sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Padrão pelagem tabby

A Karina comentou aqui outro dia que achava a Ágatha parecida com gatos da raça Bengal. De fato, essa pelagem que ela possui, é uma das variações do chamado padrão Tabby de coloração, assim como há outras variações também.

A pelagem tigrada de alguns gatos provém da antiga tecnologia usada por seus tataravós para se camuflarem entre as paisagens de seus habitats. Quanto mais escura fosse a paisagem, os tigrados mais marcados teriam mais chances de se esconder, facilitando se prevenir de ataques de seus predadores e também para se espreitar melhor no momento da caça. Do mesmo modo, paisagens mais claras facilitavam a vida dos tigrados menos marcados.

Hoje em dia essa pelagem está presente, tanto em gatos das mais variadas raças, como nos nossos amados SRDs. A tecnologia usada hoje em dia é apenas de aplicativos estéticos, meramente dados combinados para tornar o bicho mais bonito do mundo ainda mais bonito. A não ser que ele queira se esconder dos nossos ataques de Felícia (a Ágatha agradece).

O nome tabby vem de Al-Attabiya, um bairro antigo da cidade de Bagdá, Iraque, onde existiam tintureiros conhecidos por produzirem tecidos com toque molhado, ou moiré silk, que nada mais do é que o famoso tafetá. É, realmente dá pra sentir um toque de seda no pêlo da Ágatha. O fato é que o moiré silk tem rajas, que se assemelham às da pelagem rajada dos gatos tigrados.

Moiré silk ou tafetá

Entre os tabbys há inúmeras combinações de quantidades e tipos de rajas, além de variadas cores. E entre as cores também há combinações. Para os gatos é fácil usar dados relacionais. Mas o fato é que todos os tabbys possuem em sua testa uma M marcado (seria de magnífico?), sendo que em alguns é um pouco mais difícil de notar e possuem também uma linha horizontal que sai do canto distal de cada olho, tipo uma maquiagem de canto de olho.

Basicamente os tipos de raja são classificados em quatro (na ordem crescente de quantidade): Ticked (ticado), Spoted (ponteado), Mackerel (listrado) e Marble (marmoreado). Esse último também é denominado Tabby Classic. Desses principais, há variações que formam outros tipos de padrões.

TABBY PATTERNS image
Da esquerda para a direita: Mackerel, Spoted, Classic (Marble) e Ticked

ticking pattern
ticked hairO ticado é a pelagem mais sutil. Na verdade, a pelagem toda possui pelos com bandas de cores, e olhando de longe dá impressão que é uma cor só. Entre o pelo ticado há também presença de rajas discretas e finas, principalmente nas patas, cauda e rosto. Muitos gatos com essa pelagem são denominados Linx Point, e é uma variação da raça Siamês.

Eu tenho uma linx point! Ela é idosa, gorda, cheirosa, não gosta muito de colo, mas adora um carinho. Tem um pelo curto e denso, olho azul, vesguinha e eu adooooro essa gata. É a Antonieta:

No início, quando habitava certas ruas desertas da periferia de Goiânia, era selvagem mesmo. Mas logo se rendeu a uma boa caminha e um bom prato de ração.

spotted tabby patternO ponteado, como o próprio nome diz, possui bolinhas pelo corpo, e também listras em algumas partes, como nas patas, cauda e rosto. Parece até um tecido de oncinha Quem disse que gato não está na moda? O representante mais famoso desse tipo de pelagem é o gato da raça Ocicat. Alguns Bengals também são ponteados, mas outros são marmoreados.
Oci1.jpg


classic tabby patternMarmoreado é o gato que possui rajas mais grossas. São praticamente listras que podem variar na largura. No limite entre o abdome e o tórax, em cada lateral, há o chamado olho de touro, que lembra um redemoinho de listras. Como a Karina disse, o Bengal possui esse padrão de pelagem. E o gato American Short Hair do pacote de Whiskas. E, a Ágatha. Só que a Ágatha é minha SRDzinha!

Ágatha e suas falsas amizades.
Há uma forma uma variante do marmoreado, que é o Patched Tabby, ou o encaixado, cores encaixadas umas nas outras. Essa variação também dá origem ao Torbie, que se assemelha ao Tortie ou o casco de tartaruga, vulgo escaminha.

Torbie. Percebam o M na testa. Essa é a Sasha da Mary, do Flickr

Essa é Tortie, mais escaminha. Essa é a Mochamint do fathersong1, do Flickr.
Essa pessoa tem também uma gata que é como se fosse gêmea da Mabel, a Lila.


mackerel tabby patternE por fim, o listrado propriamente dito. É sem dúvida o padrão mais observado entre os gatos. Não deixa de dar um belo destaque a esses felinos, o que os torna mais parecidos ainda com seus primos selvagens dos mais variados habitats pelo mundo afora. E eu detesto quando alguém que não entende de gatos fala: é um gato comum! Comum?! Comum é sua cara! É um gato muito estiloso!


Também quis fazer esse post por causa de vários amigatinhos tigrados que existem na blogatosfera! Eu, particularmente, sou apaixonada por um tigrinho, mas também adoro sialatas, tuxedos, vans, pretinhos básicos, branquinhos básicos, creminhos, etc. Vou fazer outros posts comentando sobre os padrões de pelagens, já que a formatação felina é extremamente interessante para nós, gateiras (os). Até a próxima!!

Com adaptações do site
http://www.tabby-cats.com/

6 comentários:

  1. Adorei o post, foi muito esclarecedor. Realmente eu não sabia o que era um padrão de pelagem tabby ou tortie. Eu também sou apaixonada por gatos, não me importa se são de raça ou não, pra mim são todos lindos. Vou aguardar os próximos posts sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber mais sobre os tigradinhos, afinal eu sempre gostei de gatos tigrados, mesmo antes de descobrir que eu gostava de gatos hahahaha. O M (com certeza é de magnífico!) dá um charme nesses peludos fofos. Antonieta é linda e na foto nem parece tão gordinha assim hehe. Então eu não estava enganada. Agatha tem sim a mesma pelagem dos bengals...chiquérrima!! E nem precisou de pedigree pra ser linda! SRD rocks!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post, adorei conhecer um pouco mais sobre as pelagens. E realmente não exite gato comum, todos são especiais e tem sua forma de beleza. E como a natureza é sábia e bela, criando padrões de pelagens lindas.
    Como não se encantar olhando todos esses gatos com seu porte magnifico e beleza.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Que aula! Eu tive uma tigradinha quando era criança, ela tinha o M na testa e seus pelos eram listradinhos mesmo, com lindos olhos verdes. Ela viveu 16 anos numa época que não existia ração, nunca tomou vacina, caçava ratos, comia de tudo mas especialmente sardinha comprada na feira. A Pink é frajolinha branca e prateada!
    A namorada do Felipe não é gateira mas está se esforçando, ela tem 5 cachorros adotados, entre eles um pitbull! O importante é gostar de animais!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  5. Adorei saber mais sobre os padrões de pelagem... Adoro os tigrados mas não tem jeito, sou que nem criança em loja de balinhas... também adoro os cinzas, os malhadinhos, os tricolores, os pretinhos, branquinhos, amarelinhos, beginhos e por aí vai, rsrs ;)

    ResponderExcluir
  6. Acho o padrão Marble ma-ra-vi-lho-so! E a Ágatha é assim? Uau!!!!
    A Chloe é listrada. Mas, sou suspeita para falar, linda de montão!!!
    Gosto muito do padrão tricolor (calico) e dos sialatas. Meu gato de raça "sonho de consumo" é o Russian Blue. Mas os SRDs, em geral, são muito mais estilosos.
    beijos

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...