terça-feira, 17 de dezembro de 2013

PawSense: protegendo seu computador contra as patas dos seus gatos

Tenho certeza absoluta que essa história é bastante comum: você está lá com seu laptop ou seu computador de mesa, todo disposto a trabalhar e eis que chega o gato! Num pulo só, ele sobe no teclado sai pisando em tudo que é tecla, muitas vezes ativando atalhos de teclas (como Ctrl + Alt +  alguma-coisa-perigosa-que-vai-explodir-sua-casa-quando-aperta-com-Ctrl-e-Alt), achando que não está fazendo nada de errado... até que, de repente, ele pisa na tecla Enter e acaba com o trabalho de um ano inteiro (como diriam os Titãs).


www.ondemeugatosenta.blogspot.com
O Pedro soube ilustrar isso muuuuuito bem!!

A Mabel, a exemplo de como os gatos estão conectados em rede e transmitem o mesmo pensamento, adora ficar sambando no mousepad do meu notebook e, por conta disso, tive que desabilitá-lo. E ela é tão craque no assunto, que por várias vezes já desabilitou todos os menus do Media Player enquanto assistíamos a algum filme!!

Mas é interessante como algumas pessoas conseguem pensar em coisas que jamais havíamos pensado antes. Navegando pela net afora, descobri esse programa de computador: o PawSense Catproof, o dispositivo que torna o teclado a prova de patas de gatos! O programa inicia-se automaticamente cada vez que o computador é iniciado e fica ativo o tempo todo e funciona perfeitamente com outros programas.

taskbar with PawSense
Icone do programa: proibido assentar patinhas!!

Ele consegue detectar que é um gato que está pisando no teclado, diferenciando de uma digitação humana por meio dos toques múltiplos que o gato provoca devido a largura e disposição de suas patas.


pawprint patterns on keyboard
Esquema

Assim que o PawSense detecta o gato sobre o teclado, ele automaticamente o bloqueia, gerando a seguinte tela:

Tudo muito bem pensado!

Além disso, o programa emite sinais desagradáveis para o gato para que o mesmo saia de cima do teclado, o que o condicionará a realizar esse comportamento cada vez menos (quer dizer, espera-se, né?), mesmo que humanos não estejam por perto!

Entretanto, isso não acontece se um humano estiver teclando normalmente no computador! Para voltar a trabalhar, depois de um turbilhão de patadas sobre o teclado, é só clicar no botão "Let me use the computer" ou digitar a palavra "human" no espaço reservado do programa. Simples assim e todo mundo sai feliz!!

O programa está disponível para os mais diversos tipos de Windows (XP, Vista, 7, 8), mas não para Mac e, aparentemente, Linux!

19 comentários:

  1. Gatos adoram lugares proibidos rsrsrs
    Ainda bem que tem os que pensam em como salvar isso.
    bjinhosss

    ResponderExcluir
  2. UAU! Que programa super!!!! Coisa de gênio. Testastes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris, testei não, mas vontade de comprar um desse não faltou. De certa forma, consegui resolver o problema da Mabel com uma almofada ao lado do computador. Só que até chegar ate a almofada, é um piseiro só no teclado!

      Excluir
    2. Cheguei a pensar que fosse free. A Benta pisa no teclado, mas é efeito colateral. Ela desfila umas 20 vezes pra lá e pra cá no meu colo e acaba pisando no teclado...

      Excluir
  3. Juca é campeão de fazer aparecer umas coisas na tela. Esse programa é tudo de bom hein?! Mas apesar de algumas desconfigurações, nunca perdi nenhum trabalho importante (ufa..) e tenho que admitir que ultimamente meus felinos deram trégua pro notebook rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. gente, que bruxaria é essa??? O Chico não apenas samba no teclado, ele deita no teclado na minha frente exigindo que tudo fique à disposição dele: computador e eu!

    ResponderExcluir
  5. Lívia,
    Estou pasma! Diferenciar os dedos humanos das patinhas de gatos é demais!!
    A m e i !
    Beijocas em você e nos peludinhos lindos!

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA, COLEGA LÍVIA!
    EITA, TECNOLOGIA MAIS BATUTA, UAI! :)
    ESSE POVO, PENSA EM TUDO. KKK ADOREI!
    AQUI EM CASA, NINGUÉM FAZ ISSO MAS QUE É UM "TREM BÃO", É!
    ACABEI DE POSTAR ALGO SUPIMPA EM "GAM DOLLS (2)". VENHA CONFERIR, MOÇA!
    DESEJO A VOCÊ UMA LINDA QUARTA.
    ABRAÇÃO! :)

    ResponderExcluir
  7. Greetings Livia,
    This is a very common problem with cat owners, like myself. It is a good way to get my attention, when I am working on the computer. The program sounds interesting. I wonder how well it works. Perhaps what language is being typed may cause more "false" alerts, as words are spelled differently. Good Christmas and holiday wishes to you.

    Greg and his cats

    ResponderExcluir
  8. Eu não sei se funciona porque eles querem atenção e ficar grudadinhos na gente, a Pink tá aqui do meu lado falando que vai continuar pisando mesmo!!! Bom saber que os gateiros fazem de tudo para aceitar as peraltices dos gatos!!!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  9. Olá, demorei, mas cheguei! Essas tecnologias de hoje me deixam de queixo caído!

    Beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Linda semana!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Que legal! Todas as gateiras e gateiros precisam de um destes. As vezes eu sou obrigada a desligar o computador porque os gatinhos não desistem de caminhar em cima do teclado, ficar em frente ao monitor, etc...
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Lívia, ainda bem que eu, nesta fase, diminuí sensivelmente meu amor pelos doces. Eu era uma formiguinha (aliás, símbolo da Fenadoce de Pelotas). O pior é que realmente os doces são feitos no capricho e estão em cada esquina da cidade.

    ResponderExcluir
  12. Adorei essa idéia, parece bem legal. Agora os gatos daqui de casa comemoram pois meu sistema é da MAC, entao vao continuar pisoteando o teclado tranquilamente, quem mais faz isso é a Tixa.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Que legal! Uma excelente ideia. A mamãe vai adorar. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  14. Adorei o programa! Esse povo tem é imaginação, onde eu iria pensar em criar um programas desses?! rsrs Pena que é pago não é? (Nem tudo é perfeito! hahaah) O Yoshi que adorava pular e sapatiar em cima do teclado! Mas o Cookie é bem comportado!

    Beijos pra todo sistema!!!

    ResponderExcluir
  15. Acho que todos os gatos são iguais a minha tela vive com marcas de patinhas kkk

    ResponderExcluir
  16. Lívia,

    Eu levo cada susto com meus amores saltitantes.

    Quando eu menos espero.....pummm...pulam sobre o teclado e.,..

    Depois vou procurar com calma esse programa e tentarei instalar...será que consigo?

    beijinhos,

    Tenham uma linda semana,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  17. Que legal !!! A mamis não sabia deste programa !!!
    É uma pena que ele não é free, ou será que isso é bom ? Porque assim nós podemos continuar pisando no teclado sem ter que ouvir os sinais desagradáveis desse programa !!!! Hehehe....
    Um miau da Frida e do Bilbo

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...