quinta-feira, 17 de abril de 2014

Desativando o centro de replicação de protótipos: mitos e verdades sobre a castração pediátrica.

Bom, galère, chegou a hora de causar!! Hoje vamos falar sobre a castração de filhotes, um assunto polêmico, delicado, novo porém antigo e que gera discórdias e brigas, inclusive dentro da própria classe veterinária, mas que, na minha humilde opinião, produz resultados visivelmente satisfatórios, e que ainda carece de muitos estudos.

Anh, o quê? Como assim, me castrar?!

Como todos sabemos, os seres vivos possuem uma fase infantil em sua vida, que logo é seguida da puberdade, cheia de hormônios, vontades, químicas, e atitudes polêmicas! Nos cães e gatos, essa fase costuma ocorrer por volta de 6 a 8 meses de idade, podendo ser mais precoce nas fêmeas do que nos machos. Claro, como tudo na vida biológica, nem sempre as coisas são assim, tão exatinhas. Por isso, podemos presenciar animais entrando na puberdade mais tardiamente, após os 8 a 10 meses... mas também pode ocorrer de entrarem na puberdade mais precocemente, tipo uns 4 a 6 meses! Exemplo: Mabel, que entrou no cio com 4 meses de idade!

E assim que entram na puberdade, eles podem começar a se procriar. Como já disse nos posts anteriores sobre castração, com os animais vivendo sob nossa tutela (irresponsável, na grande maioria dos casos) isso se configura um grave problema sócio ambiental, já que a procriação irregular dos animais domésticos apenas gera mais abandono e sofrimento a essas pobres criaturas.

Parabéns, papai!! São três meninos,
para você cuidar pelos próximos 10 a 15 anos!!

É nesse ponto que a castração pediátrica se torna bastante eficaz. Ela é feita basicamente nos mesmos moldes da castração de adultos. Os medicamentos anestésicos são praticamente os mesmos, assim como os materiais de sutura, os medicamentos pós cirurgicos, etc. Porém é realizada a partir de 45 dias tanto em cães como em gatos, tanto em machos como em fêmeas, por isso, a dose dos medicamentos deve ser bem adequada, a fim de diminuir os riscos. Médicos Veterinários, especialmente os norte americanos, vêm praticando essa modalidade de castração há mais de 25 anos, os resultados são praticamente os mesmos esperados na castração adulta, e a segurança no procedimento também se configura de maneira equivalente. É sempre importante salientar que toda cirurgia representa um risco a qualquer ser vivo, independente da sua simplicidade, observando que o risco sempre aumenta quando nos referimos a animais idosos, imunosuprimidos, doentes, entre outros, bem como também os infantes. Porém a castração de animais considerados bebês é feita com técnicas tão rápidas, seguras e modernas, que dificilmente se presencia alguma adversidade! Experiência própria!!

Acredite! Seu gatinho pode ser castrado antes da adolescência sim!!

Bom, mas é por tudo isso e mais um pouco que essa técnica é recheada de controvérsias! Enquanto a briga fica entre a comunidade leiga, tudo fica mais fácil de se resolver. Mas quando ela atinge a comunidade técnica, aí meu amigo, é difícil!

Na própria faculdade de veterinária, eu aprendi que não se deve, de jeito nenhum, castrar os animais antes dos 6 meses de idade, pela necessidade da presença dos hormônios reprodutivos no desenvolvimento completo para o animal, o que pode ser atingido, por exemplo, com o primeiro cio. Um dos pontos mais enfatizados, é teoria da presença da testosterona para a perfeita formação da uretra peniana dos machos, o que acarretaria maior índice de obstrução da mesma! Além de muitas outras teorias já reafirmadas em torno desse assunto! Assim saí, achando que estava pronta para o mundo!

Mas depois de começar a encarar a prática, e após tantos atendimentos, entre eles, os das primeiras Ongs de proteção animal de Goiânia, comecei a perceber que o buraco era bem mais embaixo! Muitas protetoras já me pediam para castrar animais com idades inferiores a 4 meses (apesar da minha inicial resistência), pois era bem mais fácil doar filhotes, ao mesmo tempo em que elas não queriam praticar a doação de animais não castrados, devido a problemas bem conhecidos! Além do que, logo começamos a perceber a grande quantidade de fêmeas pré pubescentes que já estavam entrando no cio, talvez por estarem em um ambiente seguro com um grande número de animais, alguns até com altos níveis de hormônios por não estarem castrados!! Pensa numa fêmea no cio, no meio de tantos outros machos... dentro de um abrigo para animais, que frege dos infernos seria!!

Castração de cães filhotes, macho e fêmea.
Métodos simples, rápidos e seguros.
Via Felinos Urbanos

Em pouco tempo, os machos e as fêmeas castrados quando filhotes já estavam bem adultos... e os fantasmas foram desaparecendo, nada era aquilo que parecia ser!! Não vi nenhum gato macho com problema uretral, nem cadela fêmea com incontinência urinária! Não vi animais com diabetes nem problemas de pelo!! Não vi animal quebrando os ossos a toa! Não vi nada de anormal relacionado com as castrações precoces que eu havia feito anos antes! Obesos? Vi alguns, cujos donos transbordavam os potinhos de ração, além de os entupirem de comida caseira! Moral da história: ainda temos muito a aprender!! Não quer dizer que isso absolutamente não tenha ocorrido, isso não sei dizer, pois cito os animais com os quais ainda convivi por um tempo! Tem muita pesquisa ainda a ser feita, só acho!!

Felinos Urbanos

Mas independente das controvérsias, comecei a reparar que castrar os animais bem novinhos traz muito mais vantagens do que desvantagens! Como vantagens, podemos citar:

  • Menor custo, pois usa-se muito menos material, sem contar que o tempo da cirurgia é bem menor. Além disso, a anestesia parece ser bem mais efetiva nos animais mais jovens;
  • Recuperação muito mais rápida, algumas em tempo recorde! Já vi gatinhos voltando da anestesia depois de alguns minutos, e três dias depois, a ferida cirúrgica completamente cicatrizada!
  • Os filhotes são mais engraçadinhos e menos assustados e estressados do que os adultos, o que facilita no manejo da pré anestesia e também na recuperação posterior!
  • Menor perigo de hemorragia, por possuírem vasos sanguíneos menos calibrosos.
  • Elimina o risco da fêmea entrar em qualquer cio, e cá entre nós, cio é um saco!!
  • Aumento no tamanho do animal, pois os hormônios reprodutivos não mais causarão interferências na matriz de crescimento do osso! Bom, gente, isso pra mim é vantagem: acho lindo gatos imensos!
  • Diminuição de problemas relacionados a hormônios, tais como câncer, já que os mesmos aumentam a incidência do aparecimento de alguma célula considerada cancerígena!
  • Diminuição do aparecimento de criadores de fundo de quintal. Se todos os bons gatis e canis vendessem apenas filhotes castrados, evitariam a futura procriação clandestina desses filhotes.
  • Do mesmo modo, a doação de filhotes castrados também diminui a incidência do abandono de futuras crias que esses animais viriam a ter.
  • Além de todas as vantagens relacionadas com a castração, já comentadas aqui no blog, só que ocorrendo bem antes do animal virar adulto!!

Como desvantagem, tem apenas uma só que eu observo: o risco cirúrgico e anestésico, que pode ser perfeitamente diminuído com a correta administração e dose dos medicamentos!!

Durante minha prática, alguns colegas da comunidade científica veterinária já comentaram para mim: "bom, para os animais de abrigo pode, né! Mas para os meus clientes de animais de raça e também para os meus animais, eu não indico!!" Cada um, uma cabeça! Eu não interfiro na conduta médica veterinária de nenhum colega! Mas eu, como veterinária, amante dos animais, defensora da posse responsável, indico sim a castração pediátrica para qualquer animal, bem como os meus, os quais muitos também foram castrados precocemente, assim como os de raça, os sem raça definida, os abandonados e os tutelados!! Não vejo contra indicação, não vejo problemas e nem fantasmas! Apenas benefícios na maioria absoluta dos casos!

Bom, esse é meu relato pessoal que gostaria de passar. Mas na net afora há outros relatos.

O Orfanato de Gatos, o Operação Gatos de Rua de Blumenau, o Felinos Urbanos de São Luis do Maranhão, o Gato Verde, a Confraria dos Latidos e Miados, o Programa Focinhos Gelados, além de muitos outros blogs e sites dos quais não estão me lembrando nesse momento, fazem outros comentários a respeito da castração precoce. Indico para aqueles que não possuem conhecimento veterinário e amam seus animais, querendo o seu bem estar acima de qualquer outra coisa, e também algumas outras informações complementares.

Pois é, manofera!! Entre o céu e a terra
existem muito mais coisas do que sonha
a nossa vã filosofia!!

Já para os vets, o site do Great Danes Online possui um artigo científico em inglês, bastante elucidativo, com links (alguns ainda estão ativos) que direcionam para outros estudos, explicando as vantagens e os resultados de avaliações de castrações precoces. O Chai Online também tem uma matéria excelente, assim como o Vet Info! Em contrapartida, alguns artigos científicos publicados no Brasil, como os da Qualittas e da Scielo, ainda parecem ter muita resistência em relação à castração pediátrica! Aqui os deixo para quem quiser se aventurar. De qualquer modo, são artigos bastante diferentes do que eu venho presenciando na prática, bem parecido com o artigo científico que "comprovou" que ser vegetariano ou deixar de ingerir carne causa câncer, asma e problemas mentais!!! Vai entender!

É cada uma, que parece duas!! ¬¬

"Para finalizar, deixo as palavras do Dr. Dick Rosebrock, que faz parte do PROGRAMA DE ESTERILIZAÇÃO PRECOCE dos E.U.A, que desde 1984 realiza castração precoce de animais em abrigos e de particulares.

"As pesquisas disponíveis sobre os efeitos físicos e comportamentais de curto e de longo prazo da castração pré-pubescente em cães e gatos demonstram a ausência de qualquer resultado adverso. Com base nestas informações, a American Humane Association (Associação Humanitária Americana) apóia esta prática como uma solução viável para a diminuição da superpopulação de animais de estimação e da tragédia decorrente da morte de muitos deles. A prática da esterilização precoce também é endossada pela American Veterinary Medical Association (Associação Veterinária Americana), pela American Animal Hospital Association (Associação de Clínicas Veterinárias Americana) e pela California Veterinary Medical Association (Associação Veterinária da Califórnia).

Pessoalmente, eu endosso este programa entusiasticamente. Tenho participado ativamente do Programa de Castração Precoce e o realizei em aproximadamente mil animais. Não constatamos nenhum resultado negativo. Muito pelo contrário: os seus donos geralmente consideram estes animais como os melhores que já tiveram!""

Final do texto escrito no blog Operação Gatos de Rua, cujas as palavras faço as minhas e me identifico verdadeiramente!!

Bom, e se alguém quiser falar sobre, vamos bater um papo aqui nos comentários, ou pelo iogatoss@gmail.com! Sem ressentimentos!

14 comentários:

  1. Olá Lívia!
    Como sempre arrasando nas postagens!
    Olha, li atentamente e concordo que a castração precoce só traz benefícios. Meus cães foram castrados antes dos seis meses, as fêmeas, foram castradas antes do 1º cio. Não houve absolutamente nenhum problema. Não engordaram, comportamento excelente...tudo perfeitamente normal. A única coisa que percebi foi o aumento do tamanho, que como você, prefiro os mais encorpadinhos. A Vicky cresceu mais que seus pais e ficou sem dúvida, mais bonita, inclusive a pelagem, percebi diferença pra melhor também.
    Sou favorável a castração precoce por tudo que você citou no texto e por experiência própria, aprovo 100%.
    Beijos e um ótimo feriado ao lado de sua família e de seus lindos e amados gatinhos. ♥

    ResponderExcluir
  2. Importante é os nossos irmãos animais ficarem bem. Já vi muita pseudo-pesquisa dizer várias coisas, mas para verificar a validade destas pesquisas é necessário avaliar todo o método utilizado e como os autores chegaram a tais conclusões. No caso da prática, do dia-a-dia, de uma veterinária, esta pode verificar empiricamente o que ocorre na verdade, na realidade, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Cris, eu não quero desmerecer as pesquisas, acho que elas são muito importantes. Só acho que deveriam atualizar as pesquisas a respeito da castração pediátrica mo Brasil. Ao ler essas que postei, sinto que apenas são resenhas de outras pesquisas, o que dificilmente acrescenta em alguma coisa, como também cria um exército de abitolados que nunca irão ousar mudar o que está no "protocolo". Os únicos prejudicados nisso tudo, infelizmente, são nossos pequenos irmãos!! Quando fiz essa postagem, só me lembrei de uma recém formada que quis brigar comigo por causa disso, há uns dias atrás, e queria mostrar a ela que, por experiência própria, podemos agir de modo diferente e que este poderá ser muito proveitoso!! :)

      Excluir
  3. Sou leiga no assunto, mas sempre encarei o assunto como algo natural. Quando adotamos a Amy, com cerca de 2 meses, a primeira coisa que eu queria fazer era castrá-la, mas a vet achou melhor esperar ela ficar um pouco maior, então vamos castrá-la esse mês.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lívia, não sabia que havia tantas controvérsias sobre esse assunto!

    Alguns dos meus amores foram castrados bem novinhos.

    Mês que vem será a vez da cadelinha Bluebell...ela chegou agora tem menos de um ano e já estou ansiosa para fazer a cirurgia.

    Desejo-te lindo, domingo recheado de amor e alegria ao lado da família e peludinhos!

    Feliz Páscoa,

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lívia, castração só traz benefícios. Mina foi castrada com 1 aninho e Johnny com 5 meses, são super saudáveis e felizes. Se eu soubesse da possibilidade, Mina teria sido castrada mais jovem. Bjss

    ResponderExcluir
  7. Oi Lívia, como acabei de passar pela experiência de castrar os meus cinco filhotes posso dizer que fiquei aliviada depois de ver todos castrados. Duas das gatinhas entraram no cio precocemente e a veterinária não fez nenhuma oposição em castrá-las, tudo correu bem e não me arrependo, é muito estressante ter gatas no cio em casa. Todos os 5 estão felizes!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lívia!!
    O Chico foi castrado com quatro meses. Nem é tão pediátrico assim, mas ele era pequetinho. Uma veterinária não quis fazer justamente com medo dos problemas na uretra, mas procuramos outra que topou. Percebo que pra ele os benefícios foram ainda maiores do que pra Alice que já foi castrada quase mocinha, com mais de seis meses. O Chico não engordou e cresceu mto! Agora mesmo, ficou 45 dias confinado e não engordou nada!! Sem contar que, com pouco mais de um ano, a ortopedista percebeu pelos Raio X que ele ainda estava crescendo!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo post! Amo seus alertas e cuidados Lívia!
    Realmente há muitas vantagens mesmo em castrar quando filhote!

    Beijos!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. As minhas bichinhas mais velhas foram castradas já adultas. Deram um trabalhão danado, pois já tinham cio e ficavam inquietas.
    Já minha caçulinha Jasmin foi castrada criança, com uns 4 meses apenas. Foi a melhor coisa. Não deu trabalho, foi uma recuperação super tranquila, e parece que ela sentiu menos que as outras, de fato.
    Eu acredito que valha a pena castrar mais novinho, pois depois de certa idade o animal realmente fica mais estressado e isso dificulta muita coisa.
    Beijinhos, adorei o post!

    ResponderExcluir
  11. Os meus gatos foram castrados com 6 mesespor causa do veterinario que achava melhor mas por mim gostaria que fosse bem mais novo...

    ResponderExcluir
  12. Muito legal este post, Lívia !!!!
    Tenham um ótimo domingo !!!!
    Um miau do Billbo

    ResponderExcluir
  13. Olá, concordo plenamente com vc, mais animais castrados e menos animais abandonados!
    Gostaria de tirar uma duvida com vc, a dois dias atras, fiz a castração pediátrica na minha bebezinha felina de 3 meses, castração realizada naqueles mutirões de Ong's protetoras de animais, quando fui busca ela me disseram que não era necessário dar nenhum remédio para ela, apenas limpar o ferimento e passar algum spray tipo rifocina, mas quase todos os textos que eu leio sobre o assunto falam que o animal tem que tomar algum remédio além do que é colocado no curativo... Ela estar usando o colar Elizabetano pq sem ele ela fica mordendo os pontos, mais mesmo assim tenho medo de a cicatrização dela se difícil por falta da medicação, vc acha necessário o animal tomar alguma medicação após a cirurgia??

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...