhor! Mabel parou de inventar moda, a areia fica mais contida, o banheiro está mais limpinho! Agamabel estão pisando direitinho no PVC texturizado! E eu estou muito feliz, me divertindo muito com as travessuras delas!!

23 comentários:

  1. Ótima dica. Vou tentar também. A caixa da Mina fica na área de serviço então sempre encontro algumas pedrinhas perto da porta cozinha (eca). Se bem que a maior parte das pedrinhas vem do estardalhaço para enterrar o número 2! Xixi ela não enterra, faz e sai (não entendo). Mas o number two, parece que está enterrando caca de elefante... raspa, cava, raspa, cava... e cai um monte de areia pra fora.
    Adorei a manobra da Mabel kkkkkk.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post e dava pra quase fazer outro em resposta. Tentando ser sucinta (hohoho): tentei mil maneiras de que os grãozinhos nômades não passeassem pela casa, tapetes comuns (mais trabalho), aqueles pallets de plástico (escorregavam) e achei ideal o mesmo tipo de tapetinho que comprastes, mas comprei no super, na intuição. Funcionam, mas não retêm toda a montanha de grãos que elas (principalmente a Clara Francesca) carregam no meio dos dedinhos. Torrão: só conheço UMA marca de areia que fica um belo de um torrão, compacto, passoquento e que não se desfaz, a Katzen Klosett (http://www.linkedin.com/company/jc-ind-stria-e-com-rcio-de-produtos-para-animais-ltda) que, infelizmente, não acha em todo lugar. Tinha no BIG, mas no mês passado tive que comprar outra pq estava em falta. Se precisar, ando léguas pela Katzen Klosett que, além de formar os torrões, é bem barata. Se achar, recomendo que faça estoque (eu faço). Quanto às manobras da gataiada, sem comentários, se não vira livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Cris, não retêm a sujeira todinha não. Mas sabe que eu senti que o ambiente ficou uns 90% com menos areia!! Até a parte do banheiro que fica depois do box ficou muito bem limpa depois desse tapetinho! Também acho que sempre fica um grãozinho no meio dos dedinhos! Dessa areia que você mencionou, eu nunca havia visto. Mas se eu achar aqui em Goiânia, seguirei sua dica. Estocar areia é comigo mesmo: debaixo do meu tanque sempre há montes de sacos, hehehe!! Sabe como é: tão ruim quanto ficar sem papel higiênico para os humanos, é ficar sem areia para os bichanos, hehehehe!!

      Excluir
    2. Mais uma reflexão, dois anos depois: estou morando em um apto pequeno agora e as caixinhas estão no prolongamento da cozinha que são as áreas de serviço atualmente. Acho ideal que o banheirinho delas ficasse no meu, no box, como mostrastes, mas te pergunto: secas bem sequinho o chão do box após cada banho? Não mofa na parte de baixo do tapete?

      Excluir
  3. Aqui em casa até que não tenho muitos problemas não, o Shake cavuca cavuca mas não cobre o número 2 e a Juju faz de um jeito perfeccionista, mas raramente espalham areia pela casa e as caixas ficam em um cubiculo na área de serviço ( antes era um banheiro ). Meu problema maior é a Tixa, que nao quer usar mais a caixa de areia, desde que a dupla loira começou a implicar com ela, então a bonitinha faz no tanque, o que agora eu até aceitei já que no começo era pior pois ela fazia na banheira ou na pia do banheiro ( tenho que deixar fechado e nunca esquecer aberto ). Comprei até uma caixa fechada para ver se a danadinha fazia com mais privacidade mas não deu certo. O bom da caixa fechada é que não voa areia. Eu gosto de usar a areia premium cat litter * compro no pet center marginal ), não forma torróes perfeitos, mas também não gruda nas patas, e tem cheirinho suave.

    ResponderExcluir
  4. Você já experimentou misturar a areia com farinha de mandioca? Fica perfeito, os xixis viram torrões durinhos e muito fáceis de serem removidos mas...quando eu fiz em casa a Pink só fazia xixi nesta mistura, o nº2 ela fazia na minha cama!!! A Rutha usou normalmente mas como a Pink não aceitou eu desisti. Eu encontro grãos de areia em todos os lugares, inclusive na minha cama mas como são muitos anos já não ligo mais. O Martim não pisava na areia, ele só pisava nas bordas da caixa, fazia malabarismo mesmo!
    Como a Pink bebe muita água, faz muito xixi! Tenho que trocar todo o conteúdo e lavar a caixa a cada 4 dias, quando tinha a Rutha mal durava 3 dias! Já comprei umas areias mais caras que funcionam muito melhor como a Nature Best que dura 10 dias e ainda dá pra despejar no vaso sanitário mas é difícil de achar por aqui e custa caro. Aqui a caixa também fica dentro de um box de banheiro.
    Depois que o primo Toni tirou um rim ele aprendeu a fazer apenas no jornal (ele fazia lá no hospital veterinário e se acostumou), mas assim que ele faz tem que trocar o jornal. Eu acho bem prático!
    A Pink tá reclamando que estou divulgando as intimidades dela!!!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ja comprei uma "areia" pra gatos que forma ps torroes perfeitos, e da marca DBest que e feita a base de mandioca e oitra a base de algas. Mas como custa um pouco caro, resolvi fazer igual a Lais, usar farinha de mandioca (no meu caso eu nem misturo, substitui 100%), que compro a granel no mercado. Estou muito satisfeita nesse ponto, mas quanto aos rastros, tenho o mesmo problema abordado no post.

      Excluir
    2. Eu ja comprei uma "areia" pra gatos que forma ps torroes perfeitos, e da marca DBest que e feita a base de mandioca e oitra a base de algas. Mas como custa um pouco caro, resolvi fazer igual a Lais, usar farinha de mandioca (no meu caso eu nem misturo, substitui 100%), que compro a granel no mercado. Estou muito satisfeita nesse ponto, mas quanto aos rastros, tenho o mesmo problema abordado no post.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Fique aliviada, o problema não acontece só aí com você! rs
    Por aqui ocorre o mesmo! E o sr. Cookie é todo desastrado na hora de fazer suas necessidades! Espalha areia por tudo quanto é canto e ainda por cima não sabe cobrir o nº 2 (as vezes chega a pisar em cima e eu tenho que ficar de olho para lavar a pata dele! ecaa!)

    Gostei dessa sua idéia do tapete! Vou procurar por aqui!!

    Também prefiro a areia mais fininha (e eles também!) mas na hora de pegar o pipi, o torrãozinho as vezes desmancha! Já tinha ouvido falar de misturar a areia com farinha de mandioca como a Laís falou a cima, mas nunca testei! Acho que vou colocar o tapete e a farinha na areia ( e tomara que Yoshi e Cookie não sejam tão rebeldes quanto a Pink! kkkk)!

    Beijos e até mais!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Livia!! Aqui, estamos no processo de testar areias! Que papinho de gateira! Hahahaha... Alice e chico amam aquela sílica beeem fininha. não curtem areias com grãos grandes, parece que incomoda a patinha. Mas, como tinha ouvido falar que sílica faz mal pra saúde, estava num processo de pesquisa. Temos duas caixas em casa. Uma com pipi cat floral. Realmente, não formam torrões, mas como diz a laís, misturar farinha de mandioca é perfeito (só não é perfeita a sujeira que eles conseguem fazer com a mistura). Tem uma areia feita com trigo, acho que é a limp cat, nunca vi torrões tão firmes, pareciam uma colinha. Mas a sujeira que eles faziam foram da caixa era de matar! Foi nessa tentativa que tb encontrei grãozinho na cama... Mas o preço era o mesmo da sílica. Outra que testamos faz pouco tempo e eu amei foi baw waw (www.bawwaw.com.br). Uma beleza!! Sem sujeira, sem cheiro e biodegradável! Mas dura, no máximo, 15 dias. Não sei se vale a pena, pelo preço. E, nesse momento, voltamos pra sílica, que eles realmente amam! Mas estou bem tentada a passar permanente pra baw waw, ai, sei lá, to em dúvida! Hahahahahaha
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. KKKKKK, ai me Deus que trabalhão hein? Bom, eu não tenho gatos para contar alguma experiência....

    Ainda bem que já está tudo em ordem por aí né? Rsrs.

    Beijos!!!!!!!!! Ótima semana!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Em casa uso uma bacia só para três!!! Isso mesmo. É que o espaço é pequeno demais, e elas não se incomodam de usar o mesmo banheirinho. Só uso duas bacias qdo viajo.
    Uso areia mesmo, pq esses granulados acho muito fedorentos. E, claro, sempre tem marca de patinha pra todo o lado. E como minha estante é preta, sempre vejo patinhas nela rsrsrs.
    Espero que eles tenham se acostumado com o tapete e estejam fazendo tudo direitinho aí! rsrs
    Beijinhossss

    ResponderExcluir
  10. Eu uso 2 banheiros para 2 gatos, mas é mais facil e higienico comprar banheiros e areias proprios para gatos no pet shop é bem mais limpo e prático. bjs !!

    ResponderExcluir
  11. Aqui em casa eu tenho dois banheiros a mais da quantidade de gatos. O recomendável é um. Eu tinha esse problema de areia sair da caixa, virar tudo isso que foi relatado. Resolvi comprando os banheiros tipo toca fechados... acabou esse espalha espalha no ap... e eles ficam mais a vontade na sua intimidade sem ninguém estar olhando o que eles estão fazendo... eles adoraram e deu super certo aqui em casa!

    ResponderExcluir
  12. Aqui em casa, a mamãe compra serragem na madeireira em vez de areia. Não dá odor além de ser fofinho pra fazer pipi. Hehehehe....
    Abraços do Bilbo

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkk tadinha da Mabel! Fazendo de tudo pra não pisar no tapete!! Se eles pudessem falar vc não perguntaria: "mabel, mas que diabos?! Pq não quer pisar no tapete?!"
    Eu uso a limpcat, assim como a ariana! O torrões ficam muito firmes, eu adoro!
    Já usei a pipicat mas justamente por esse motivo (não formar torrão), acabei desistindo.A limp é mais cara, mas acho que vale o investimento pq não fica cheiro de xixi e a areia dura mais pq o xixi não compromete o resto da areia limpa!
    Eu tb só tenho uma caixa para os dois e limpo duas vezes por dia, no mínimo!

    ResponderExcluir
  14. Lívia, quase morri de rir porque aqui em casa acontece a mesma coisa, é granulado pra tudo quanto é lado e pra melhorar a Pretinha tem a mania de tirar a areia pra fora da caixa toda vez que ela vai fazer o n°2, nós já temos uma pazinha de lixo com escova pra juntar a areiada e pra melhorar ela tem alergia e não pode usar granulados muito finos que façam muita poeira. Eu li todos os comentários na esperança de que alguma gateira tivesse encontrado uma solução que se adequasse aos meus peludos. Acho que o negócio é se conformar com granulado na cama, no sofá, no tapete...
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Ri muito! Em casa passo por isso também. No início tinha uma liteira na lavanderia e outra na varanda, mas como fico o dia todo fora de casa, nos dias de chuva chegava e presenciava aquela sujeira de areia + água + areia suja. Então desistimos e deixamos apenas uma caixa na lavanderia. O problema é que nossa lavanderia é tamanho PP e é continuação da cozinha, então os meninos saem lindos e formosos da caixa e deixam rastros de areia, principalmente na cozinha. Eu varro todo dia essa área e nem penso no conteúdo dos grãos de areia soltos. Como o Darwin faz muito xixi, acaba que a areia forma torrões firmes. E o Juca é mais limpinho, toda vez que sai da caixa ele chacoalha as patinhas pra tirar os eventuais grãos de areia grudados.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Juca é educado... a Zuleica sai pulando que nem cabrito, mal termina de fazer suas necessidades! Daí já viu né... chuva de areia!

      Excluir
  16. Nossa... "ainda bem" que não é só comigo... Hoje resolvi revirar a internet pra ver se achava um jeito de melhorar a situação! Areia no sofá, tapete, cama, aparador, estante :(

    Já comprei todos os tipos de areia, hoje uso a DBest, que é ótima, faz excelentes torrões que parecem gelatina (dá pra ver a cor do xixi) e o cocô fica sequinho. Não tem cheiro nenhum! Mas espalha que é uma beleza pela casa e é cara:R$25 o saco que dura 1 semana pras duas. Já tentei sílica, que é muito boa pra gente, mas pra eles não. Elas refugaram, e fizeram xixi no sofá =S

    Tive um desses Banheirinhos fechadinhos tb. Não tinha sujeira na casa, mas a dona Zuleica fez xixi em cima da casinha! Vai entender!

    Coloquei tapetinhos na saída da liteira e até pano úmido, mas elas cavam tanto que acabam puxando o pano pra dentro da areia, isso quando não fazem xixi no pano mesmo.

    Vou tentar esse tapete aí, num tamanho grande elas não devem conseguir movê-lo! Mas a areia, continuo tentando. E olha que tenho gatos desde 1 ano de idade, nunca passei mais de 6 meses sem um felino ao meu lado. Mas agora morando em apartamento o buraco é mais embaixo...heheh

    ResponderExcluir
  17. FARINHA DE MANDIOCA TTORRADA HÁ DE RESOLVER O SEU PROBLEMA!

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...