quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dia dos animais

Hoje, dia 4 de outubro, é dia dos animais e também do santo protetor deles: Francisco de Assis. As coisas não são a toa, né! Tudo em permalink!


Vou confessar que não ando, assim, muito religiosa. Já tive meus maiores momentos, mas devido a circunstâncias pessoais, ando meio rebelde. Mas em São Francisco eu não consigo deixar de ter fé. Sei lá, o cara abandonou tudo de luxo que tinha para ir viver na pobreza! E quem escolheu ficar com ele e ouvir suas pregações? Os bichos! Tá, algumas pessoas também. Mas os bichos!!

http://2.bp.blogspot.com/_XhupJvQtufw/TE9RdrWulnI/AAAAAAAAAw0/eqinG9DSwOU/s1600/kfrancis.gif
Gravura de Aldemir Martins
Quando tem animal na parada eu paro e penso: essa coisa deve valer a pena, pois os animais fazem valer a pena (não estou falando de circo e nem zoológico, por favor!). Eles são considerados irracionais. Logo, só deveriam agir conforme instinto, certo? Errado! Parem e pensem, percebam suas atitudes. É irracional conviver com seres humanos egoístas e mesquinhos e mesmo assim ainda oferecer tanta amizade a eles? É irracional pegar filhos de outras espécies para cuidar? É irracional se submeter a tanta crueldade e não pensar em planejar vingança? É irracional matar só para comer... tá, quem tem gato, pula essa parte!

Paula Turriani
Nós poderíamos parar de pensar só em nós mesmos e fazer como o Grande Chico. Não precisa viver na miséria como ele, mas poderíamos começar bem por baixo: pedir desculpas, dizer obrigado, dirigir com calma, reciclar o lixo, sorrir, evitar briguinhas, evitar futilidades, doar dinheiro/comida/ração/água de vez em quando (ou em sempre), não irritar os outros, tratar com educação qualquer pessoa... Acho que vale a pena!

Mércia com o S. Francisco de barro. Hoje está com o S. Francisco de verdade!

Desejo a todos um feliz dia dos animais e termino o post com um pedido de oração a São Francisco por todos os animais:

"Ó, São Francisco que ama a todos com muito carinho
Por favor, jamais desamparai nossos irmãos menorzinhos
Cuide para que os domésticos tenham um lar abençoado
E que os selvagens tenham a paz necessária ao seu lado

São Francisco, te peço do fundo do meu coração
Iluminai para que os irmãos humanos entendam que animal não é brinquedo
Ensinai a eles que os bichos também sentem fome, sede, frio, dor e medo
E que a companhia de um pet amigo traga uma amizade cheia de emoção,
dia após dia voltada para o bem,
Amém!"

Imagem

Só espero que um certo padre não ofenda os gatos na bênção dos animais em sua missa por achar, em sua pequena cabeça, que são animais traiçoeiros! #prontofalei!

6 comentários:

  1. Eu sou zero religiosa, mas tenho uma quedinha por São Francisco! Não tem como não gostar dele!!! A oração é linda!

    ResponderExcluir
  2. Ah, e quanto ao padre...sem comentários. Senão vou falar coisas demais!

    ResponderExcluir
  3. Também já fui mais religiosa, daquelas de fazer oração toda noite antes de dormir, mas hoje em dia também ando meio rebelde como você. Quando soube que hoje era dia de São Francisco, a primeira coisa que fiz foi pedir pra ele ajudar o irmãozinho do Juca que está passando por mais uma cirurgia e não anda muito bem. Uma gracinha a Mercia com o São Chico...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Pra falar com Deus não precisa ser religiosa, só precisa crer nele, falar de coração e com sinceridade. Concordo contigo, precisamos mudar nossas atitudes, mudar a nossa maneira de pensar. Eu sempre peço que Deus me ilumine me mostrando onde eu preciso mudar e que me ajude a mudar, porque não é fácil não. Mas com certeza vale a pena.
    Então feliz dia dos animais! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca fui religiosa (e culpo meus pais que também não eram) mas sempre gostei de São Francisco, a história de vida dele é um exemplo atual de que o importante é ser e não ter! Esse padre é um péssimo exemplo de amor à vida e à natureza!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  6. Acho que, independentemente de ser ou religioso(a), há orações, mantras, textos, pensamentos que irradiam o bem e as boas ações. Devemos sempre cultivar bons pensamentos para que o corpo e a mente se sintam propensos a praticar o bem, não só em relação aos animais, mas, às pessoas também. Adorei o texto da oração!
    O padre pisou na bola no comentário, hein...
    O que me causou espanto (um bom espanto), foi a reação pública. Se alguém diz que não gosta de gatos, a boa parte das pessoas não dá nenhuma importância, acha até "normal". Agora,.... se você diz publicamente que não gosta de cachorro, pode ter certeza de que será alvo de todo tipo de indignação e pressão social, como se você fosse um criminoso! Nada contra quem tem cachorro. O que quero dizer com este exemplo é que a mentalidade das pessoas está mudando, se abrindo. Na minha opinião, ninguém é obrigado a gostar deste ou daquele animal, afinal há o quesito afinidade em questão. O que deve prevalecer, totalmente, em qualquer caso, é o respeito para com o bichinho e não se disseminar o preconceito por aí.
    Um beijão!

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...