domingo, 23 de setembro de 2012

Padrão pelagem bicolor

Hoje vamos falar dos gatos arrojados que combinam cores. Aqueles que se mascaram, aqueles que vestem um black tie para sua vida de gala, aqueles que fazem um bigodinho ou um cavanhaque, aqueles que apenas gostam de uma manchinha no seu sublime manto branco. O gato bicolor.

Esse tipo de gato combina duas cores apenas. Não satisfeito em combinar as cores, ele também combina aonde elas estarão dispostas em seu corpo. Para isso ser possível, ele possui a coloração branca, que é determinada pelo gene dominante, cuja combinação com outros genes alelos dará origem à migração dos melanoblastos (células primordiais que darão origem ao melanócito, que formarão a melanina) durante o desenvolvimento embrionário do gato. Ou seja, devido à probabilidade de combinações de vários genes junto com o dominante branco, o gato obtém a mais variadas cores (tabbys, sólidos ou colorpoint) e os mais variados motivos. Quando eu digo que cada gato tem sua personalidade, também não é mentira que cada gato possui sua vestimenta. Sem dúvida, cada gato é um gato único!

O branco geralmente se situa nas patas, no ventre e no peito, e geralmente são marcas simétricas. Disse geralmente, porque há excessões. Raio branco no dorso todo é raríssimo. Os olhos podem ser verdes, amarelos, bicolores ou azuis, depende da cor não branca. Por exemplo, os bicolores colorpoint (do tipo Siamês) possuem olhos de cor azul - vide Brenda.

Brenda: mascarada com manto colorpoint.
Basicamente temos três tipos de bicolores, (em ordem decrescente de branco) o van, o arlequim e o bicolor propriamente dito. Este último ainda se subdivide em: touca e sela (cap and saddle), máscara e manto (mask and mantle) e o tuxedo.  Mas a variedade de posições das manchas é tão grande, que a classificação também pode ser dividida em números, de 1 (todo preto) a 10 (todo branco).

File:Bicolours.png
Essas peles me dão medo!

Então, vamos aos padrões mais estudados.

Van é o bicolor que só possui as orelhas, alguma parte da cabeça e o rabo coloridos, e nada além disso. O representante absoluto dessa coloração é o Van Turco (daí o nome Van), um felino belíssimo de pelo longo proveniente da Amênia/Turquia. Mas isso não quer dizer que não tenhamos SRDs com essa coloração.

Van Turco ou Angorá Turco

O Van Turco, ou Angorá Turco, é conhecido por simplesmente adorar água. Isso soa estranho? Então dá uma olhada nisso:

swimming Turkish van cat
Não é a toa que ele é conhecido como gato nadador.

O Arlequim é quase como o Van, mas possui algumas notas de cores espalhadas pelo dorso. Muitos podem ter bigodinhos, barbinhas, máscaras, toucas, ou seja, é um gato bem ponteado, mas as manchas se limitam bastante.

Fichier:AradKatze.jpg
Arlequim

Bicolor possui manchas maiores e mais densas, que se espalham pelo dorso, bem mais do que o arlequim.

Fichier:Pumiforme.JPG
Bicolor

O bicolor que é bicolor mesmo, esse que tem mais manchado, pode possuir outras classificações dependendo da posição dessa manchona grande.


 Touca e sela só possui manchas na cabeça (incluindo orelha) e lombo, com um vão branco no tórax superior.

Fichier:MacikleinI.JPG
Capa e touca

O mascarado com manto já possui o vão preenchido, porém a mancha só se limita à cabeça, juntamente com os olhos, costas (toda ela) e ocasionalmente a lateral do corpo e rabo. Patas nunca são coloridas, apenas brancas.

Fichier:Black hills cat-tochichi.jpg
Máscara e manto. Percebam como a mancha vai crescendo.

 
Tuxedo significa paletó, então é como se o gato estivesse vestido para um baile de gala. Esse gato é muito especial. Já foi personagem dos mais diversos desenhos animados: Tom e Jerry, Frajola, Piff e Hércules, o Gato Félix, vários gatinhos da Disney... Inclusive na vida real os tuxedos fazem muito sucesso. Quem não se lembra do Socks, o gato oficial do presidente Bill Clinton?

Socks, mantaining discipline over The White House! Go, Socks, go

Para ser um tuxedo verdadeiro, o colorido deve estar no corpo inteiro, menos na ponta das patas, partes do rosto, pescoço e eventualmente na barriga e tórax. Muitas vezes, o rosto é preto com o bigode branco.

Fichier:Catboyblaze2.jpg
Tá precisando de um banho, amigo!
 
Meu coração até dói em falar em tuxedos. Já tive uma, a Mércia, que hoje brilha com seu traje de gala como uma legítima estrela. Falarei dela em postagens posteriores. 

Mércia
Eu dedico essa postagem à Mercia, que foi uma gata prá lá de especial. Ela não miava, e quando miava, era o miado mais agudo que eu já tinha ouvido! Ela conviveu muito pouco tempo comigo, mas seus dados inseridos em meu sistema jamais serão deletados. A vida é composta de perdas e ganhos, então façamos das perdas aprendizados e aproveitemos os ganhos, não é isso que os gatos nos ensinam?
 
Ainda temos outros padrões de pelagem. Aguardem!


Com adaptações de:

Fotos dos sites

9 comentários:

  1. Mommy isn't sure if Boomer is a Harlequin or a Bicolor or somewhere between that...

    ResponderExcluir
  2. Depois de uma longa análise cheguei à conclusão que a Pink é bicolor mesmo, ela tem apenas um filete de branco entre a mancha cinza da cabeça e a do corpo, e o rabo é cinza também. A barriga é toda branquinha e as patas também. O Martim que era filhinho dela também era bicolor com branco e preto mas o branco dele era totalmente branco, era um omo total e o branco da Pink é meio amarelado mesmo depois do banho (ela tomou só uns 5 banhos em 13 anos mas eu garanto que ela é limpinha). O nome dela é Pink por causa do narizinho cor de rosa!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  3. Lívia, agora fiquei em dúvida. O Juca é um tuxedo?
    Com certeza o céu dos gatinhos tem uma tuxedo lindona!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu nem sabia que tinham tantos padrões. Acho que a Tixa é uma bicolor.
    A Mercia era linda, quero ouvir mais histórias dessa Tuxedo.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Cada um mais lindo que o outro. São tantos padrões que a gente até se perde. Estou ansiosa para saber em que padrão a Charlott se enquadra. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que bacana! Adorei saber mais sobre os padrões!

    ResponderExcluir
  7. Sensacional, Lívia. Gostei muito do post! Muito informativo pois nunca tinha me dado conta de que o padrão bicolor poderia ser desdobrado em diferentes classificações, conforme a posição das manchas. Estou ansiosa pelo próximo post!
    Fiquei quase uma semana sem internet e, só agora, atualizei o blog. Tem post novo! Passa lá!
    Um beijão!
    PS: você tem Facebook?

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho uma tuxeco. O nome dela é felicia. Esta alegrando minha vida há 16 anos.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho uma tuxeco. O nome dela é felicia. Esta alegrando minha vida há 16 anos.

    ResponderExcluir

Entrem, insiram dados, fiquem à vontade. O sistema I/O Gatos fica muito feliz com sua presença!!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...