sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Gatos leitores

Eu sempre soube que, por ser silencioso, cauteloso, curioso e gostoso, o gato é o animal que mais combina com situações que exigem concentração e calma. Leitura é uma delas, não é? Ou será que eles gostam desses ambientes porque exigem silêncio e são e gostosos... para dormir???? Olha, não é só eu quem está falando, até o blog do Estante Virtual já notou isso!!  

Há uns três anos atrás, eu li o livro do Dewey, um gato entre livros. Conta a história de um gato que viveu na biblioteca pública da cidade de Spencer, Iowa, EUA. Como todo o gato, Dewey trouxe muitas contribuições benéficas de cunho psicológico para muitos dos habitantes e frenquentadores da biblioteca. Para quem leu, sabe o que eu estou falando. Para quem não leu, recomendo que leia e descubra por si mesmos! Leitura interessante!

Fuçando o BuzzFeed Animals, descobri que a fusão entre gatos e livros é muito mais comum do que se imagina! O site listou 12 gatos que vivem em livrarias ou sebos e eu, como amante de livros e obcecada por gatos, jamais poderia perder essa! Quem são esses bichanos? Aqui estão eles:

AMBER
Amber trabalha na livraria Flights of Fantasy. É uma lojinha de livros localizada em Colonie, Nova York, que além de livros, comercializa joGOS DE VIDEOGAME E AINDA TEM UMA GATA!!!!!! Meu Deus, preciso visitar esse lugar!!


2 and 3. Cleo and Alice
CLEO E ALICE
A livraria The Dusty Bookshelf possui duas unidades no Kansas, uma na cidade de Manhattan e outra na cidade de Lawrence! Cada unidade possui seu respectivo felino: Cleo, a escaminha, "trabalha" na unidade Manhattan, enquanto a tabby Alice, exerce atividades na unidade de Lawrence. Torcemos para que abram uma outra unidade para que seja contratado um terceiro gato!!


SRTA. KONA
A Srta. Kona trabalha na livraria Bound to be Read Books. No próprio site da livraria, há uma seção específica criada para Kona, onde há a explicação para sua existência. Segundo eles, é tradição ter gatos em livrarias para que estes espantem os ratos que causam estragos nos livros, e mesmo que as livrarias modernas, com seus livros novos, já não tenham que lidar tanto com os ratos, essa prática ainda é muito utilizada nos sebos (eba!).

Kona foi resgatada ainda filhotica pelas redondezas. Proveniente de gatos ferais, ela tornou-se bastante amável adaptando-se perfeitamente no cargo de Diretora de Relações Públicas, cumprimentando os clientes diariamente com um bocejo sonolento! Que fique claro que isso é só para quem pode, não vá você fazer isso em seu ambiente de trabalho!! E para complementar sua carga horária, Kona leva a sério seu papel de guardiã contra pestes e é mortal contra moscas e mariposas!!


EVINRUDE E COMPANHIA
O nome Evinrude é o nome de uma marca de motores para barcos fundada em Milwalkee, Wisconsin, em 1907. O gato Evinrude recebeu esse nome, não porque seu ronronado parece um motorzinho potente... mas porque ele adora ficar na água, como um motor de barco!!! Evinrude, junto com outros gatinhos, a Sra. Howell (estrelinha), Tiger e sua companheira Marie e Frankie (de cima para baixo nas fotos), são frequentadores constantes do sebo The Book Barn, em Niantic, Connecticut! Aparentemente, a livraria mantem amizades com outros animais, incluindo cães, bodes e até humanos!!!


ASIMOV
Isaac Asimov foi um bioquímico e escritor russo-americano muito famoso por escrever obras de ficção científica, como o conto I,Robot, que deu origem ao filme Eu, Robô com Will Smith, além de outras obras de divulgação de seus trabalhos científicos. Asimov, esse lindo gatinho branco, com picote de marcação de castração na orelha, parece não gostar muito de escrever sobre robôs não! Seu negócio mesmo é brincar com robôs, mas escreve para o blog da livraria Seek Books em West Roxbury, Massachussets, anunciando lançamentos, promoções e descontos, além de fazer marketing para a livraria, saudando os consumidores com um adorável "Meow". Alguém aqui quer comprar um livro... ou levar o Asimov para casa??


LINDA
Linda é exemplo de que, quando um ponto comercial é fechado, os funcionários não precisam, necessariamente, ser demitidos!!! A livraria onde Linda trabalhava foi fechada. Uma outra pessoa adquiriu o estabelecimento, montou outra livraria, a Rob Warren Books, em Nova York, e manteve Linda em seu posto!!! Tenho certeza que a gata será extremamente grata por esse amável gesto patronal!


HAYES E RAINER
Hayes, o negro tuxedo, e Rainer, o tabby de três patas, pertencem à livraria Spoonbill & Suggartown Books, no Brooklyn, Nova York. Percebam que eu escrevi "pertencem", pois na hora de trabalhar os bichanos cascam fora! Quem contou isso foi o blog Vanishing New York, por meio dessa foto reveladora! Mas isso é fofoca pura , pois, segundo o blog, nesse dia estava muito calor e os pobres assalariados estavam apenas relaxados em mais um preguiçoso dia de trabalho!! Afinal, todos têm esse direito, seja felino ou não... quer dizer, os felinos mais do que os não felinos, que fique claro!!


GUTHRIE
WAKEFIELD
Guthrie poderá ser facilmente encontrado na Boston Book Company, em Jamaica Plains, Boston, Massachussets, juntamente com outros milhares de livros e seu companheiro felino, o tímido Wakefield, esse último, se você der sorte! Mas sorte é ser recebido por uma focinhadinha dessas ao comprar um livro!!


RIPLEY
Ah, esse é triste! A sphynx Ripley nasceu em 2002 e trabalhou muitos anos na Borderland Books, sendo gentil e paciente tanto com crianças como com adultos! E se a paciência estourava, era só escalar as prateleiras de livros e ficar a observar os pobres mortais lá de cima sem ser incomodada! Em maio de 2010, Ripley teve que ser eutanasiada devido a um câncer no estômago que a impedia de comer ou beber. Pode-se dizer que hoje ela está em uma prateleira ainda mais alta, continuando a observar os pobres mortais! Sendo uma gata tão amada, Ripley tem um blog memorial, com um slideshow de fotos da simpática gatinha!


SESSA
Sessa é o que se pode chamar de Relações Públicas pra lá de esforçada. Coletando fotos de felinos amigos via e-mail, Sessa mantém uma página de relacionamentos no site da livraria onde exerce suas atividades, a Philadelphia Rare Books and Manuscripts Company. Há até uma página onde Sessa responde às perguntas de seus fãs; sim, Sessa possui seguidores, por que o espanto? 


Mas não é só nos States que os gatos gostam de um bom livro não! Vejamos:

GATTO BÉRIO
O gato Bério é o gato da Biblioteca Cívica Bério de Gênova, na Itália. Como todo gato, ele foi ficando, foi ficando... quando percebeu-se, o gato já estava trabalhando na biblioteca, saudando crianças e adultos com um típico ronronado.

Como se não bastasse tanta fofura, os italianos Sergio Badino e Francesco D'Ippolito criaram apenas três tiras do Gato Bério, mas que se tornaram um enorme sucesso, o que ajudou a divulgar o felino pela Itália e pelo mundo afora. No Brasil, as tiras foram publicadas na HQ da personagem criminóloga Julia Kendall, de Giancarlo Berardi (foi onde eu vi Bério pela primeira vez). Júlia, inclusive, tem uma persa fêmea com um nome macho: Toni. Mas isso é história para outro post.



Essa é a segunda tirinha. As três tirinhas em italiano podem ser conferidas aqui, aqui e aqui!


E para finalizar, tenho que falar desse gato. Para mim ele é o mais especial de todos, pois eu sempre tenho contato com ele:


É o Baixola, o gato que vive no sebo Hocus Pocus daqui de Goiânia. Eu sempre gostei muito desse lugar pelo material alternativo; na época da faculdade, descia do ônibus uns três pontos antes só para dar uma espiada no que tinha de novo na Hocus Pocus. Às vezes, rolavam festas também!! Parei de frequentar pois se tornou muito contramão para mim. Já Nélio está sempre por lá e há uns anos me disse que eu teria que voltar a frequentar a Hocus Pocus por conta do gato. Não tive escolha! Baixola é muito bonzinho mas não é aquele gato caloroso. Ele me deixa passar a mão, mas já ouvi relatos que ele foge quando alguém chega perto. Comigo isso nunca ocorreu! 

Baixola, você só irá ler o gibi depois que lavar essas patas!!
E para terminar, desejo que o fim de semana de todos vocês seja muito gostoso, com direito a uma boa leitura com seu gato no colo!


Fontes pesquisadas


16 comentários:

  1. eu vi mtos gatinhos em lojas na china. apesar de as pessoas os adotarem com o propósito de caçar ratos (o que é erradíssimo, porque nem todo gato caça rato - tem gato que foge de rato - e este não ser o papel deles no mundo), acho bacana pq eles dão lar para vários bichinhos.
    eu sempre quis um gatinho no meu local de trabalho. acho que seria uma delíca ter uma companhia felina pra recarregar as baterias de amor e paz quando o trabalho pesa...
    adorei esse post e quero visitar todos eles!
    :)

    ResponderExcluir
  2. ah. conheço uma gatinha que se chama pitu, ela fica numa banca de jornal na esquina da sé com aquela rampa que vem da Maria Paula.
    pitu é linda e ama ler tb! :)

    ResponderExcluir
  3. Lívia adorei o post. Enquanto eu lia me lembrei de uma loja de tecidos e poto cruz que eu amava ir onde tinham vários gatos,um deles o João ficava deitado em cima do balcão eu aproveitava para dar uns afagos nele. Beijos, bom final de semana pra vocês também.

    ResponderExcluir
  4. muito boa essas histórias. Livros e gatos tem mesmo tudo haver. Sabe adoro frenquentar lugares aonde tem um felino amigo. Aqui perto de casa tem uma floricultura que tem uma gatinha tricolor, tem uma loja de roupas masculinas que tem dois machos, um deles me deixa passar a mão, tem também uma marcenária que sempre vejo deitado em cima da mesa um gatinho (A) tigrado cinza que tem o rabo coto ( me lembro sempre da tixita ) e no pet shop que compro as rações dos gatinhos aqui de casa tem uma persa cinza chamada Fia que já é minha amiga!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Ótimas histórias. Gatos e livros são uma combinação maravilhosa ;)
    Em uma pet shop aqui perto tem cinco gatos muito fofos que moram lá. O dono tem cães em casa que não se dão bem com gatos, então os felinos moram na loja. São cinco delicinhas, mas de longe eu babo pela Pepé, uma gatinha frajola, doce, mansinha, que não tem uma perninha traseira.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Adorei saber que em muitas livrarias há gatos. Uma pena que eu nunca passo por um lugar desses. Imagina que máximo seria se a gente pudesse levar nossos gatos pro trabalho?rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Livros e gatos e, para mim, uma casa no campo+paraíso!

    ResponderExcluir
  8. eu axo q ñ existe combinação mais perfeita do q livros e gatos! serio! são tudo d bom, os dois juntos então são mil vezes melhor! bjssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Eu li a história do Dewey, no fim do ano, quando estava sossegado no trabalho. Um dia, já no finalzinho do livro, entraram na minha sala pra fazer uma reunião, eu estava chorando... Paguei o mico, né? Aqui em casa o Chico adora livros, no sentido gastronômico. Roeu umas duas revistinhas do Walking Dead do Zé!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, adorei conhecer outros gatinhos que vivem em bibliotecas. Eu li Dewey, e simplesmente amei!!!....:)

    Bjs, Néia

    ResponderExcluir
  11. Adoraria entrar numa livraria dessas! O Rodrigo é apaixonado por livrarias e sempre gasta horas e horas entre uma prateleira e outra. Eu sou mais prática: entro, procuro o que quero, e já resolvo o assunto. Num lugar desses, teria um motivo para quebrar a praticidade e me deixar perder no tempo na companhia de um gatinho(a)... :)
    Beijos e ótimo fim de semana!
    PS: vi seu email mas ainda não respondi porque fiquei meio enrolada aqui. Nesse fds, resolvo isso.

    ResponderExcluir
  12. Amei o post e os gatos intelectuais! Eu li Dewey e fiquei encantada com a estória do livro. Acho extremamente simpático e humano encontrar gatos (e até mesmo cães) em livrarias e comércios em geral. Aqui algumas clínicas veterinárias têm animais recepcionistas e normalmente são animais muito sociáveis. A Pink e a Rutha adoravam ficar no escritório porque é um lugar bem tranquilo e dá pra ver os passarinhos andando pela janela.
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  13. Que massa! Adorei esses gatinhos leitores!!
    Pena que por aqui, na minha cidade, não tenha uma biblioteca ou livraria assim como essas... ou será que tem e eu ainda não descobri?! Vou pesquisar... rsrsrs
    E como você ahei a combinação perfeita na livraria Flights of Fantasy, tenho que conhecer um dia também!!!! hehe

    Super beijos e tido de bom *-* Linda semana!!!!

    ResponderExcluir
  14. Que delícia!!

    Gatinhos, livros e livros!!

    beijinhos,

    Lígia e turminha:)

    ResponderExcluir
  15. Eu amo o Baixola, todo os dias quando chego do trabalho dou uma passada na Hocus Pocus para vê-lo.

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...