quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Melhoria de layout: cortando as unhas do seu gato

Quem tem gatos, e também quem não tem, sabe que as unhas inteiras dos bichanos podem causar, digamos assim, algumas inconveniências!
Esse é o Lupe, eu doei para uma senhora! Ele deve estar pesando uns 7 kg, e não é gordura!!!

Na natureza, os felinos usam suas garras para brigas, tanto intraespécies (acasalamentos, por exemplo) como interespécies (proteção de territórios, alimentos e de crias), para a caça e predação e também para subir em árvores ou escalar, de modo que possam atuar como grandes gatos! Sabemos o quanto as garras são importantes para a manutenção desse belo espécime!



Nos grandes centros urbanos, os gatos que têm acesso às ruas também precisam muito de suas garras, principalmente para se livrar de certos apuros, como um cão, outros gatos, ou mesmo do pior e mais terrível predador e matador do planeta: o homem! Também usará suas garras para subir em árvores, voltar para casa, ou eventualmente caçar um calango ou um pássaro!

Para os gatos que não têm acesso às ruas e só ficam dentro de casa, as garras também são muito utilizadas, especialmente para decoração de interiores, como rasgar cortinas, sofás, box de camas, etc, etc, etc...

Isso acontece porque o gato tem essa necessidade gastar as unhas! Sim, como qualquer outro mamífero, o processo de crescimento de unhas exige que as mesmas sejam constantemente aparadas ou aprimoradas para cumprir com suas tarefas de unhas! Para nós mulheres, isso é ótimo! Mas os gatos não possuem (e também não sabem usar) lixas, alicates, afastadores de cutículas, alicate de cutícula, bases de unhas, adesivos, plaquinhas da Konad e nem esmaltes holográficos em 3D da Ana Hickman!

Non, isso non ecziste!
Como eu já havia mencionado em uma postagem sobre como se adaptar-se à vida com gatos, o felino precisa afiar as unhas, é um processo fisiológico, assim como comer e beber água! Além de desgastá-las, o afiar de unhas em objetos permite que gato deixe o cheiro e as marcações das unhadas no local, confirmado que aquele local é dele, o que consequentemente o torna mais confiante e relaxado!

Mas, para algumas pessoas, essa atitude felina, infelizmente, é um motivo de discórdia e intolerância! Já fiquei sabendo de gente (próxima) que desfez do gato (da pior maneira que vocês podem imaginar, aff), só porque o gato (só porque era vira latas - hein???), rasgava as cortinas. Para pessoas assim, além de dar a resposta do tipo " por se tratar de um ser desprezível, você não serve para possuir um belo espécime felino" costumo dizer que há salvação para que seus gatos não estraguem seus mobiliários!

Fotoshearch

A primeira coisa que eu sempre digo é: lance mão de um arranhador! Coloque-o, de preferência, em locais próximos aos móveis os quais seu gato possui uma certa preferência por arranhar. Para facilitar a atração pelo arranhador, borrife catnip liquido em spray pelo poste inteiro. Esse spray é muito fácil de achar em qualquer pet shop por aí! Desse modo, o gato vai se habituando a arranhar o poste e passará a arranhar cada vez menos os móveis!

Exemplo de catnip spray
Pet Compre

Outra dica que eu dou, um pouquinho mais radical, e que exige um pouco mais de habilidade do possuidor de um modelo felino, é o corte das unhas dos gatos!

Wow Much Cate

Cortar as unhas dos gatos não é tão difícil como parece, mas exige uma certa prática e paciência, principalmente no início. Gatos não habituados a terem suas unhas cortadas vão fazer um inferno até que você desista da tarefa! Talvez, a princípio, seja necessária a ajuda de uma segunda pessoa, para segurar o gato, mas com o tempo, dá para firmar o bichano entre as coxas para se conseguir essa façanha! Não riam, eu faço assim!

Depois de aprender a segurar o gato, você precisa ter em mente que não se pode cortar a unha em qualquer comprimento. As unhas dos gatos não são como as nossas, onde a parte da carne pregada na unha está somente nos dedos. Nos gatos, há carne na unha fora dos dedos também! 

Estão vendo a parte rosa abaixo da linha vermelha?
É o sabugo da unha, tem carne lá dentro!!

E, como todo mundo sabe, onde tem carne, tem vasos sanguíneos e nervos. Ou seja, se você cortar nessa carne, vai sangrar... e vai doer, muito provavelmente em você também, pois o gato vai acabar te mordendo por isso!! E quer apostar quanto que nunca mais na sua vida você conseguirá pegá-lo novamente para cortar-lhe as unhas?!

Então, veja o esquema de onde exatamente você irá cortar a unha do seu gato para não machucá-lo:

Bem na área pontilhada!
Amor e Miados

Na prática isso corresponde a cortar assim:
Ou seja, é só a pontinha mesmo!!
Não é igual à unha do cara que está segurando a patinha, que está cortada no talo!
O Gateiro
Para os gatos, sempre vai ser mais fácil, pois eles sempre possuem as unhas transparentes, ao contrário dos cães, que possuem unhas transparentes ou pretas! Essas pretas são impossíveis de visualizar o sabugo, o que exige um pouco mais de experiência para serem cortadas!

E agora, José?
Outra dica bacana é colocar aquelas capinhas de unhas. A princípio pode parecer uma coisa bem perua ou incômoda, mas essas capinhas podem ser muito úteis! Vêm em diversas cores e são muito fáceis de aplicar: basta colocar cola e pregar nas unhas dos gatos depois de cortar as pontas das mesmas! Duram aproximadamente dois meses, e caem com o tempo. Se não caírem, como estarão bem nas pontas, é só cortar fora a capinha e refazer o processo!

Olha, fica melhor do que eu, quando vou à manicure!
Gata Lili
Essa solução citada costuma ser muito reprovada pelos gateiros, devido a essa sensação de incômodo! Eu mesma não sei se usaria nos meus, pois pesaria um pouco no meu bolso, além de parecer um pouco feio estranho! Bom, mas dependeria da necessidade, né!

Mas, independente de tudo que foi citado acima, uma coisa que eu jamais aconselharia (a não ser que o motivo seja por saúde), e que configura uma mutilação, além de ter sido proibida a sua prática pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (bom senso, né!), é a oniectomia, ou onicectomia, ou seja, a remoção total das garras! Gente, já vi maldade pra tudo, mas igual à isso, por favor, sem palavras!!

Essa cirurgia consiste na retirada da terceira falange dos gatos, que é onde estão localizadas as garras!

Onicectomia
Casa da Consciência
Arrancar um pedaço de osso é uma cirurgia bastante complexa, com riscos de hemorragia e infecções, já que as patas e dedos de qualquer ser vivo são das partes mais solicitadas no dia a dia! Pense num gatinho submetido à essa tortura usando a caixa de areia, super contaminada com bactérias! Durante muito tempo após esse procedimento, os dedos ficam extremamente doloridos, causando um imenso sofrimento ao animal!

Imagine que, por algum motivo, um gato onicectomizado fuja de casa ou seja perdido durante uma viagem (sabemos que isso pode muito bem acontecer). Olha, não quero nem pensar em como esse gato faria para voltar para casa, enfrentando os perigos... E se tivesse que subir em uma árvore?! E se topasse de cara com um animal feroz?!

Por favor, se você está cogitando a ideia de fazer isso com seu gato, é melhor que você o dê para outra pessoa! No seu caso, dou-te apenas um conselho: não tenha gatos! E talvez, nem cachorros, nem coelhos, nem peixes, nem filhos, nem nada! Fique com seus móveis novinhos em sua casa, só para você, e depois que você morrer, peça à sua família que te enterre com esses móveis!!

Se eu achei a capinha de unha de gatos feia,
isso aqui é horrível!! Prefiro a capinha!!
Outras Verdades Inconvenientes
Quem ama cuida! Quem ama, aguenta certas atitudes! Amar é uma vivência fantástica que te força a adquirir a tolerância! Mesmo com todos os cuidados com as unhas dos meus gatos, não tenho como evitar certos arranhados, como em tapetes, box de cama... E daí que elas arranham? E daí que eles às vezes fazem xixi nos móveis? Eu amo Agamabel, Brendanieta e Cris!! Amo aprender a tolerar! Isso me faz ser mais tolerante e paciente com os outros seres humanos! E isso me faz mais feliz!!



9 comentários:

  1. É verdade, quem ama cuida!

    Semana que vem...vacina na turminha e todos os 6 passarão pelo check-up ...inclusive cortando as unhas.

    Eu não gosto da ideia das capinhas de unha...e jamais...a não ser por saúde - como vc citou...uma cirurgia dessas!! -acho que tem gente que não merece ter animal.

    Eu não corto em casa...tenho a tesourinha, mas, a primeira vez que fui tentar cortar foi da minha primeira gatinha a Susi.

    Não tinha noção de nada e...sangrou...chorei desesperada, corri com ela para o vet, e...fiquei "traumatizada" me sentindo péssima...nunca mais me atrevi!!

    Eu ainda não vi por aqui esse catnip spray...mas...vou ficar de olho.

    Aqui em casa, o lar é dos meus amores...deixo tudo a vontade...geladeira, mesa...sofá...eu já os tirei do sofrimento, da fome, do abandono...então...TUDO É DELES E PARA ELES...

    Eu mantenho tudo bem higienizado e...quebrou, arranhou, sujou?? - assim que puder compro novo... e pronto!!!

    Querida, beijinhos para ti e suas meninas,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  2. Aqui as soluções são 1 diversos tipos de arranhadores, desde um tradicional, até tapetes de fibra de coco (adoram) e 2 de papelão prensado, e 2 de vez em quando só cortar a pontinha, mas a pontinha mesmo, só para não ficar com a função "agulha" ligada hehehe
    Quem ama cuida! Ridículos estes humanos que acham que companheiros animais têm que ficar imóveis feito bichos de pelúcia.

    ResponderExcluir
  3. No começo era bem difícil cortar as unhas dos filhotes eles tinham muito medo, agora já é mais tranquilo, tudo é questão de hábito e paciência com eles. Me doeu o coração ver aquela imagem do gato com as patas enfaixadas , então para que ter um gato, se não vai aceitar a natureza dele, que não tenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. I have several scratchers which my cats like. Their favorite scratcher is my chair, especially when I am sitting in it! They want other cats to know that my chair and I belong to them. No sense to purchase a new chair. I sometimes cut my cat's claws. It is difficult. I must be very careful. I agree removing a cat's claws is a terrible thing to do, for many reasons.

    ResponderExcluir
  5. Concordamos com: Quem ama cuida! Quem ama, aguenta certas atitudes!!!!
    Aqui em casa, todo mundo sabe que nós felinos viemos com unhas bem afiadas !!!!Hehehehe.....
    Um miau da Frida, do Bilbo e da Sofia

    ResponderExcluir
  6. O certo é cortar mas meus gatos são terriveis!

    ResponderExcluir
  7. A-D-O-R-E-I
    vc permite que eu possa copiar sua postagem e colocar no blog do adote um focinho carente com seus devidos creditos?
    bjs
    Flavia
    www.secret4beauty.blogspot.com
    www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
    loja virtual: www.adote.iluria.com

    ResponderExcluir
  8. Quem quer a casa impecável "nos trinques" não deve ter NUNCA animais... nem crianças. Eu já sou a favor de uma bagunçinha, o meu "nos trinques" requer um sofá arranhado e uma lateral de box franjada :))) e pêlos... e pedrinhas teimosas que insistem em saltar da caixa de areia kkkkk.
    Lívia, obrigada pela dica do antibiótico. Passamos um sufoco, de junho até o final de agosto foi uma tristeza só, mas as coisas parecem estar entrando nos eixos e minha Minoca está melhorando. Bjocas

    ResponderExcluir
  9. Apenas nos últimos anos comecei a cortar as unhas da Pink, nós morávamos em uma casa com árvores e ela precisava das unhas para subir e descer (e eu tinha medo de cortar). Quando nos mudamos percebi que ela fazia tic tic no piso de madeira e tive que aprender a cortar porque as unhas ficam muito compridas. Já aconteceu de entrar na almofadinha e ficou mais difícil de cortar mas agora tenho que examinar sempre e cortar antes que cresça demais! Eu a coloco no meu colo como um bebê, virada para a frente e enquanto ela mia vou cortando rapidamente!
    Beijos
    Laís e Pink (não gostei nadinha desse post!!!)

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...