sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Desativando o centro de replicação do hardware felino: mitos e verdades sobre a castração - Parte 1

Se tem uma pessoa mais chata do mundo em relação à castração... esse alguém sou eu!! Sim, pois eu convivo com gatos há anos e a história é sempre a mesma: aquela gata linda, peluda, diva, uma hora entra no cio, e em dois meses elimina subprodutos de sua fofura. Os filhotes, são maravilhosamente lindos, mas possuem três destinos: 

  • ou arrumam donos (provavelmente tão irresponsáveis como o da mãe dos filhotinhos – e não irão castrá-los também); 
  • ou viverão à própria sorte na rua (neste caso, se a mãe foi previamente abandonada); 
  • ou serão despejados em algum lote baldio para viver à própria sorte, porém sem a mãe, sem o dono, sem UM dono, sem NINGUÉM!!


Essa duas últimas histórias se desdobram em mais duas: 
  • ou algum demônio transvestido de ser humano irá maltratar, mutilar e matar essas pobres criaturas, causando ainda mais dor e sofrimento à situação; 
  • ou algum anjo transvestido de ser humano irá acolhê-los, levar para casa, arrumar um dono, ou ficar com eles! 
Mas o pior da história é para este último, que geralmente já está no limite da quantidade de gatos na sua casa! Ele não pode fazer mais nada, mas se sente (injustamente) na obrigação de fazer, porque algum irresponsável acabou criando toda essa situação!


Gatinhos do Viva Gato
Historinha deles disponível no blog Viva Gato

Muitas pessoas não castram seus animais por vários motivos: falta de dinheiro, falta de coragem, falta de tempo ou falta de vergonha na cara mesmo!! Talvez, ainda, o fator mais chatinho na castração seja o preço! Mesmo assim, há várias ONGs nas cidades por aí afora, um veterinário mais solidário ou uma ou outra prefeitura capaz de fazer castrações a preços acessíveis, fora os mutirões de castrações (quando existentes), para aqueles não possuem uma renda tão favorável. Mas se não tiver como, oras, não sendo a morte, para tudo dá-se um jeito!! Economiza-se no par de sapatos, na festinha do fim de semana, no celular do último modelo... sei que não é fácil, alguns não tem nem de onde tirar! Pede um prazo, um parcelamento ao veterinário, um desconto à vista... acredite, tudo é possível nesse mundo!! E, acredite, é o dinheiro mais bem pago da face da Terra!! Castrando seus animais, você evita:

Brigas
Marcações territoriais

Gravidezes indesejadas

Fofuras abandonadas
E outras dores de cabeça!
Fora isso, a castração é algo extremamente simples: basta remover as partes programadas para a reprodução do produto felino, ou seja, útero e ovários nas fêmeas e testículos nos machos, e tudo está resolvido!! O maior cuidado que o programador de felinos, ou seja, o cirurgião veterinário, deverá ter na hora é com a anestesia e com a hemorragia provocada pelos cortes no aparelho.

Planeta dos Filhotes

Em relação à anestesia, são raríssimos os casos de complicação. O veterinário competente irá saber calcular a dose correta do fluido para que o produto felino não seja danificado! Não pode ser nem a menos, para que o objeto não sinta nada, óbvio, mas também não pode ser a mais, para não causar a perda do felino por paradas cardíaca ou respiratória (ou os dois)!! Hoje em dia, os laboratórios veterinários fazem anestésicos de excelente qualidade, e muitas vezes, anestesias consideradas de maior risco estão sendo usadas sem problemas com o uso da associação entre elas e outros elementos considerados importantes para a manutenção do aparelho felino geral! É a chamada anestesia dissociativa, dificilmente irá produzir danos, mas como foi dito, se usado da maneira certa!!

Além da dissociativa, existem outros tipos de anestesia, como a inalatória, considerada muito mais segura, entretanto de maior custo; a sedação em associação com anestesia epidural, além de outras menos utilizadas na medvet.

Em relação à hemorragia, também com a competência do veterinário, ela será a mínima possível. Gatos sangram bem menos na hora de uma cirurgia do que cães. O mais importante na hora da castração é a ligadura perfeita dos principais pedículos remanescentes: ovariano e uterino na fêmea, e o funículo espermático com o plexo venoso nos machos. Quanto à pele, músculos e outras estruturas, estes irão diminuir o sangramento gradualmente, tão logo todas as fendas forem suturadas!

Gata sendo preparada para castração pela região do flanco.
Via
É importante realizar exames pré operatórios, para saber se o sistema imunológico, sanguíneo, entre outros, do felino apresentam algumas falhas de funcionamento. Em caso positivo, sana-se o problema antes da realização do procedimento cirúrgico. Caso contrário, opera-se o felino com as ferramentas necessárias!

O objeto felino irá receber doses diárias de medicamentos, como antibióticos e anti inflamatórios, por um curto período de tempo, para prevenir dores e/ou infecções, afinal de contas, abrir um buraco em qualquer um causa dor e entrada de bactérias, mesmo que sejam tomados todos os cuidados para se evitar isso!

Também poderá ser necessária uma proteção extra para evitar que o objeto felino fique futucando o local da cirurgia, e não transformar uma simples feridinha em um buraco negro escancarado!

Mabel, ao ser castrada,
protestando contra o colar utilizando uma carinha produtora de dó!

Hoje em dia, as técnicas de castração acabam se tornando minimamente invasivas, graças à técnica do gancho na castração das fêmeas. Nesta, o corte é de no máximo 1 dedo, o suficiente para que o gancho seja inserido e puxe o corno uterino junto com as demais estruturas. Depois de expostos, são devidamente retirados e o músculo e a pele, suturados e #prontocabou!

Ferida de castração em fêmea operada pela técnica do gancho.
Felinos Urbanos

Angelina, gatinha de 2 meses, logo após ser castrada.
Percebam o quão pequena é a incisão!
Aliás, a Angelina está disponível para adoção! Interessados, deixar comentário!
: ) Atualização: Já foi adotada!!!!

Já com os machos, a coisa é ainda mais simples. Um pequeno (ou dois) corte é feito na bolsa escrotal para a exposição dos testículos e sua correta remoção. É tão simples que nem se costuma dar pontos, já que a própria bolsa, agora vazia, irá murchar e cicatrizar em pouco tempo.

Podem acreditar, isso não é maldade para com o animal!
 É a solução para muitos dos problemas que nós criamos para eles, ao domesticá-los!!
Via
Terminado todo esse processo, o gato estará apto a não se reproduzir nunquinha, nunca mais!! E ainda te surpreenderá com itens adicionais vantajosos, mas que vamos ver no nosso próximo encontro! Não saiam daí, continuem seguindo o sistema I/O Gatos e não deixem e se surpreender!

Até lá!!

16 comentários:

  1. Concordo em gênero, número e grau! Sou fã e entusiasta da castração, realmente um dinheiro super bem empregado! A gente fica tranquila, pouca as gatas de sofrimento e os gatinhos de sabe-se lá qual destino incerto. Não há lares para todos, então castração é a solução. Ótimo post, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto para conscientizar as pessoas sobre a importância da castração.
    Parabéns pela postagem completa e objetiva.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. A nossa mamis achou muito legal este post !!!! Bem explicado !!!!Hehehe...
    A carinha da Mabel tá muito fofa !!!!Hehehe....
    Tenham um ótimo fim de semana !!!!
    Um miau da Frida

    ResponderExcluir
  4. Castração é um gesto de amor e responsabilidade!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto, concordo plenamente. Acho que faltam campanhas para estimular a castraçao.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post! Muito bacana!
    Fiz dois posts sobre a castração, pra ver se ajuda na conscientização!
    Quem cuida castra!

    Beijos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo e explicativo texto.
    Com certeza, melhor coisa é a castração, evita muita dor de cabeça e problemas pros felinos tbm.
    Minhas três, apesar de não terem acesso à rua, estão castradas.
    Espero que mais pessoas se conscientizem disso, pois dá dó ver tantos gatinhos abandonados por aí.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. A castração é um descanso para os donos e para os animais também. É lamentável que muitas pessoas não entendem isso. Adorei o post.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a postagem colega blogueira. É um tema a ser sempre trabalhado... Aqui em Fortaleza trabalho fortemente a castração com Ong´s e sociedade que tem e cria gatos... Além de conscientizar os gestores o apoio as Ong´s que executam este trabalho com responsabilidade. Lambeijokas felinas!!! Miauuuuu

    ResponderExcluir
  10. Castração é a melhor solução!

    soltandooosbichos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Querer é poder. Ganho um salário mínimo e castrei meus 4 gatos. 3 Meninas e um Menino. Encontrei um veterinário bondoso que castrou cada um por 100,00 reais, ou seja 400,00 todos, quase o que ganho por mês. Mas meu dinheiro é abençoado e não passo necessidade, nem eu nem meus gatos, todos andamos bonitos e saudáveis e com o bucho cheio. Com Deus pouco é muito, sem Deus muito é pouco!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Julio Célio, primeiramente, seja muito bem vindo ao nosso Sistema I/O Gatos!! Gostaria de dizer que são comentários como o seu que me dão ânimo e imensa felicidade nessa vida! Posse responsável, ou seja, cuidar de um animal com todo o zelo, todo o carinho, oferecer a ele condições necessárias para uma vida saudável, é papel fundamental de toda a pessoa que se diponibiliza a tutelá-lo! E é como você mesmo disse: querer é poder! Para aqueles que realmente se empenham, fica fácil cuidar bem de seus animais, mesmo com o pouco que lhes são disponíveis! Eu, por muito tempo tive um salário bem minguado, mas meus bichos sempre foram bem tratados e bem cuidados! Hoje, com um salarinho um pouco melhor, procuro ajudar aqueles que não podem, pois sei que não é fácil mesmo!

      Eu fico tão feliz de saber que existem pessoas como você, tão especiais, com esse sentimento de amor por todos os integrantes da sua família! Espero que existam inúmeras outras pessoas que pensam e agem dessa forma! Te desejo de coração profundas felicidades, paz, amor, e que continue tendo cada vez mais condições de cuidar de todos os integrantes de sua família, tantos dos seus anjinhos de 4 patas e também os demais humanos, hehehe!!

      Beijinhos!!

      Excluir
  12. Excelente texto, Lívia, com dicas e esclarecimentos importantíssimos para nós!

    Acredito que as escolas deveriam incluir em seus currículos, aulas que conscientizassem seus pequenos desde cedo sobre o que acontece com os animaizinhos neste planeta.

    Amor, respeito, iniciativa para o bem, aprende-se na família e na escola.

    Quanto mais pessoas cientes e cooperativas, menos crueldade animal teremos.

    Adorei a carinha de dó da Mabel, espero que ela já esteja super bem!!

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  13. BOA TARDE, COLEGA LÍVIA E TURMINHA!
    AI... EU TENHO QUE CONFESSAR QUE NO DIA QUE FUI BUSCAR O PHANTOM, APÓS A CASTRAÇÃO, QUANDO O PEGUEI ANESTESIADO E COM A LÍNGUA PRA FORA, EU CHOREI... BUAÁÁÁ!!! JÁ PASSEI DUAS VEZES POR FELINOS AGONIZANDO NO MEU COLO. QUANDO VI A CENA, NÃO AGUENTEI. SÓ FIQUEI MAIS CALMA QUANDO ELE COMEÇOU A QUERER LAMBER UM SACHÊ PRA GATOS, AINDA COM A LINGUINHA DE FORA. KKK
    MOÇA... PUBLIQUEI UMA TAG EM "GAM DOLLS (2)" E INDIQUEI VOCÊ PARA PARTICIPAR. DÊ UMA PASSADINHA POR LÁ. NÃO É OBRIGATÓRIA A PARTICIPAÇÃO. UM SIMPLÓRIO COMENTÁRIO SOBRE A POSTAGEM, JÁ ME DEIXARÁ SATISFEITA. ;)
    DESEJO A VOCÊ UMA LINDA NOVA SEMANA.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ!

    ResponderExcluir
  14. c'est très intéressant,
    merci
    ronrons d'Opale et Sonye

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...