domingo, 28 de julho de 2013

Quando os planos são outros

Sei que ando meio sumida... é que inventei de fazer um concurso que realizar-se-á em agosto próximo. Acontece que tento estudar, e acabo não estudando como gostaria... e também não consigo fazer mais nada quando tenho uma coisa dessas é enfiada na cabeça! Sumi inclusive de todas as redes sociais e email. Acabei tirando meus 15 dias restantes de férias, o que deixou minha cabeça ainda mais pirada... Para relaxar, só metendo a cara no artesanato. E por fim, fiquei as férias todas inventando artesanato para fazer. E estudar que é bom, nada né!

A verdade é que sou apaixonada por artesanato, tudo o que é craft me agrada. Desde criança já gostava de picotar papel, colar nas caixas de sapato e passar cola branca por cima. Mal sabia que a criança estava na onda do Découpage! E, observadora da vida como sou, não pude deixar de notar algo: parece que vários artesãos são gateiros... e vários gateiros são artesãos!! Já reparei que muitos blogamigateiros da blogatosfera afora adoram ativar o circuito mente-cérebro-mãos! Na hora me vem à mente a Dona Gam e suas bonecas, a Lígia com seus artesanatos e seus quitutes, a Adri e seus belos ponto em cruzes, a Beth e seus panos, a Carol e suas canecas, a Andréia e seus trabalhos lindos, até a tia da Nikita, a Débora, uma artesã de mão cheia!

Quem quiser aprender a fazer uma toquinha de gato de crochê, é só clicar aqui
Eu já comecei a fazer, hehehe!!

Também pelas minhas andanças nos blogs pessoas praticantes de crochê, tricô, ponto em cruz, mosaicos, artes plásticas e outros artesanatos, sempre percebo um gato ou outro na parada!

Gueby, a linda gatinha estrelinha da Elaine, crocheteira famosa na net.

Mel, a gatinha da Iara Capraro, inspiração curitibana para todas as horas.

E quando eu falo desse tipo de pessoal, eu englobo muita coisa mesmo: artes plásticas, esculturas, design gráfico, arquitetura, literatura em geral, corte, costura, teatro, filmes, animes, HQs, jardinagem, tatuagem, programação, toy art, culinária! Sim, muitas vezes, cozinhar e comer é uma arte, apreciado por quem sabe! É tudo que exige sensibilidade, paixão, vontade de aprender, criatividade, uma pitada de talento, e, muitas vezes, um gato do lado para incomodar e agradar!

Gigi, a gatinha da Verô, sempre acompanhando as obras de sua tutora talentosa!

A verdade é que para mim não tem conversa: todo artesão é um nerd! E como todo nerd, ele muito provavelmente será um aficcionado pelo universo Felis catus. E é bem certo que também possuirá um gato.

Cabeçalho do site do Wagner Reis! Esse gatinho preto e fofo sempre aparece nas
vídeo aulas que ele fez no Youtube!

Certeza absoluta que essas pessoas curtem gatos. E muito provavelmente os gatos gostam dessas pessoas! Um inspirando o outro, um dependendo do outro. O gato associado à beleza, a beleza das artes criadas pelos seres humanos... uma sucessão de coisas belas, tornando o mundo um local agradável e prazeroso! Calma, eu não uso drogas! São só inspirações, iniciadas por meus belos felinos!!

E com base nessas inspirações, eu mostro minhas criações de férias de inverno:

Vaso

Esse vaso eu dei de presente para minha mãe, no dia das mães de 1990!!!!!!!!!!!!!!! Não tenho fotos dele do antes (esqueci de fotografar), mas ele possuía uma pintura preto fosca e, no gargalo, possuía duas voltas de sisal. Era até bonitinho, mas já estava bem desgastado. Para piorar, lembro direitinho, ele veio com um cartão de dia das mães pregado com uma fita durex. Minha mãe, ao removê-lo, puxou o durex, que saiu com um pedaço de tinta junto!! Além disso, havia outros descascados também. Descobri a técnica do craquelê justamente com a Iara Capraro e apaixonei desde então. Comprei o Kit da Gato Preto (óbvio, pelo belo e sugestivo nome da marca), passei uma base de PVA branca para cobrir o preto e fiz questão dos cracos ficarem grossos como esses, passando uma camada beeem generosa de verniz craquelador. Para finalizar, enrolei sianinha azul no gargalo, sianinha esta que me traz muito boas lembranças: eu usei-a para enfeitar o Moss (agora Bóris), na época em que estava anunciando ele e o irmãozinho dele para adoção. Veja como ele ficou lindo "sianizado"!

Bóris (cinza) e Pipoca (amarelo): hoje estão enormes!

Fiz também essa cortininha debaixo do tanque da área de serviço. Admito que um armário embutido seria muito mais bonito e elegante debaixo do tanque, mas vejam bem, é um tecido de gatinhos!! Para não furar o azulejo, pelo pavor de furar um cano, coloquei ganchos com ventosas, já que o tecido é bem levinho, dificilmente essas ventosas cederão. Eu amei esse resultado, e não pretendo colocar um armário tão cedo por aqui, mesmo porque a minha pobreza estilosa não permite!

Dá para perceber os gatinhos?

E foi com o Wagner Reis aprendi a fazer ponto em cruz. É muito fácil mesmo, ainda mais para mim, que já faço crochê filet, cujos gráficos são os mesmos do ponto em cruz! Além disso, esse menino fantástico ensina muito bem a arte de bordar. Eu estava doida para fazer esse quadrinho aqui, para colocar na porta do meu apart:

Tem para vender nesse blog, é 8 dólares! 
Então, peguei um gráfico na net e fiz esse aqui abaixo. Não ficou assim, uma Brastemp, mas eu até que gostei do resultado! Ainda falta bordar a moldura e mandar enquadrar! Quando estiver pronto, prometo que posto no blog!

Esse foi o que fiz!

Essa é a Tardis, do Doctor Who. Para quem não conhece, Dr. Who é um seriado de ficção científica britânico, pelo qual eu morro de paixão. Trata-se de um alienígena Senhor do Tempo que tem forma humana, o Doutor, que usa essa espaçonave em forma de cabine telefônica para viajar pelas galáxias e também pelo tempo.

Tardis e o Doutor
A Tardis é, na verdade, mais uma personagem do seriado e é muito importante para o Doutor e todos aqueles que dependem dele. Como disse, por fora ela é uma cabine telefônica comum. Mas por dentro ela é imensa, parece aqueles apetrechos da Hermione, do Harry Potter, como a bolsa e a barraca - acho que objetos assim são bastante comuns na Inglaterra!

Tardis por dentro!!
Por causa desse fato sobrenatural, todos que entram na Tardis não acreditam no que vêem, e por isso sempre acabam indagando: "It´s bigger on the inside!" (é maior por dentro!). Essa frase é um dos carros chefes do seriado.

Tá vendo como todos ficam impressionados?
Detalhe é que gatos possuem uma conotação especial no seriado, vira e mexe são personagens importantíssimos, muitas vezes acabam ajudando a solucionar mistérios!

Olha aí, já desviei o assunto do começo do post, assim como desviei-me de meus estudos!! Acho que minha cabeça é uma Tardis: por fora é pequenininha, mas por dentro é imensa, cheia de conexões, onde sempre começo com um plano e termino com outro...!! It's bigger, much bigger on the inside!!

15 comentários:

  1. Estudos? Nem me fale! Sumi de boa parte das redes e não redes sociais por causa deles e, também, por causa deles que minha artesã interior anda adormecida. mas eu vol-ta-rei hehehehe. Força aí!

    ResponderExcluir
  2. ESTUDAR É MESMO TUDO DE BOM. TEM HORAS QUE A GENTE PRECISA MESMO SE AUSENTAR DE CERTAS COISAS PRA ASSIMILAR MELHOR AS INFORMAÇÕES, FAZ PARTE! ;)
    QUE POSTAGEM MAIS SUPIMPA, COLEGA LÍVIA!
    ADOREI SER MENCIONADA NELA ASSIM COMO TENHO CERTEZA, QUE MINHAS COLEGATEIRAS E ARTEIRAS, TAMBÉM VÃO ADORAR.
    AMOR POR ARTES E GATOS: É FATO!
    PASSE LÁ EM "GAM - PET & CATS" PRA CONFERIR O RESULTADO DO "1º CONCURSO FOTOGRÁFICO JULINO" QUE ROLOU NO BLOG. VOCÊ NÃO PARTICIPOU DESTA VEZ PORÉM, NÃO DEIXE DE ESPIAR. VALE A PENA CONFERIR, TÁ JÓIA! :)
    POSTEI FOFURICES NOVAS EM "GAM DOLLS (2)". FAÇA-ME UMA VISITINHA, LÁ TAMBÉM. SERÁ UMA SATISFAÇÃO RECEBÊ-LA.
    TENHA UMA LINDA NOVA SEMANA.
    UM ABRAÇO BEM BONITO, DA DONA GAM, DA MAUAU, DO GATO-TÔ, DO PHANTOM E DO GATITO!!!

    ResponderExcluir
  3. Também adoro o Doctor Who e acho a Tardis fantástica. Acho que gateiros são criativos mesmo, tem a sensibilidade bem apurada. hehe. Adorei tua Tardis em ponto cruz, vai ficar uma graça emoldurada. O artesanato é uma boa maneira de limpar a mente e ajuda no equilíbrio do pensamento.
    Vou ficar torcendo pelo teu concurso, boa sorte!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  4. Olá, é, muitas vezes precisamos deixar de lado algumas coisas para estudarmos e você fez certo!
    Parece ser legal se descontrair com artesanatos!!
    Boa sorte no concurso!!

    Beijos!!! Linda semana pra ti!!

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de bordar camisetas e ponto cruz em toalhas.
    Boa sorte no concurso, espero que dê tudo certo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Lívia eu também adoro craquelê e não perdia uma aula da Iara Craparo na televisão, é parece que arteiros sempre tem um gatinho por perto hehehe. Não vai esquecer de mostrar o ponto cruz quando estiver com a moldura.
    Beijos, e bons estudos

    ResponderExcluir
  7. boa sorte no concurso. Acho mesmo que muitas pessoas talentosas e ligadas ao artesanato tem gatos. Eu infelizmente não tenho muitos talentos manuais, talvez apenas o gosto pela culinária.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Amamos a toquinha de crochê e já pedimos para a mamis fazer uma para nós !!!! Hehehe...
    Abraços da Frida, Bilbo e Sofia

    ResponderExcluir
  9. Estou nessa esma vibe sua Lívia... sumida com o argumento de estudar, mas estudo mesmo que é bom nada! Mas eu tenho que tomar vergonha na cara, porque estou no penúltimo ano da faculdade e o TCC me espera! hehehee
    Artesanato... sou encantada, mas meus dotes artísticos são muito ingratos comigo! rs Quando menor até fazia ponto de cruz, fazia até direitinho, mas deixei de fazer e hoje acho que nem sei mais pra onde vai! kkkkkk

    Beijos e os gatos como sempre, em toda parte não é mesmo?! hehehe

    ResponderExcluir
  10. Boa sorte no concurso! Eu também sou arteira! Já fiz muitas peças de gatos e mandava pra minha mãe vender em SP porque aqui todo mundo faz artesanato em madeira. Eu faço peças de madeira com guardanapos e tenho uma pasta cheia de guardanapos de gatinhos! A Rutha era minha companheira de artes e soltava pelos em cima das peças ou pisava nas tintas e deixava patinhas coloridas pela casa! Agora eu ando preguiçosa, o último trabalho que eu fiz foi o quadrinho com os pelos da Rutha!
    Beijos
    Laís e Pink

    ResponderExcluir
  11. Olá Lívia!
    Que bacana! Não sabia que você era tão habilidosa!
    Sucesso no concurso!
    Beijos e uma linda semana.

    ResponderExcluir
  12. Pelo que vejo é uma grande paixão sua ..e você deveria investir bastante nisso porqu ete motiva te inspira te faz uma pessoa bem melhor... que legal.. seu trabalho ficou bonito...

    Lá no blog tem sorteio para gateiras de carteirinha. Vem e participa. Estou te esperando. Miauuuuu

    ResponderExcluir
  13. Ainda bem que não sou a única que ando sumida da blogosfera rs. Fazia um mês que não atualizava o Ronron e quase não visitava os blogs dos amigateiros. Hoje tirei a tarde pra fazer isso. Também estou ensaiando voltar a estudar pra mais um concurso público. Ai ocmo é difícil...
    Adorei a cortina de gatinhos! Eu não tenho nenhuma habilidade para artesanato. E olha que eu já tentei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Muito verdade isso né? realmente os gatos amam ver a gente fazendo croche oque seja, eles são tudo e bom!

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...