quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Natal iluminado dos gatos

De todas as decorações possíveis de Natal, nada me causa maior encanto do que as luzes!! Sempre fui fissurada nesses artefatos luminosos que piscam em uma cadência hipnotizante e causam um diferencial e tanto em qualquer objeto onde estão sobrepostos.

Nunca me esqueço de nossa primeira árvore de Natal, em nossa casinha geminada na cidade de São Paulo, minha mãe enfeitava um pequeno pé de chifreira com bolinhas de Natal e uma adorável fileira de pisca-piscas encapados por plásticos em forma de sinos coloridos. E, claro, nosso Natal se completava com Mimi, minha primeira gata, a adorável escaminha paulistana que me contaminou com o vírus da obsessão por felinos, do qual nunca obtive cura (e nem quero!!).

Por meados de 1994, a cidade de Goiânia passou por uma verdadeira revolução luminosa natalina. Algo que eu nunca tinha visto resplandeceu-se diante meus olhos: árvores cujos galhos e troncos recebiam voltas e mais voltas de fios com pequenas lâmpadas anexadas, criando um efeito noturno de galhos luminosos em forma tortuosa e natural, como esses aqui:

Natal após Natal, a cidade começou a receber enfeites iluminados cada vez mais sofisticados, como o fantástico túnel de luzes da praça Tamandaré, que foi implantado anos mais tarde, e que desde então virou a tradição na cidade.


Este ano, resolvemos dar um rolê por Gyn em busca de algumas fotos natalinas. Gostei muito dessas:

Uma casinha iluminada, 
uma árvore iluminada ao fundo 
e uma árvore de verdade com frutos iluminados.

Passando por um túnel iluminado...

...chegamos ao interior da árvore iluminada!

Mas gosto também das demonstrações individuais, onde os cidadãos comuns enfeitam suas janelas, sacadas e jardins, criando um efeito coletivo e inspirador.

Meu vizinho da frente.
Meu vizinho do fundo.
Minha vizinha de baixo, Fernanda.

Com a popularização do LED, as coisas se tornaram ainda mais intensas e coloridas se comparadas com as seculares pequeninas lâmpadas de filamentos incandescentes. 

Lâmpadas de LED enfeitando Goiânia.
O LED, aka Light Emiting Diode ou Diodo Emissor de Luz para os brasilis, é um semicondutor muito simples que recebeu materiais capazes de conduzir elétrons sempre por uma mesma direção de fluxo (do lado negativo para o positivo do diodo). Essa condução dos elétrons faz com que eles passem de um orbital (camada) mais alto para um mais baixo, liberando sua energia em forma de fóton. Se a distância entre um orbital a outro (frequência do fóton) for muito grande, a energia liberada passa a ser em forma de luz visível, e dependendo dessa frequência, a energia visível possui uma cor específica. Em outras palavras, dependendo da distância dos orbitais para a passagem dos elétrons, teremos luz vermelha, amarela, laranjada, verde, roxa, azul...  Para tornar a mágica ainda mais intensa, muitos LEDs ficam inseridos em bulbos plásticos com pontas redondas, o que concentra a luz em um ponto, deixando-a ainda mais brilhante!!

Sendo assim, o LED não possui filamento para queimar, e portanto dura muito mais. Além do que o bulbo plástico é pequeno e resistente: muito maior duração e cabe em qualquer circuito eletrônico, o que o torna ideal para enfeites natalinos luminosos!! É bem verdade que é um pouco mais carinho devido a essa tecnologia toda, mas é muito mais durável, o que o torna barato a longo prazo.

Este ano, ganhei dois pisca-piscas: um de LED e outro de filamento. Coloquei um em cada sacada. É nítido que o de LED brilha mais e possui mais opções de cores! Mas ambos dão efeito sublime que remete qualquer transeunte de minha rua ao fabuloso espírito natalino!

Acima à esquerda, luzes de filamento
Acima à direita, luzes de LED
Abaixo, à direita, atrás do portão, luzes de filamento da Fernanda.
E gatos não ficam de fora nesse Natal iluminado, hohoho! Eu e Nélio adoramos artes tecnológicas (pena que não temos tempo para desenvolver mais coisas!). Compramos um LilyPad Arduino, que é um microcontrolador costurável em tecidos. Com um microcontrolador você pode controlar tudo por meio da programação de sistemas, desde programar sua máquina de lavar até movimentar braços mecânicos na indústria, e no caso do Lilypad Arduino, você pode programar o modo como as luzes de LED ligadas a ele piscarão. É só lembrar das roupas de LED da cantora Gaby Amarantos, a cantora da música tema das Empreguetes. Com essa lógica, fizemos uma roupinha de Natal para gatos! Mabel foi nossa modelo, por ser branca, ela apareceu melhor nas fotos escuras do que a Ágatha!

Para a confecção da roupinha de Natal para gatos, usamos um tecido de veludo alemão preto que deu mais visibidade à iluminação, além de ser mais bonito (agradecimentos à minha sogra Neli). 

Por favor, ignorem a ponta de croche no fim da carreirinha da barra!
Depois de pronto o tecido, a primeira prova para ver se vestia bem a modelo.

Parfait!!
Com um fio condutivo (para melhor conduzir a corrente elétrica - lembrando que nenhum gato ou humano levou choque nesse experimento!), ligamos os pólos negativos e os positivos de cada ponto em seu respectivo par, juntando os LEDs, o LilyPad e a fonte de energia (pilha).


Depois, programamos o LilyPad para que as luzes pisquem de modo desejado.

Alternamos LEDs azuis, roxos e um vermelhinho que ficou situado na bundinha do gato!! 


Depois de pronto, é hora da brincadeira!!! Primeiro uma foto simples:
 
HOHOHO, a Gata Mabel chegou!!!
Agora uma foto no modo noturno!

HOHOHOHAUAUAHAUHAUAH!!! Loucura, loucura, loucura!!!!!
Claro, nem todo o experimento dá certo de primeira. Como o LED roxo exige mais potência para funcionar (os orbitais são bem mais distantes uns dos outros, obrigando que o elétron faça um caminho maior), então, com essa pilhinha de menor potência, o LED roxo ficou muito mais fraco e muitas vezes nem chegava a ligar (justo o roxo, que é o que eu mais gosto)!

Apesar de mudarmos o programa para que os LEDs piscassem um por vez, direcionando melhor a energia,  mudarmos a amperagem da pilha, o LED roxo insistiu em piscar mais fraco. Esse LED roxo é muito exigente, só gosta de uma ligação USB!!

Percebe-se que quando se alimenta o LilyPad diretamente pela porta USB de um notebook, as luzes roxas acendem normalmente, já que essa entrada é energizada com 5V, enquanto que a pilha oferece apenas 3V!

Ágatha, apesar de não muito solícita, resolveu colaborar!
Mas vejam como o roxo brilha mais quando alimentado pela
porta USB!!
Bom, não importa, deixemos o LED roxo com sua entrada USB. O que importa é que o Sistema I/O Gatos quer desejar a todas os amigateiros, amicachorreiros, enfim, um Natal muito lindo, colorido e brilhante como as luzinhas natalinas!

Ah, e Cris, Brendanieta e Agamabel desejam que todos se lembrem de presentear os seus gatinhos com muitos brinquedinhos, atum e sachês neste Natal!!!


***¨/`\.../´\¨***
6 . 6
 ^  


Um presente de Natal meu para vocês: esse vídeo, estrelado por Mabel, mostrando toda sua doçura ao demonstrar o funcionamento do LilyPad em sua capa de veludo alemão e com a música do Trans Siberian Orchestra, Wizards in Winter, ao fundo! Espero que gostem!!



Como presente de Natal, quero que os direitos autorais não me persigam!!!




15 comentários:

  1. A Mabel é uma modelo perfeita de altas tecnologias! Ela parecia uma gatinha de Hogwarts se preparando para fazer mágicas! Eu também adoro luzes, acho que a iluminação dá um ar futurista e ao mesmo tempo romântico a qualquer ambiente, eu mesma não tenho enfeites de natal, apenas luzes colorindo a sala.
    Aqui no Sul as pessoas amam decorar as casas no Natal e na Páscoa com artesanato em madeira que lembram os enfeites europeus, as casas ficam lindas e dá vontade de sair para curtir todo esse clima.
    Feliz Natal pra vocês! Que o ano de 2013 venha cheio de realizações e alegrias!
    Beijos
    Laís e Pink

    ResponderExcluir
  2. Ai, Lívia, não entendo nada dos termos técnicos, mas me diverti demais com esse post! O melhor é a legenda das luzes mais brilhantes: "Loucura, loucura, loucura". Hahahahahahaha... Coitados dos nossos gatos, sujeitos às nossas loucuras cotidianas!! Feliz Natal pra vcs todos aí do sistema! Bjos!

    ResponderExcluir
  3. É o que eu sempre digo música boa, filme bom! A Mabel é um doce aceitou bem a roupinha, milagre a Ágatha não ficar caçando as luzinhas no escuro, que tentação hein. Também adoro as luzes de Natal, meus vizinhos também capricharam nos pisca piscas. Bjs, bom Natal pra vocês também!

    ResponderExcluir
  4. Ai Lívia, amei muito esses post, kkkkkk... a Mabel é uma doçura mesmo, toda modelo, desfilando sua capa de veludo. Se fosse a Mina iria ficar parada, dura que nem mortadela, rsrs. Adorei a capa - ficou um luxo - e as luzinhas ficaram muuuito legais!
    Achei lindíssimas as luzes decorativas de tua cidade, aquele túnel deve ficar fantástico mesmo;))
    Passei para desejar um Natal muito feliz, amor e alegrias. É sempre um prazer receber tua visita na Casinha e sempre prazeroso também visitar o I/O gatos.
    2013 vem chegando e te desejo muitas energias positivas e também muita saúde pra ti e tua família, Agamabel, Brendanieta, Cris e toda a turma. Que vocês tenham um ano muito bacana e vivam cercados de bons amigos e sorrisos.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!!...Essa modelo desfilando toda, toda foi demais!!....um amor!

    Feliz e Santo Natal pra vocês na Paz do Senhor Jesus!!

    Bjs, Néia e Nikita

    ResponderExcluir
  6. Sabe, tbm sou apaixonada pelas luzes! No Natal, são um espetáculo à parte!
    Adorei a roupinha luminosa da Àgatha.
    Beijinhos iluminados de um feliz Natal a todos vcs!

    ResponderExcluir
  7. Eu também adoro o Natal iluminado, cheio de luzes. Esse ano aqui em casa acabamos não montando uma arvore mais pelo menos umas luzes na janela rolou.
    Fiquei impressionada como a Mabel é uma modelo tranquila e perfeita, muito legal a roupa juju e digamos que ela não reagiu tão bem como a Mabel.
    E a Ágatha não correu atras das luzinhas?
    Tenham um Feliz Natal!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Eva e Pretinha, bom... a princípio, a Ágatha não correu atrás das luzinhas quando a Mabel estava usando a roupinha. Mas quando coloquei-a na Ágatha para que pudesse tirar fotos, aí sim, ela ficou doida querendo pegar os LEDs. Essas foram as fotos que consegui enquanto ela estava de boa! Entretanto, na tentativa de pegar os LEDs, ela acabou encostando duas linhas condutivas, uma ligada no + e outra no -, o que fechou o curto e por pouco não queimou o LilyPad. Felizmente, nada de ruim aconteceu, a não ser que uma das linhas arrebentou, o que pode ser facilmente corrigido!!!

    ResponderExcluir
  9. `*•..¸☆♥ `*•..¸☆♥ `*•..¸☆♥ `*•..¸
    Lívia, eu também sou apaixonada pelas luzes natalinas.

    Costumo sair pela cidade, só para dar uma espiadinha. É muito lindo!!

    Mas, menina, que habilidade é essa?? Você pode patentear a invenção de roupinha felina e eu serei a primeira a comprar...imagino meus amores piscando...hehehe...

    Amei o vídeo, quero uma capa assim...meus amores adoram deitar bem onde eu tenho que pisar...rsrsr... no escuro, com uma capinha dessas, iria acabar minhas preocupações.

    Adorei o hohoho a gata Mabel chegou...kkkkk

    No ano passado, meus amores ganharam um arranhador sobradinho.

    Esse ano, ainda não comprei o presentinho delas...virá para o ano novo...hehehe...

    Tenham um lindo final de semana e um natal cheio de saúde para todos vocês, que já moram em nossos corações!!

    beijinhos,

    Lígia e turminha
    `*•..¸☆♥ `*•..¸☆♥ `*•..¸☆♥ `*•..¸

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei as fotos! Luzes dão um toque especial à decoração de Natal e, por isso, são imprescindíveis. Aquela foto tirada de dentro da árvore toda iluminada ficou demais!
    Quanto ao aparato de luzes, desconfio que Mabel adorou. Deve ter pensado que estava numa balada por conta do pisca-pisca rsrs.
    E a trilha sonora fez toda a diferença! ;)
    Beijos e Feliz Natal!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Quantas fotos lindas e encantadoras! O que é esse tunel de luzes?! Meu Deus! Super lindoo!!!
    Adorei a idéia de vocês fazem uma roupinha com luz para a Mabel! E que linda ela é não?! A modelo mais iluminada que eu já vi (literalmente! kkk)
    Amei, amei, amei esse post!!! O Vídeo ficou bem legal e a música deu um !tchan" a mais! Super gostei!!!!

    Beijos e felicidades *-*
    Boas festas para vocês!!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Lívia ...
    Lindas as fotos...A Mabel e a Agatha estão iluminadas...rs...Como sempre seu post está maravilhoso...Parabéns...Amei..Desculpa a ausência ...mas a correria de fim de ano esta imensa...E hoje vim agradecer por mais um ano que juntas estivemos compartilhando momentos de alegria. Espero que possamos no ano que se aproxima prosseguir compartilhando este carinho e amizade.
    Desejo do fundo do meu coração Um Feliz Natal com muito Amor, Paz , Saúde e muita Esperança...
    Beijos!
    San...

    ResponderExcluir
  13. Jésus, que que é isso? Essa explicação toda do LED é muito pra mh cabecinha, mas esta função de gata piscante, vou te dizer...

    ResponderExcluir
  14. Lívia obrigada por todo o carinho e pelo seus votos de Feliz Natal, espero que vocês tenham passado uma noite de Natal maravilhosa.
    Bjs Adri
    Pretinha & Amigos

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...